Mistério no centro da Galáxia

2004-10-14

O centro da nossa Galáxia em raios gama de alta energia. A região mais brilhante pode estar associada com o buraco negro de massa elevada Sagittarius A*. As coordenadas são a ascensão recta no eixo das abcissas e a declinação no eixo das ordenadas; a linha na diagonal mostra a localização do plano da galáxia. Crédito: H.E.S.S. collaboration.
O observatório de raios gama
H.E.S.S. detectou radiação
gama de alta energia proveniente do centro da nossa Galáxia
. O centro galáctico alberga um número de potenciais fontes de raios gama: um buraco negro
elevada, remanescentes de supernovas
, e possivelmente, partículas exóticas de matéria escura
. A radiação detectada com o H.E.S.S. tem origem numa região próxima de Sagittarius A*, o buraco negro central da nossa galáxia
. Segundo a maioria das teorias sobre a matéria escura, esta radiação é demasiado energética para ter sido criada por aniquilação
aniquilação de um par
O processo de aniquilação de um par ocorre quando uma partícula e uma antipartícula colidem e resulta na transformação das suas massas em energia. A energia libertada é equivalente à soma da energia de repouso e da energia cinética da partícula e da antipartícula. A aniquilação do par electrão-positrão resulta em radiação gama (dois fotões emitidos em sentidos opostos), enquanto que a aniquilação do par protão-antiprotão resulta na formação de piões.
de partículas de matéria escura. Por sua vez, o espectro de energia observado ajusta-se melhor a uma fonte que produz um fluxo constante de energia, como uma gigante explosão de supernova.

Sabe-se que uma supernova muito potente ocorreu nesta região há 10000 anos e essa explosão pode ter acelerado
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
os raios gama cósmicos até às altas energias que se observam hoje. Contudo, esta explicação entra em contradição com resultados anteriores obtidos pelos telescópios de 10 m CANGAROO (na Austrália) e Whipple (no Arizona). Estes telescópios detectaram raios gama de alta energia oriundos do centro da nossa Galáxia com características diferentes das observações do H.E.S.S.. Embora nenhum destes telescópios alcança a precisão do H.E.S.S., não permitindo determinar a localização exacta da fonte da radiação, é possível que a fonte de raios gama no centro galáctico varie numa escala de tempo de um ano, o que sugere que a fonte é um objecto variável, como por exemplo, o buraco negro central.

O centro da nossa galáxia permanece assim um mistério. A equipa do H.E.S.S. espera melhorar o nosso conhecimento desta região com mais observações, especialmente a partir de agora, que tem os quatro telescópios a funcionarem ao mesmo tempo.

O consórcio H.E.S.S. (do inglês High Energy Stereoscopic System), constituído por institutos de países europeus (Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, República Checa e Arménia) e africanos (Namíbia e África do Sul), construiu um sistema de quatro telescópios em Khomas Highland, Namíbia, para o estudo de raios gama de alta energia (100 Gev). Os telescópios, conhecidos como telescópios de Cherenkov, obtêm imagens criadas quando raios gama de alta energia cósmicos são absorvidos pela atmosfera terrestre
. Cada telescópio do H.E.S.S. possui espelhos que ocupam uma área de 108 metros quadrados e estão equipados com detectores de luz muito sensíveis e rápidos. A construção dos telescópios teve início em 2001 e as observações começaram logo que o primeiro telescópio ficou pronto. O centro galáctico foi dos primeiros objectos a serem observados quando dois telescópios estavam operacionais.

Fonte da notícia: http://www.pparc.ac.uk/Nw/SgrA.asp