Eclipse da Lua em Cascais na noite de 27 para 28 de Outubro

2004-10-21

Trajecto da Lua atravessando a sombra e a penumbra da Terra durante o Eclipse Lunar Total de 28 de Outubro, 2004. Crédito: F. Espenak.
Na noite de quarta-feira, dia 27 de Outubro, vamos ter um eclipse
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
total da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, o último eclipse do ano de 2004. Se vai estar na região de Lisboa na próxima semana, venha observar o eclipse com o NUCLIO, em Cascais. O NUCLIO promove uma sessão pública de observação a partir das 23h30, no seu espaço habitual localizado na marina de Cascais, mais precisamente na Loja 20.

Por banal que a observação de um eclipse da Lua
eclipse lunar
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua de forma a projectar a sua sombra na Lua. Um eclipse lunar pode ser total (se a Lua atravessar completamente a sombra da Terra), parcial (se atravessar parcialmente a sombra da Terra) e penumbral (se a Lua apenas atravessar a penumbra da Terra). Um eclipse lunar só ocorre em fase de Lua Cheia e nas alturas do ano em que a Lua se encontra muito perto do plano da eclíptica.
possa parecer, a verdade é que os astrónomos amadores podem efectuar observações de grande utilidade durante um eclipse total da Lua. Por exemplo, é impossível prever quão escura deverá apresentar-se a Lua durante a totalidade, e qual a tonalidade que deverá exibir. A cor e o brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
da superfície lunar dependerá da quantidade de poeira na atmosfera terrestre
atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre é composta por um conjunto de camadas gasosas que envolvem a Terra. Estas camadas são designadas por Troposfera (da superfície da Terra até cerca de 10 km de altitude), Estratosfera (10 - 50 km), Mesosfera (50 - 100 km), Termosfera (100 - 400 km) e Exosfera (acima dos 400 km).
na altura do eclipse. Usando a escala de brilho de Danjon para os eclipses, os astrónomos amadores podem caracterizar a tonalidade e o brilho da Lua durante a fase de totalidade. Os astrónomos estimam uma magnitude de 1,313.

Por outro lado, se quisermos utilizar um telescópio para observar o eclipse, podemos usar uma lista de crateras lunares conhecidas e cronometrar os instantes de entrada e saída das crateras da sombra do eclipse. Estes tempos, juntamente com os diâmetros tabelados das crateras, podem ser usados para estimar o efeito de ampliação da imagem da cratera provocada pela atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
terrestre, devido à poeira e cinzas vulcânicas existentes no ar.

Claro, que pode sempre preferir fazer observações à vista desarmada, ou com um par de binóculos se quiser distinguir melhor a coloração avermelhada da superfície lunar durante a totalidade. Ou então fazer fotografia, com o devido equipamento.

Pode obter todos os detalhes sobre este eclipse (mapas de visibilidade, etc...) no seguinte sítio da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, que é da responsabilidade de Fred Espenak:

http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/LEmono/TLE2004Oct28/TLE2004Oct28.html