XMM-Newton observa ciclo de emissão em raios-X numa estrela longínqua

2004-07-24

Erupção solar de 4 de Novembro de 2003. Crédito: ESA.
Desde que Galileu descobriu as manchas solares, em 1610, os astrónomos mediram o seu número, os seus tamanhos e localização no disco solar. As manchas solares são regiões relativamente mais frias da superfície do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, sendo por isso observadas como áreas escuras. O seu número aumenta e diminui consoante a actividade solar
actividade solar
A actividade solar consiste no conjunto de fenómenos ou processos físicos que se manifestam, com maior ou menor intensidade, durante o ciclo solar. Por exemplo, fazem parte da actividade solar a ocorrência de manchas solares, as protuberâncias, o vento solar, ou as ejecções de matéria coronal.
, ao longo do ciclo de aproximadamente 11 anos.

Quando a actividade solar é muito intensa, ocorrem fenómenos de larga-escala como as protuberâncias ou as ejecções de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
coronal. Estes processos libertam grandes quantidades de energia e de partículas electricamente carregadas que atingem a Terra, podendo provocar tempestades magnéticas que afectam seriamente as nossas telecomunicações.

Ao longo do ciclo solar
ciclo solar
O ciclo solar é o intervalo de tempo entre dois máximos (ou mínimos) consecutivos da actividade solar, com a duração de 11 anos (ciclo das manchas solares). Em cada período de 11 anos, o campo magnético do Sol inverte a sua polaridade, implicando que o período básico do Sol é na verdade de 22 anos.
, a quantidade de raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
emitidos varia apreciavelmente (por um factor de 100), sendo a emissão de raios-X mais forte quando o Sol se encontra no máximo do ciclo, altura em que a superfície solar está coberta por uma grande quantidade de manchas.

O observatório de raios-X XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) mostrou agora pela primeira vez que este comportamento em raios-X observado no nosso Sol é também comum nas outras estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
. Uma equipa de astrónomos liderada por Fabio Favata (Centro Europeu de Pesquisa Espacial e Tecnologia da ESA, Holanda) observou e monitorizou um pequeno número de estrelas do tipo solar, desde que o XMM-Newton entrou em serviço em 2000.

O brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
em raios-X da estrela HD 81809, localizada a 90 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Hidra, variou por um factor superior a 10 ao longo dos últimos dois anos e meio, tendo alcançado um pico bem definido da sua emissão em raios-X em meados de 2002. Esta estrela exibe uma variação na emissão de raios-X bem típica do nosso Sol, estrei~tamente relacionada com o cilco de manchas nessa estrela. Se HD 81809 se comporta como o Sol, o seu brilho em raios-X pode variar por um factor de 100 em poucos anos.

A existência de ciclos de manchas noutras estrelas tinha há muito sido estabelecida, fruto de observações realizadas na década de 1950. Contudo, os cientistas não sabiam se a variabilidade da emissão em raios-X estava relacionada com o número de manchas. As observações agora realizadas com o XMM-Newton mostram que tal é de facto verdade.

É sabido que o clima na Terra é sensível à radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
mais energética proveniente do Sol. Por exemplo, a uma ausência temporária do ciclo solar no séc. 18 correspondeu um período excepcionalmente frio na Terra. Analogamente, nas fases iniciais de formação dum planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
como a Terra, esta radiação de alta energia tem uma forte influência nas condições físicas da sua atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
, e portanto potencialmente também no desenvolvimento de Vida nesse planeta.

Assim, o estudo do ciclo de emissão em raios-X em estrelas do tipo solar, que eventualmente possuam planetas rochosos em seu redor, pode fornecer aos cientistas pistas importantes sobre como e onde podem outras formas de Vida despontar fora do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, e ainda sobre a evolução das atmosferas desses mesmos planetas.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/esaCP/SEMFALGHZTD_index_2.html