Fusão de enxames de galáxias torna-se o evento cósmico mais poderoso observado
2004-10-19
Em cima: Nesta imagem podemos ver os enxames de galáxias colidindo como duas superfícies frontais e criando condições semelhantes às de um furacão. Crédito: NASA. Em baixo: Mapa de superfície relativo ao brilho de raios-X. A cor branca corresponde ao maior brilho, seguida do vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e púrpura. A luminosidade está relacionada com a densidade, de tal forma que as regiões mais densas, os núcleos dos enxames, são as mais brilhantes. O maior dos dois enxames (região a branco e vermelho na imagem) é o mais brilhante. O enxame mais pequeno está situado um pouco mais a cima, à direita, numa pequena mancha amarela contornada a verde. Crédito: ESA/XMM-Newton/Patrick Henry et al.
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, anunciou a observação de uma colisão frontal de dois enxames de galáxiasEntidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
próximos. Os enxames misturaram-se de uma forma brutal, destruindo milhares de galáxiasUm enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
e triliões de estrelasUm vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, num dos eventos cósmicos mais violentos jamais observados e que, em termos de libertação de energia, apenas terá sido superado pelo Big Bang.
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
Este fenómeno foi captado pelo satélite de observação XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESASatélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
), que mostrou algo de similar a uma tempestade cósmica: os enxames de galáxias colidindo tal como duas superfícies frontais terrestres, dando origem a condições semelhantes às de um furacão, arremessando galáxias para fora dos seus trajectos e desencadeando um turbilhão de ondas de choqueA Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
onda de choque
Uma onda de choque é uma variação brusca da pressão, temperatura e densidade de um fluído, que se desenvolve quando a velocidade de deslocação do fluído excede a velocidade de propagação do som.
, contendo gás à temperatura de 100 milhões de graus, através do espaço intergaláctico.
Uma onda de choque é uma variação brusca da pressão, temperatura e densidade de um fluído, que se desenvolve quando a velocidade de deslocação do fluído excede a velocidade de propagação do som.
Uma observação deste tipo não tem precedentes e ajuda a fundamentar a ideia de que o universo constrói a sua magnífica estrutura hierárquica fundindo pequenas galáxias e pequenos enxames de galáxias em outros de maiores dimensões. A Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
faz parte de um pequeno grupo que se desloca na direcção do enxame da VirgemA Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
Enxame da Virgem
O Enxame da Virgem é o enxame de galáxias mais próximo da Via Láctea, a uma distância de aproximadamente 50 milhões de anos-luz. Trata-se de um enxame irregular, ligeiramente elíptico, que contém mais de 2000 galáxias, sendo que as mais brilhantes estão ao alcance dos telescópios amadores. O Enxame da Virgem é o centro do Superenxame Local.
e, também ela, está destinada a sofrer uma colisão, dentro de alguns biliões de anos.
O Enxame da Virgem é o enxame de galáxias mais próximo da Via Láctea, a uma distância de aproximadamente 50 milhões de anos-luz. Trata-se de um enxame irregular, ligeiramente elíptico, que contém mais de 2000 galáxias, sendo que as mais brilhantes estão ao alcance dos telescópios amadores. O Enxame da Virgem é o centro do Superenxame Local.
O enxame Abell 754 é conhecido há décadas pelos astrónomos e situa-se a uma distância de 800 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, na constelaçãoO ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
de Hidra. Pela primeira vez, foi possível elaborar um mapa com informação detalhada a seu respeito que, tal como uma carta de superfície em meteorologia, permite fazer previsões. Este mapa contém dados sobre a temperatura, a pressão e a densidadeDesigna-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
do enxame.
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
Como seria de esperar, grande parte da matéria do enxame é constituída pelo gás existente entre as galáxias. Este gás intergaláctico está a ser acelerado
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
a grandes velocidades pelas forças intensas resultantes da fusãoA aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
fusão
1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
, dando origem a ondas de choque que elevam a sua temperatura a valores muito elevados, de tal forma que emite radiação1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
no comprimento de ondaA radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
dos raios-XDesigna-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
. Agora que a pior parte da tempestade já passou, o prognóstico é de acalmia. Ainda assim, o fenómeno da fusão só estará totalmente concluído dentro de alguns milhares de milhões de anos.
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
Os dados observacionais mostram que as estruturas de larga escala existentes no universo ainda estão em fase de formação. A energia escura parece ser responsável pelo acelerar da expansão do universo, o que significa que os objectos se estão a afastar uns dos outros a velocidades cada vez maiores e, eventualmente, um dia os enxames deixarão de ter a oportunidade de colidir.
Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/2004/0831galaxymerger.html