Equipa norte-americana também descobriu pequenos planetas extra-solares

2004-09-03

Comparação dos tamanhos dos novos exoplanetas com a Terra e com Júpiter. Crédito; NASA/JPL.
Nove anos depois da descoberta do primeiro planeta extra-solar
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, mais de 120 exoplanetas são conhecidos, quase todos gigantes gasosos muito próximos da sua estrela
, com massas
centenas de vezes a massa da Terra. Esta semana, as duas principais equipas dedicadas à descoberta dos planetas extra-solares - uma equipa europeia e uma equipa norte-americana - anunciaram, independentemente, a detecção de exoplanetas do tamanho de Neptuno
Neptuno
Neptuno é, a maior parte do tempo, o oitavo planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas por vezes é o nono, quando Plutão, na sua órbita excêntrica, se aproxima mais do Sol. Neptuno, de cor azulada devido à presença de metano na sua atmosfera, possui uma atmosfera onde ocorrem tempestades e ventos violentos. Com um diâmetro cerca de 4 vezes o da Terra, Neptuno é o menor e mais longíquo dos planetas gigantes gasosos.
, com massas cerca de 10 a 20 vezes a massa da Terra. O método utilizado por ambas as equipas é o da velocidade radial: a variação da velocidade da estrela central é compatível com o efeito gravitacional de um objecto que a orbita; a curva da velocidade radial permite determinar o período e o raio orbital do objecto, e ainda impõe um limite inferior à massa do objecto.

A equipa americana, liderada por P. Butler (Instituto Carnegie de Washington) e G. Marcy (Universidade da Califórnia em Berkeley), submeteu dois artigos científicos, que serão publicados na revista Astrophysical Journal, em Dezembro, descrevendo cada uma das suas descobertas.

O primeiro dos pequenos exoplanetas foi descoberto no âmbito dum projecto de monitorização das velocidades radiais de 950 estrelas próximas com o Telescópio Keck
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
, de 10 m, no Havai. 150 das estrelas são estrelas de pequena massa, relativamente frias, do tipo espectral M. As anãs M são extremamente comuns na nossa galáxia
e excelentes candidatas a albergarem planetas
, mas por serem pouco brilhantes, são difíceis de observar. Mas o esforço compensou quando, em Julho de 2003, os astrónomos repararam na variação da velocidade radial da estrela Gliese 436, uma estrela do tipo M localizada na constelação
do Leão, a cerca de 33 anos-luz
. Mais um ano de dados observacionais e os astrónomos puderam concluir que um planeta, com pelo menos 21 vezes a massa da Terra, orbita Gliese 436 em 2,64 dias, a uma distância 3% da distância Terra-Sol.

O outro pequeno exoplaneta descoberto orbita 55 Cancri, uma estrela amarela, do tipo do Sol
, que se encontra a cerca de 41 anos-luz de nós, na direcção da constelação do Caranguejo. Em 2002, esta equipa tinha anunciado a descoberta de 3 planetas à volta de 55 Cancri, com base em observações realizadas no Observatório Lick. Mas as observações subsequentes sugeriram a presença de mais um planeta. Juntando estas observações a mais de 100 medições realizadas com o telescópio Hobby-Eberly, no Observatório MacDonald (Texas), os astrónomos confirmaram o facto da estrela ter um quarto planeta, com 18 vezes a massa da Terra, um período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
de 2,81 dias e um raio orbital apenas 3,8% da órbita
da Terra.

Nesta altura, pouco se pode dizer sobre a natureza destes planetas. Poderão ser gigantes gasosos, constituídos por uma esfera de hidrogénio e hélio, semelhantes a Júpiter
e Saturno
; ou talvez, como Neptuno, um envelope espesso de hidrogénio e hélio à volta de um núcleo de rocha e gelo; ou ainda, estando tão próximos do Sol, pode ser que sejam como Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, essencialmente rochosos.

Embora os planetas de pequena massa sejam mais difíceis de se detectarem, espera-se, estatisticamente, que sejam mais comuns do que os planetas de maior massa. Agora que a tecnologia começou a alcançar a detecção destes pequenos corpos, adivinha-se um período muito frutífero na detecção de planetas mais parecidos com a Terra.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/vision/universe/newworlds/extrasolar-083104.html