Fobos vista em detalhe

2004-11-24

Em cima, à esquerda: Imagem de Fobos, mostrando o lado virado para Marte, tirada a uma distância de menos de 200 km, com a resolução de cerca de sete metros por pixel. Esta imagem foi obtida pela câmara HRSC a bordo da sonda Mars Express (ESA), durante a órbita 756, a 22 de Agosto de 2004. Em cima, à direita: Anáglifo 3D gerado por combinação de uma vista vertical e de canais de azul do HRSC. Em baixo: Fobos em diferentes orientações, tal como foi vista durante as órbitas 748, 413, 649, 682 e 715. Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).
A sonda Mars Express
Mars Express
Mars Express é uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) lançada a 2 de Junho de 2003 e que alcançou Marte em Dezembro de 2003. A Mars Express entrou numa órbita à volta de Marte, onde permanecerá a cumprir os seus objectivos: fotografar toda a superfície de Marte em alta resolução (e algumas áreas seleccionadas em super-resolução); mapear a composição mineral da superfície; mapear a composição da atmosfera e determinar a sua circulação global; estudar a estrutura do subsolo até uma profundidade de alguns quilómetros; estudar o efeito da atmosfera na superfície; determinar a interacção entre a atmosfera e o vento solar. A Mars Express levava a bordo o Beagle 2, que foi lançado para pousar na superfície de Marte, mas que nunca deu notícias e é considerado perdido.
(ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) passa periodicamente perto de Fobos
Fobos (Phobos)
Phobos é a maior das duas luas de Marte, com dimensões aproximadas de 18 km por 22 km. Foi descoberta por A. Hall em 1877.
, uma das luas de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
, cerca de uma hora antes de sobrevoar a superfície marciana logo por cima da sua atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
e a uma altitude de apenas 270 quilómetros. Durante alguns minutos, esta sonda deixa de apontar ao planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vermelho para se virar para este seu pequeno satélite natural. Foi desta forma que a câmara estereoscópica de alta resolução HRSC, a bordo da sonda, conseguiu obter um grupo de 10 imagens diferentes da superfície de Fobos. Estas imagens irão permitir determinar a forma da lua, assim como a sua topografia, a cor e a dispersão da luz
dispersão da radiação
A dispersão da radiação é o fenómeno de alteração da trajectória dos fotões dum feixe de radiação quando este atravessa um meio. A dispersão da radiação pode resultar de qualquer combinação das três formas de interacção da radiação com a matéria: reflexão, absorção seguida de reemissão, ou difracção.
no rególito – material superficial que cobre a maior parte dos corpos planetários não gelados e que é constituído por detritos rochosos que são resultantes de impactos na superfície. As imagens serão também úteis na determinação do estado dos movimentos orbital e de rotação de Fobos.

A resolução das imagens é muito elevada e elas possuem bastante nitidez, ultrapassando em qualidade todas as anteriores obtidas por outras missões, na cobertura contínua da superfície iluminada de Fobos. A Viking (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), por exemplo, embora tenha conseguido imagens detalhadas e com uma resolução mais elevada de áreas menores da superfície desta lua, não foi capaz, devido à rapidez a que se deu o voo de aproximação, de obter uma definição tão boa.

Analisando as imagens com detalhe, consegue ver-se uma cadeia de sulcos, com espaçamentos regulares, que se estende continuamente, desde o equador ao pólo norte, na superfície da lua. Os cientistas pretendem agora determinar se os sulcos são profundos e se já existiam antes de se terem formado as grandes crateras, ou se surgiram depois.

Há mais detalhes que se podem observar dentro das várias crateras, com diferentes tamanhos e apresentando nalguns casos variações de albedo
albedo
O albedo é uma medida da reflectividade de um astro, definida como a razão entre a quantidade de luz reflectida pelo astro e a quantidade de luz recebida. A reflexão total corresponde a um albedo de 1.
. Algumas têm material escuro no solo, outras têm detritos rochosos que terão resvalado pelas paredes e outras ainda contêm dejectos muito escuros, possivelmente algum do material mais escuro existente no nosso Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
.

No entanto, esta pequena lua está dentro de uma espiral de morte. Com efeito, a sua órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
está a acelerar e Fobos encontra-se já muito perto de Marte, a uma distância de cerca de 5800 quilómetros. Dentro de alguns milhões de anos acabará por se desfazer, devido às forças de maré exercidas por Marte, e os seus restos formarão um anel em torno do planeta vermelho, ou poderá mesmo despenhar-se contra a superfície de Marte. Por este motivo, a órbita de Fobos irá ser estudada com particular atenção, durante o tempo de vida da sonda Mars Express.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/SPECIALS/Mars_Express/SEM21TVJD1E_0.html