Cassini observa Dione

2004-12-01

Dione vista pela sonda Cassini. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.
No passado dia 27 de Outubro, a sonda Cassini-Huygens
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) obteve uma imagem extraordinária de Dione, uma das maiores luas de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
. Esta imagem (ver ao lado), só agora divulgada, foi obtida no domínio do visível com a câmara da campo estreito a bordo da sonda, numa altura em que esta se encontrava a 1,2 milhões de quilómetros de distância de Dione. A escala da imagem é de 3,5 km por pixel.

Podemos notar a quase totalidade do disco de Dione, no qual se distinguem claramente algumas estruturas alongadas, com dimensões comparáveis ao diâmetro (aproximadamente 1118 km) do satélite. Estas estruturas foram observadas pela primeira vez pela sonda Voyager, há 24 anos. Em Dezembro próximo, a sonda Cassini-Huygens fará uma passagem ainda mais próxima por esta lua de Saturno, e os astrónomos esperam obter imagens de alta resolução de algumas destas estruturas cuja origem é ainda desconhecida.

A sonda Cassini-Huygens é um esforço conjunto da NASA e da ESA, com uma contribuição adicional da Agência Espacial Italiana.

Fonte da notícia:
http://saturn.jpl.nasa.gov/cgi-bin/gs2.cgi?path=../multimedia/images/large-moons/images/PIA06528.jpg&type=image