NUCLIO organiza exposição sobre o Sistema Solar

2004-09-16

Visão de conjunto do nosso Sistema Solar.
O NUCLIO, Núcleo Interactivo de Astronomia, com apoio da Junta de Freguesia de Cascais organiza uma mostra de Astronomia dedicada ao Sistema Solar
e às missões espaciais. A exposição poderá ser visitada entre os dias 17 e 22 de Setembro na Junta de Freguesia de Cascais, Largo Cidade Vitória - (dias úteis) das 09:00 às 17:00.

Esta exposição é composta por cerca de 20 painéis, a maioria dos quais dedicados ao nosso Sistema Solar e às missões espaciais a ele dedicadas. Neles encontrará informação sobre as propriedades físicas básicas que caracterizam os diferentes planetas
e luas do Sistema Solar, as suas órbitas
em torno do Sol
, ou ainda a estrutura interna da nossa estrela

A mostra pretende ainda dar a conhecer o conjunto de actividades promovidas pelo NUCLIO, cujo objectivo principal é a divulgação e o ensino da Astronomia, pelo que pode encontrar esta informação em dois painéis dedicados.

Finalmente, e para alertar a opinião pública para a necessidade de combater a poluição luminosa, um painel sob o sugestivo título "Vamos Salvar a Via Láctea" apresenta os resultados alarmantes de um trabalho de investigação recente sobre a poluição luminosa nos grandes centros urbanos em todo o mundo, que foi conduzido por uma equipa de astrónomos italianos com base em dados de satélite obtidos à escala planetária.

Aproveite pois esta exposição para aprender algo mais sobre Astronomia, o Sistema Solar e, porque não, sobre o NUCLIO também.