Enxame de estrelas de massa elevada no centro galáctico

2004-11-09

Imagem da região perto do centro galáctico (40”x40”), obtida com o sistema de Óptica Adaptativa Hokupa’a/QUIRC no Telescópio Gemini Norte. A imagem em destaque mostra IRS 13E e W na deconvolução da imagem da banda Kp. O buraco negro de massa elevada do centro da nossa Galáxia, Sgr A*, está indicado. Crédito: Gemini Observatory.
A fonte de infravermelho
IRS 13, muito próxima do centro da nossa Galáxia
, foi estudada em vários comprimentos de onda
por uma equipa de astrónomos liderada por J. Maillard (Instituto de Astrofísica de Paris). Foi assim confirmada a associação física de um enxame de estrelas
elevada à fonte IRS 13, o que levou à descoberta de um buraco negro
estelar no centro de IRS 13E.

Os astrónomos utilizaram dados observacionais arquivados do sistema de Óptica Adaptativa Hokupa’a/QUIRC, no Telescópio Gemini Norte
Observatório Gemini
O Observatório Gemini é constituído por dois telescópios idênticos de 8,1 metros, um no Observatório de Mauna Kea, no Havai (Gemini Norte) e outro no Cerro Pachón, no Chile (Gemini Sul). As localizações estratégicas dos telescópios providenciam uma cobertura total do céu do Norte e do Sul. O Gemini é um consórcio internacional entre os Estados Unidos da América, o Reino Unido, o Canadá, o Chile, a Austrália, a Argentina e o Brasil, e é operado pela AURA.
, e complementaram com dados do Telescópio Espacial Hubble
), do Observatório de Raios-X Chandra
(NASA), do Telescópio do Canadá-França-Havai, e do VLA
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(NRAO
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
).

As observações com o Telescópio Gemini Norte nas bandas H
banda H
A banda (ou filtro) H situa-se no domínio do infravermelho próximo, centrada no comprimento de onda de 1,66 mícrones e com uma largura de aproximadamente 0,3 mícrones.
e Kp permitiram a identificação de duas fontes, até então desconhecidas, em IRS 13E. Quando se analisaram os dados obtidos com os outros telescópios nos diferentes comprimentos de onda, foi possível concluir que estas fontes eram estrelas de massa elevada. Ao todo, sete estrelas individuais de IRS 13E dentro de um diâmetro de 0,5” (a que corresponde 0,6 anos-luz
projectados) estão a mover-se em conjunto para oeste, com uma velocidade comum, de cerca de 280 km/s no plano do céu.

Num artigo publicado na revista científica Astronomy and Astrophysics, esta equipa de investigadores defende que este enxame de estrelas está unido por uma fonte de massa elevada, um buraco negro estelar no centro de IRS 13E, responsável pelo movimento próprio comum das componentes e por o enxame ser muito compacto. A dimensão do enxame permite inferir um raio médio orbital do enxame e, medindo a velocidade radial das estrelas, a velocidade orbital média foi determinada com uma precisão de 30 km/s. Com estes valores em mão, os investigadores exploraram várias situações orbitais possíveis e conseguiram restringir, de forma robusta, a massa do buraco negro de IRS 13E a 1300 massas solares

Os investigadores também avançam com a hipótese de que este enxame provavelmente se formou mais longe do centro galáctico, onde as estrelas não sofrem a influência gravitacional extrema do buraco negro de massa elevada do centro da nossa Galáxia (com cerca de quatro milhões de massas solares), Sgr A*. IRS 13E parece ser o remanescente de um enxame de estrelas outrora maior e que agora está a cair, num movimento em espiral, em direcção a Sgr A*. Esta teoria também explica a existência de outras estrelas de massa elevada à volta do centro galáctico, que poderão ser estrelas arrancadas do enxame devido ao ambiente gravitacional à volta de Sgr A*.

Fonte da notícia: http://www.gemini.edu/index.php?option=content&task=view&id=108