Chandra revela calor no centro da Via Láctea

2004-08-02

Esta imagem foi produzida através da combinação de doze observações do Chandra (Observatório de Raios-X da NASA) efectuadas numa região de 130 anos-luz no centro da Via Láctea. As cores representam raios-X de fraca (vermelho), média (verde) e alta (azul) energia. Identificadas e removidas as fontes pontuais de raios-X devidas a estrelas de neutrões, buracos negros, anãs brancas, estrelas em primeiro plano e galáxias em plano de fundo, o que resta é uma radiação difusa de raios-X, que se estende do canto superior esquerdo até ao canto inferior direito da imagem, na direcção do disco da galáxia. O espectro desta radiação é coerente com o de uma nuvem de gás quente contendo dois componentes: um gás de 10 milhões de graus Celsius e outro de 100 milhões de graus Celsius. Crédito: NASA/CXC/UCLA/M. Muno et al.
O Observatório de Raios-X Chandra
, da NASA
, revelou provas da existência de gás extremamente quente numa vasta região do centro da Via Láctea

A descoberta veio à luz quando uma equipa de astrónomos, liderada por Michael Muno, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA), utilizou o poder de resolução único do Chandra para estudar uma região de cerca de 100 anos-luz
de extensão, removendo de forma cuidadosa as contribuições das 2357 fontes pontuais de raios-X
devidas a estrelas de neutrões
, buracos negros
, anãs brancas
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
, estrelas
em primeiro plano e galáxias
em plano de fundo.

O que restou foi uma radiação
difusa e irregular de uma nuvem de gás à temperatura de 10 milhões de graus Celsius, mergulhada noutra de raios-X de energia superior com a característica espectral de um gás a 100 milhões de graus Celsius.

Os raios-X difusos parecem ser a parte mais brilhante de uma crista de emissão de raios-X que se estende por vários milhares de anos-luz ao longo do disco da Galáxia. A extensão desta crista mostra que o efeito combinado da gravidade de todos os objectos conhecidos no centro da Via Láctea – todas as estrelas e o buraco negro central de massa
elevadíssima – não é suficientemente forte para evitar a fuga do gás quente a partir da região. O tempo de escape será de cerca de 10 000 anos, uma pequena fracção dos 10 mil milhões de anos de vida da Galáxia. Isto implica que o gás terá sido continuamente regenerado e aquecido.

O gás pode ter sido renovado por ventos oriundos de estrelas de massa elevadíssima, mas a origem do seu aquecimento continua por desvendar.

O aquecimento do gás de 10 milhões de graus Celsius pode estar relacionado com as ondas de choque
de supernovas
, mas desconhece-se como é aquecido o gás de 100 milhões de graus. A hipótese de que a fonte de aquecimento poderiam ser protões
protão
Partícula que, juntamente com o neutrão, constitui os núcleos atómicos. Todos os átomos têm pelo menos um protão e é o número de protões que determina o elemento químico do átomo. Os protões têm carga eléctrica positiva. Os protões são formados por três quarks (dois u e um d), são bariões (e hadrões), e o seu spin é um número semi-inteiro.
e electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
de alta energia, produzidos nessas ondas de choque, cai por terra quando se analisa o espectro do gás – este não é consentâneo com o aquecimento por partículas de alta energia. Também o campo magnético
galáctico observado parece excluir o aprisionamento e o aquecimento por turbulência magnética. Mais ainda, a frequência
das explosões de supernovas não parece ser suficiente para providenciar o aquecimento necessário.

Considerou-se ainda o facto de os raios-X de alta-enegia apenas parecerem difusos, e serem, de facto, devidos ao brilho
combinado de uma população de fontes luminosas pontuais ainda não detectadas – tal como luzes difusas de uma cidade vistas a grande distância.

O problema com esta explicação é que seriam necessárias 200 000 fontes na região observada. Embora o número total de estrelas nesta região seja de cerca de 30 milhões, o número de estrelas do tipo capaz de produzir raios-X, com o poder e a energia requeridos, estima-se ser apenas de 20 000. Além disso, uma tão grande e não resolvida população de fontes produziria uma radiação muito mais suave do que aquela que é observada. Segundo os responsáveis pela investigação, não existe nenhuma classe conhecida de objectos que possa ser responsável por um tão grande número de fontes de raios-X de alta energia no centro da Galáxia.

Fonte da notícia: http://www1.msfc.nasa.gov/NEWSROOM/news/releases/2004/04-169.html