NUCLIO organiza exposição sobre o Sistema Solar

2004-09-16

Visão de conjunto do nosso Sistema Solar.
O NUCLIO, Núcleo Interactivo de Astronomia, com apoio da Junta de Freguesia de Cascais organiza uma mostra de Astronomia dedicada ao Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
e às missões espaciais. A exposição poderá ser visitada entre os dias 17 e 22 de Setembro na Junta de Freguesia de Cascais, Largo Cidade Vitória - (dias úteis) das 09:00 às 17:00.

Esta exposição é composta por cerca de 20 painéis, a maioria dos quais dedicados ao nosso Sistema Solar e às missões espaciais a ele dedicadas. Neles encontrará informação sobre as propriedades físicas básicas que caracterizam os diferentes planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
e luas do Sistema Solar, as suas órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
em torno do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, ou ainda a estrutura interna da nossa estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
.

A mostra pretende ainda dar a conhecer o conjunto de actividades promovidas pelo NUCLIO, cujo objectivo principal é a divulgação e o ensino da Astronomia, pelo que pode encontrar esta informação em dois painéis dedicados.

Finalmente, e para alertar a opinião pública para a necessidade de combater a poluição luminosa, um painel sob o sugestivo título "Vamos Salvar a Via Láctea" apresenta os resultados alarmantes de um trabalho de investigação recente sobre a poluição luminosa nos grandes centros urbanos em todo o mundo, que foi conduzido por uma equipa de astrónomos italianos com base em dados de satélite obtidos à escala planetária.

Aproveite pois esta exposição para aprender algo mais sobre Astronomia, o Sistema Solar e, porque não, sobre o NUCLIO também.