Observações da galáxia activa NGC 1068 revelam pormenores da região próxima do buraco negro central

2004-06-16

A galáxia activa NGC 1068. Em cima: composição de imagens obtidas com o Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA), em que a luz estelar é azul, o oxigénio ionizado pelo núcleo activo é amarelo e o hidrogénio ionizado é vermelho. No meio: imagem obtida pelo MIDI no comprimento de onda de 8,7 µm, que penetra na nuvem de poeira e mostra as estruturas centrais com algum detalhe. Em baixo: diagrama das estruturas de poeria observadas na região central; a componente do centro é muito quente, pelo menos 500°C (amarelo) e é só marginalmente resolvida pelas observações na direcção Norte-Sul (na horizontal desta imagem); está rodeada por uma componente grande e quente, a cerca de 50°C (vermelho), que é bem resolvida na imagem; os vectores indicam as direcções de duas linhas de base do VLTI e as correspondentes resoluções no comprimento de onda central observado (10,5 µm). Crédito; ESO.
Os Núcleos Galácticos Activos (NGAs) são objectos tão luminosos que o seu brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
se sobrepõe ao da galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
inteira que os alberga. Existem evidências de que a fonte de energia da actividade dos NGAs tem origem em buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevadíssima, que podem alcançar milhares de milhões de vezes a massa do nosso Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
(compare-se com o buraco negro do centro da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
, cuja massa é equivalente a cerca de 3 milhões de vezes a massa do Sol
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
). Acredita-se que o buraco negro é alimentado a partir de um disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
de gás e poeira. A matéria que cai para o buraco negro é comprimida e aquecida a temperaturas elevadíssimas, o que a faz emitir grandes quantidades de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
– daí os Núcleos Galácticos Activos brilharem tanto.

NGC 1068, também conhecida por M 77, é uma das galáxias activas
galáxia activa
Uma galáxia diz-se activa quando emite quantidades excepcionalmente elevadas de energia. São exemplo de galáxias activas as galáxias Seyfert, as radiogaláxias, os quasares e as galáxias com surtos de formação de estrelas (starburst galaxies).
mais brilhantes e mais próximas de nós. Encontra-se na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
da Baleia, a uma distância aproximada de 50 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
. Embora pareça uma galáxia espiral com barra normal, o centro desta galáxia é muito luminoso, não só no óptico, mas também no ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
e nos raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
. Estima-se que seja necessário um buraco negro de massa equivalente a cerca de 100 milhões de vezes a massa do nosso Sol para dar conta da actividade nuclear em NGC 1068.

Em Junho de 2003, durante o período de verificação do potencial científico do recentemente instalado instrumento MIDI no VLTI (ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
), uma equipa de astrónomos europeus observou NGC 1068 (ver notícia de 08/07/2003). Os resultados foram encorajadores, pois foi possível ver detalhes perto do centro deste objecto, o que levou a equipa a utilizar o mesmo instrumento para realizar novas observações de NGC 1068, em Novembro de 2003.

O MIDI é sensível a radiação de comprimento de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
perto dos 10 µm, ou seja, na região espectral do chamado infravermelho térmico
infravermelho intermédio
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 5 e 40 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 92 e 740 graus Kelvin.
. Ora o material nas regiões mais obscurecidas perto do buraco negro central é aquecido pela radiação ultravioleta e visível. A energia absorvida pelos grãos de poeira é reemitida em comprimentos de onda mais compridos, na região espectral do infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
térmico entre os 5 e 100 µm, detectável pelo MIDI.

A distância entre os dois telescópios de 8,2 m que contribuíram para o interferómetro do VLTI (chamada linha de base) nas observações de Novembro de 2003 foi de 42 m, o que permitiu alcançar uma resolução angular máxima de 0,013 segundos de arco
segundo de arco (")
O segundo de arco (") é uma unidade de medida de ângulos, ou arcos de circunferência, correspondente a 1/60 de minuto de arco, ou seja, 1/3600 de grau.
, que corresponde, à distância a que NGC 1068 se encontra, a cerca de 3 anos-luz. A análise cuidada de todos os dados, incluindo os de Junho de 2003, a resolução espacial conseguida e os espectros obtidos permitiram um estudo pormenorizado da estrutura da região central de NGC 1068, publicado na revista científica Nature.

Os astrónomos detectaram, no centro, a presença de uma nuvem de poeira quente, a cerca de 500°C, com um diâmetro igual, ou menor, à resolução da imagem (aproximadamente 3 anos-luz). À sua volta encontra-se uma região de poeira mais fria, a uma temperatura perto dos 50°C, que mede 11 anos-luz de diâmetro e cerca de 7 anos-luz de espessura. Trata-se, provavelmente, do toro de gás e poeira previsto teoricamente – uma nuvem em forma de disco, que roda à volta do buraco negro. A espessura desta estrutura observada é aproximadamente 65% do seu diâmetro, o que é relevante, pois só pode permanecer estável se sujeita a uma contínua injecção de energia cinética. No entanto, nenhum dos actuais modelos de regiões centrais das galáxias activas providencia uma explicação convincente para este fenómeno.

Os espectros obtidos com o MIDI cobrem o intervalo de comprimentos de onda de 8 a 13,5 µm e providenciam informação sobre a possível composição dos grãos de poeira. O constituinte mais provável é o silicato de cálcio e alumínio (Ca2Al2SiO7), uma espécie que existe em ambientes de temperatura elevada e que também se encontra nas camadas externas da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
de algumas estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
supergigantes. Contudo, estas primeiras observações não eliminam conclusivamente outros tipos de poeira sem olivina.

Estas são as primeiras imagens e espectros obtidos no infravermelho térmico com interferometria
interferometria
A interferometria é uma técnica de observação baseada em padrões de interferência causados pela combinação de ondas electromagnéticas: quando duas ondas estão em fase, o sinal é mais forte e diz-se que a interferência é construtiva; quando as duas ondas estão exactamente fora de fase, a interferência é destrutiva e não há sinal.
de longa linha de base, de um objecto extragaláctico
extragaláctico
Em Astrofísica, qualquer domínio de investigação que envolva o estudo de objectos celestes que se encontram para além da nossa própria galáxia é designado por extragaláctico.
. Revelaram-se essenciais para o estudo das estruturas de gás e poeira que circundam e alimentam os buracos negros de massa elevada. Segundo W. Jaffe (Observatório de Leiden), primeiro autor do artigo sobre as observações realizadas com o MIDI, estes primeiros resultados mostram que ainda estamos longe de compreender o que se passa perto do centro destes núcleos activos.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2004/pr-10-04.html