O famoso Rectângulo Vermelho

2004-06-17

Em cima: as observações do Rectângulo Vermelho (HD 44179) realizadas pela câmara WFPC2 do Telescópio Espacial Hubble revelaram detalhes nesta nebulosa nunca antes vistos. Crédito: NASA/ESA, Hans Van Winckel (Catholic University of Leuven, Belgium) & Martin Cohen (University of California). Em baixo: simulação da formação da estrutura bicónica em degraus observada no Rectângulo Vermelho; a estrela central ejecta matéria que é afunilada por um toro de poeira que a rodeia (visto de perfil, é o traço amarelo vertical), dando origem a dois fluxos de matéria, em forma de cone, em sentidos opostos; as três imagens são uma sequência temporal com cerca de 600 anos de intervalo. Crédito: ESA & Vincent Icke (Leiden University, the Netherlands).
A nebulosa
HD 44179 foi descoberta no início dos anos 70, no âmbito de um projecto que procurava fontes de radiação infravermelha
. Esta fonte de infravermelhos fica a cerca de 2300 anos-luz
, na direcção da constelação
do Unicórnio. Estudos desta nebulosa realizados com telescópios na Terra mostraram uma distribuição rectangular de poeira à volta da estrela
central, o que deu origem ao nome pela qual a nebulosa ficou mais conhecida: Rectângulo Vermelho.

Recentes imagens do Rectângulo Vermelho obtidas com a câmara WFPC2 do Telescópio Espacial Hubble
) revelaram pormenores nunca antes observados com os telescópios em Terra. Afinal, o Rectângulo Vermelho não é rectangular, mas apresenta uma estrutura em forma de “X”, que parece resultar de dois cones de fluxo de matéria ejectados pela estrela central, em sentidos opostos. Os cones têm um padrão que lembra degraus de uma escadaria e que dão o aspecto invulgar de teia de aranha a esta nebulosa.

Outra característica do Rectângulo Vermelho, também só detectada com o Telescópio Espacial Hubble, é a faixa escura que atravessa a estrela central. Trata-se da sombra de um disco denso de poeira que envolve a estrela. Os astrónomos descobriram que a estrela central é, na verdade, um binário de estrelas
sistema binário de estrelas
Designa-se por sistema binário de estrelas um sistema de duas estrelas que orbitam um centro de massa comum. Estrelas binárias são também usualmente designadas por estrelas duplas.
, com um período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
de 10,5 meses. Provavelmente, foram interacções entre estas estrelas que formaram o espesso disco de poeira que obscurece o binário. Este disco, com a forma de um toro (ou seja, com um buraco no meio), pode explicar a estranha estrutura da nebulosa.

Em 1981, V. Icke (Universidade de Leiden, Holanda) e os seus colaboradores mostraram teoricamente que uma ejecção esférica de gás por uma estrela moribunda, ao embater num toro de poeira, dá origem a ondas de choque
que podem produzir fluxos de matéria em forma de cone; o toro de poeira afunila o gás ejectado ao longo do seu eixo, dando origem a dois cones de fluxo de matéria, com sentidos opostos, semelhantes aos observados agora no Rectângulo Vermelho. Os astrónomos interpretam os “degraus” nos cones como sendo uma série de anéis de matéria ejectada, vistos de perfil; os diferentes anéis correspondem a episódios periódicos de ejecção de matéria pela estrela, de origem desconhecida, que ocorrem com um intervalo de algumas centenas de anos (ver imagem ao lado).

A estrela principal no centro do Rectângulo Vermelho era uma estrela semelhante ao nosso Sol
. Há cerca de 14000 anos, entrou numa nova etapa da sua vida, e começou a lançar as suas camadas externas para o espaço, dando origem à nebulosa. Dentro de alguns milhares de anos, a estrela será menor e mais quente, libertando radiação
que aquecerá o gás da nebulosa, e este começará a brilhar – o Rectângulo Vermelho tornar-se-á numa nebulosa planetária
nebulosa planetária
As nebulosas planetárias são nebulosas formadas por camadas de gás expelido por estrelas de pequena massa, que terminaram a sua fase de estrela gigante vermelha e se encontram no fim da sua vida. No centro da nebulosa planetária, a estrela transforma-se numa anã branca quente e é a radiação que emite que faz a nebulosa brilhar. As nebulosas planetárias não têm nada a ver com planetas, mas obtiveram o seu nome porque quando observadas através de um pequeno telescópio, se assemelham a um disco de um planeta.

No presente, a estrela ainda é suficientemente fria para que a nebulosa ainda não emita radiação – a luz que nós vemos deve-se às partículas de poeira da nebulosa reflectirem a luz da estrela central. Exactamente que moléculas
são responsáveis pela cor vermelha do Rectângulo, é ainda incerto, mas é provável que se trate de alguma forma de hidrocarbonato formado nos fluxos de matéria ejectados pela estrela central.

H. Van Winckel (Universidade Católica de Leuveun, Bélgica) é o primeiro autor num artigo que descreve este estudo, publicado na revista da especialidade The Astronomical Journal.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/export/esaCP/SEMHBNGHZTD_FeatureWeek_0.html