Os grandes observatórios espaciais podem desvendar o mistério de uma supernova com 400 anos

2004-10-12

Em cima: imagem combinada dos resultados obtidos pelos três telescópios. Em baixo, da esquerda para a direita: o Chandra mostra, a azul, como o gás mais quente se situa imediatamente atrás da frente da onda de choque, e a verde, as regiões menos quentes, localizadas num espesso anel interior; o Hubble revela (a amarelo) as zonas de maior densidade de gás; o Spitzer mostra (a vermelho) as partículas de poeira interstelar, assim como a extensão da onda de choque. Crédito: NASA, ESA, R. Sankrit and W. Blair (Johns Hopkins University).
Há 400 anos, os observadores do céu, incluindo o famoso astrónomo Johannes Kepler, ficaram surpreendidos pelo aparecimento repentino de uma “nova estrela
” a ocidente, cujo brilho
rivalizava com o dos planetas
mais próximos. Tratava-se da supernova
de Kepler, a última explosão de supernova observada dentro da nossa Galáxia
. Hoje, os astrónomos modernos, utilizando três grandes observatórios espaciais, estão finalmente aptos a desvendar os mistérios dos restos em expansão desta supernova.

Quando em Outubro de 1604 uma nova estrela apareceu, os observadores puderam apenas servir-se dos seus olhos para a estudar. O telescópio só seria inventado 4 anos mais tarde. No entanto, os astrónomos dos nossos dias têm o privilégio de poder combinar as potencialidades do Telescópio Espacial Hubble
), do Telescópio Espacial Spitzer
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
(NASA) e do Observatório de Raios-X Chandra
(NASA), para poderem analisar os restos da supernova em diversas regiões do espectro electromagnético
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
, respectivamente: a luz visível
, o infravermelho
e os raios-X
. A equipa dedicada a este estudo é liderada por Ravi Sankrit e William Blair, da Universidade Johns Hopkins (EUA).

Os resultados obtidos pelos três telescópios deram origem a uma imagem combinada, que revela uma nuvem de gás e poeira, em forma de bolha, com um diâmetro de 14 anos-luz
e se expande à velocidade de 2000 quilómetros por segundo. Trata-se de um anel de matéria rica em ferro resultante da estrela que explodiu, movendo-se a grande velocidade, rodeado por uma onda de choque
em expansão que está a arrastar consigo gás e poeira interestelar
poeira interestelar
A poeira interestelar é constituído por minúsculas partículas sólidas, com diâmetros da ordem dos mícrones, existentes no meio interestelar.

As observações de cada telescópio dão realce a diferentes aspectos do remanescente de supernova. Os dados do infravermelho estão relacionados com o aquecimento da poeira interestelar, enquanto os do visível e os dos raios-X mostram as diferentes temperaturas do gás. Mas vejamos cada um deles em detalhe.

As imagens de luz visível obtidas pelo Hubble mostram onde a onda de choque está a embater nas zonas mais densas do gás envolvente. Os pontos mais brilhantes correspondem a regiões de maior densidade
, que se formaram atrás da onda de choque devido a instabilidades deixadas pelo seu rasto. Podem ver-se ainda estreitos filamentos de gás, que têm o aspecto de folhas onduladas vistas de perfil e que correspondem a regiões onde a onda de choque encontrou material interestelar de menor densidade e mais uniforme.

Os dados do infravermelho, obtidos pelo Spitzer, dizem respeito às partículas de poeira interestelar que foram aquecidas pela energia da onda de choque da supernova. Esta poeira volta a irradiar essa energia sob a forma de luz infravermelha, capaz de ser captada pelo Spitzer. Os locais de maior brilho no infravermelho correspondem às regiões mais densas observadas, no visível, pelo Hubble. Mas onde o Hubble via apenas um brilho muito forte, o Spitzer é sensível ao ponto de detectar toda a extensão da onda de choque, uma nuvem esférica de matéria. Observações espectroscópicas recentes, realizadas por instrumentos deste telescópio, conseguem mostrar ainda a composição química da nuvem de gás e poeira - ela é similar à da nuvem que se condensou para formar o Sol
e os planetas do nosso Sistema Solar

Os dados de raios-X do Chandra revelam regiões de gás muito quente, constituído por partículas de energia extremamente elevada. As zonas mais quentes (raios-X mais energéticos) estão localizadas directamente atrás da frente de onda de choque; as mais frias (raios-X menos energéticos) localizam-se num espesso anel interior e assinalam a localização do material que foi expelido pela estrela que explodiu.

O estudo aprofundado dos resultados obtidos pelos três telescópios irá ajudar os astrónomos na tarefa de descobrir o tipo de estrela que deu origem à explosão de supernova. Das seis supernovas conhecidas na nossa Galáxia, durante os últimos 1000 anos, a supernova de Kepler é a única em que o tipo da estrela mãe se desconhece.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/2004/29/text/