Fusão de enxames de galáxias torna-se o evento cósmico mais poderoso observado

2004-10-19

Em cima: Nesta imagem podemos ver os enxames de galáxias colidindo como duas superfícies frontais e criando condições semelhantes às de um furacão. Crédito: NASA. Em baixo: Mapa de superfície relativo ao brilho de raios-X. A cor branca corresponde ao maior brilho, seguida do vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e púrpura. A luminosidade está relacionada com a densidade, de tal forma que as regiões mais densas, os núcleos dos enxames, são as mais brilhantes. O maior dos dois enxames (região a branco e vermelho na imagem) é o mais brilhante. O enxame mais pequeno está situado um pouco mais a cima, à direita, numa pequena mancha amarela contornada a verde. Crédito: ESA/XMM-Newton/Patrick Henry et al.
Uma equipa internacional de cientistas, liderada pela NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, anunciou a observação de uma colisão frontal de dois enxames de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
próximos. Os enxames misturaram-se de uma forma brutal, destruindo milhares de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
e triliões de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, num dos eventos cósmicos mais violentos jamais observados e que, em termos de libertação de energia, apenas terá sido superado pelo Big Bang.

Este fenómeno foi captado pelo satélite de observação XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
), que mostrou algo de similar a uma tempestade cósmica: os enxames de galáxias colidindo tal como duas superfícies frontais terrestres, dando origem a condições semelhantes às de um furacão, arremessando galáxias para fora dos seus trajectos e desencadeando um turbilhão de ondas de choque
onda de choque
Uma onda de choque é uma variação brusca da pressão, temperatura e densidade de um fluído, que se desenvolve quando a velocidade de deslocação do fluído excede a velocidade de propagação do som.
, contendo gás à temperatura de 100 milhões de graus, através do espaço intergaláctico.

Uma observação deste tipo não tem precedentes e ajuda a fundamentar a ideia de que o universo constrói a sua magnífica estrutura hierárquica fundindo pequenas galáxias e pequenos enxames de galáxias em outros de maiores dimensões. A Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
faz parte de um pequeno grupo que se desloca na direcção do enxame da Virgem
Enxame da Virgem
O Enxame da Virgem é o enxame de galáxias mais próximo da Via Láctea, a uma distância de aproximadamente 50 milhões de anos-luz. Trata-se de um enxame irregular, ligeiramente elíptico, que contém mais de 2000 galáxias, sendo que as mais brilhantes estão ao alcance dos telescópios amadores. O Enxame da Virgem é o centro do Superenxame Local.
e, também ela, está destinada a sofrer uma colisão, dentro de alguns biliões de anos.

O enxame Abell 754 é conhecido há décadas pelos astrónomos e situa-se a uma distância de 800 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
de Hidra. Pela primeira vez, foi possível elaborar um mapa com informação detalhada a seu respeito que, tal como uma carta de superfície em meteorologia, permite fazer previsões. Este mapa contém dados sobre a temperatura, a pressão e a densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
do enxame.

Como seria de esperar, grande parte da matéria do enxame é constituída pelo gás existente entre as galáxias. Este gás intergaláctico está a ser acelerado
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
a grandes velocidades pelas forças intensas resultantes da fusão
fusão
1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
, dando origem a ondas de choque que elevam a sua temperatura a valores muito elevados, de tal forma que emite radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
no comprimento de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
dos raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
. Agora que a pior parte da tempestade já passou, o prognóstico é de acalmia. Ainda assim, o fenómeno da fusão só estará totalmente concluído dentro de alguns milhares de milhões de anos.

Os dados observacionais mostram que as estruturas de larga escala existentes no universo ainda estão em fase de formação. A energia escura parece ser responsável pelo acelerar da expansão do universo, o que significa que os objectos se estão a afastar uns dos outros a velocidades cada vez maiores e, eventualmente, um dia os enxames deixarão de ter a oportunidade de colidir.

Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/2004/0831galaxymerger.html