Azoto molecular detectado fora do Sistema Solar pela primeira vez

2004-06-23

Lançamento do FUSE. Crédito: NASA.
Investigadores utilizaram dados do satélite de ultravioletas
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
FUSE (NASA
) para detectar, pela primeira vez, azoto molecular no espaço interstelar. O azoto (N) é o quinto elemento mais abundante no Universo e o mais abundante na atmosfera da Terra
. A sua forma molecular, N2, consiste na combinação de dois átomos
de azoto. A detecção de azoto molecular no meio interestelar
meio interestelar
O meio interestelar é constituído por toda a matéria existente no espaço entre as estrelas. Cerca de 99% da matéria interestelar é composta por gás, sendo os restantes 1% dominados pela poeira. A massa total do gás e da poeira do meio interestelar é cerca de 15% da massa total da matéria observável da nossa galáxia, a Via Láctea. A matéria do meio interestelar existe em diferentes regimes de densidade e temperatura, como por exemplo as nuvens moleculares (frias e densas) ou o gás ionizado (quente e ténue).
é vital para compreendermos a química interstelar e, consequentemente, a formação de estrelas
e planetas
, já que estes se formam a partir da matéria interstelar.

D. Knauth e B-G Andersson, ambos da Universidade Johns Hopkins (EUA), descrevem o seu trabalho num artigo da Nature. O seu estudo é a continuação da investigação iniciada nos anos 70 com os dados do satélite Copernicus (NASA), que permitiu aos astrónomos sondarem as nuvens interstelares densas onde se espera que o azoto molecular seja dominante.

A detecção do azoto molecular não é fácil, pois é preciso perscrutar através de nuvens de poeira interstelares, muito densas, que bloqueiam grande parte da luz estelar que a tenta atravessar. Os investigadores confrontaram-se ainda com o facto de que só as estrelas mais brilhantes emitem luz suficiente para que o FUSE possa detectar a presença de azoto molecular, mas muitas dessas estrelas são tão brilhantes que ameaçam estragar os detectores do satélite, altamente sensíveis.

HD 124314 é uma estrela moderadamente vermelha, na constelação
austral do Centauro, e acabou por ser na sua direcção que os investigadores puderam verificar a presença de azoto molecular. A maioria dos modelos prevê que o azoto deve estar na sua maioria sob a forma de N2. Os investigadores pretendem continuar a tentar detectar azoto molecular noutros locais, de forma a inferir a sua quantidade e a sua variação em ambientes diferentes.

Fonte da notícia: http://www.jhu.edu/news_info/news/home04/jun04/nitrogen.html