Cassini revela segredos da região do anel F de Saturno

2004-09-23

Nesta imagem podemos ver o recém-descoberto anel, S/2004 1R, entre os anéis A e F de Saturno. A órbita da lua Atlas encontra-se realçada a vermelho. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.
A sonda Cassini
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) obteve imagens da região do anel F de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
a 21 de Junho de 2004, poucos dias antes de entrar em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Saturno. As observações revelaram um objecto na parte exterior do anel F, provisoriamente chamado S/2004 S3. Não é ainda possível dizer a verdadeira natureza do objecto – se é uma lua de Saturno, ou simplesmente um corpo temporariamente ali.

Se for de facto uma lua, o seu diâmetro é cerca de 4 a 5 quilómetros e localiza-se a aproximadamente 1000 km do anel F, o anel mais exterior de Saturno. A distância ao centro de Saturno é de 141000 km e encontra-se a menos de 300 km da órbita da lua Pandora.

Também não é certo que se trate de apenas um objecto. O estudo de imagens adicionais, levado a cabo para determinar a órbita de S/2004 S3, mostrou que cinco horas depois do objecto ter sido descoberto na região exterior do anel F, este parecia estar a orbitar na região interior do anel F. Se for o mesmo objecto, então a sua órbita leva-o a atravessar o anel F, o que, do ponto de vista das implicações dinâmicas, é pouco provável. Por este motivo, os investigadores pensam que pode tratar-se de um segundo objecto, S/2004 S4, do mesmo tamanho que S3.

Durante o processo de análise das imagens da região do anel F, foi ainda detectado um anel até agora desconhecido – S/2004 1R – associado à lua de Saturno Atlas. O anel está localizado a 138000 km do centro de Saturno, entre o anel A e o anel F, na órbita de Atlas. A largura do anel é cerca de 300 km. Não há ainda imagens que mostrem o anel à volta de todo o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
.

Fonte da notícia: http://saturn.jpl.nasa.gov/news/press-releases-04/20040909-pr-a.cfm