Fusão de enxames de galáxias torna-se o evento cósmico mais poderoso observado

2004-10-19

Em cima: Nesta imagem podemos ver os enxames de galáxias colidindo como duas superfícies frontais e criando condições semelhantes às de um furacão. Crédito: NASA. Em baixo: Mapa de superfície relativo ao brilho de raios-X. A cor branca corresponde ao maior brilho, seguida do vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e púrpura. A luminosidade está relacionada com a densidade, de tal forma que as regiões mais densas, os núcleos dos enxames, são as mais brilhantes. O maior dos dois enxames (região a branco e vermelho na imagem) é o mais brilhante. O enxame mais pequeno está situado um pouco mais a cima, à direita, numa pequena mancha amarela contornada a verde. Crédito: ESA/XMM-Newton/Patrick Henry et al.
Uma equipa internacional de cientistas, liderada pela NASA
, anunciou a observação de uma colisão frontal de dois enxames de galáxias
próximos. Os enxames misturaram-se de uma forma brutal, destruindo milhares de galáxias
e triliões de estrelas
, num dos eventos cósmicos mais violentos jamais observados e que, em termos de libertação de energia, apenas terá sido superado pelo Big Bang.

Este fenómeno foi captado pelo satélite de observação XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA
), que mostrou algo de similar a uma tempestade cósmica: os enxames de galáxias colidindo tal como duas superfícies frontais terrestres, dando origem a condições semelhantes às de um furacão, arremessando galáxias para fora dos seus trajectos e desencadeando um turbilhão de ondas de choque
, contendo gás à temperatura de 100 milhões de graus, através do espaço intergaláctico.

Uma observação deste tipo não tem precedentes e ajuda a fundamentar a ideia de que o universo constrói a sua magnífica estrutura hierárquica fundindo pequenas galáxias e pequenos enxames de galáxias em outros de maiores dimensões. A Via Láctea
faz parte de um pequeno grupo que se desloca na direcção do enxame da Virgem
Enxame da Virgem
O Enxame da Virgem é o enxame de galáxias mais próximo da Via Láctea, a uma distância de aproximadamente 50 milhões de anos-luz. Trata-se de um enxame irregular, ligeiramente elíptico, que contém mais de 2000 galáxias, sendo que as mais brilhantes estão ao alcance dos telescópios amadores. O Enxame da Virgem é o centro do Superenxame Local.
e, também ela, está destinada a sofrer uma colisão, dentro de alguns biliões de anos.

O enxame Abell 754 é conhecido há décadas pelos astrónomos e situa-se a uma distância de 800 milhões de anos-luz
, na constelação
de Hidra. Pela primeira vez, foi possível elaborar um mapa com informação detalhada a seu respeito que, tal como uma carta de superfície em meteorologia, permite fazer previsões. Este mapa contém dados sobre a temperatura, a pressão e a densidade
do enxame.

Como seria de esperar, grande parte da matéria do enxame é constituída pelo gás existente entre as galáxias. Este gás intergaláctico está a ser acelerado
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
a grandes velocidades pelas forças intensas resultantes da fusão
, dando origem a ondas de choque que elevam a sua temperatura a valores muito elevados, de tal forma que emite radiação
no comprimento de onda
dos raios-X
. Agora que a pior parte da tempestade já passou, o prognóstico é de acalmia. Ainda assim, o fenómeno da fusão só estará totalmente concluído dentro de alguns milhares de milhões de anos.

Os dados observacionais mostram que as estruturas de larga escala existentes no universo ainda estão em fase de formação. A energia escura parece ser responsável pelo acelerar da expansão do universo, o que significa que os objectos se estão a afastar uns dos outros a velocidades cada vez maiores e, eventualmente, um dia os enxames deixarão de ter a oportunidade de colidir.

Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/2004/0831galaxymerger.html