Primeiras imagens de Titã pela Cassini

2004-05-19

Duas das primeiras imagens de Titã obtidas pela sonda Cassini, ainda a mais de 40 milhões de quilómetros de Saturno. As imagens foram obtidas com um filtro estreito centrado nos 938 nm e mostram Titã desde os 50°N de latitude até ao Pólo Sul. Durante os 4 dias que separam as imagens, Titã rodou 90°, de forma que a combinação das duas imagens cobre cerca de metade da lua. Nas imagens de baixo, a grelha sobreposta ilustra a orientação de Titã e a curva amarela marca a separação entre o dia e a noite no satélite. Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.
A missão Cassini-Huygens
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
- uma missão conjunta da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
e da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
para estudar Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, os seus anéis, Titã e as restantes luas do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
– foi lançada em 1997 e dentro de dois meses entrará na órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Saturno. Em meados de Abril, a sonda Cassini (NASA), obteve as primeiras imagens de Titã, a maior lua de Saturno. Apesar de se encontrar ainda a mais de 40 milhões de quilómetros de Saturno, e não sendo ainda esta a mais favorável visão do satélite, a qualidade e clareza das primeiras imagens de Titã pela Cassini são excelentes, deixando desde já a promessa de futuras observações excepcionais.

As duas imagens aqui apresentadas foram obtidas com um intervalo de tempo de 4 dias, durante o qual Titã rodou 90°, e mostram Titã desde os 50°N de latitude até ao Pólo Sul. Combinando as duas imagens, a região coberta estende-se a cerca de metade da lua. Nas imagens de baixo, a grelha sobreposta no satélite ilustra a orientação de Titã, e a curva amarela marca a separação entre o dia e a noite neste satélite.

As observações realizaram-se através de um filtro estreito centrado nos 938 nanómetros
nanómetro (nm)
O nanómetro (nm) é uma unidade de comprimento igual a um milionésimo do milímetro: 1nm = 10-6mm = 10-9m.
, que é uma região espectral para a qual a atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
é praticamente transparente. Apesar das exposições serem longas, de 38 segundos, não se nota o efeito do movimento da sonda. As imagens foram ampliadas 10 vezes e o contraste foi aumentado com o intuito de realçar os detalhes. A resolução da imagem é 230 km por pixel. As variações de brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
observadas sugerem uma superfície variada, com alterações da reflectividade média em escalas de um par de centenas de quilómetros.

A missão Cassini-Huygens entrou na chamada “esfera de influência” de Saturno no dia 13 de Maio. Ao entrar na esfera de influência, as forças gravitacionais mais importantes a actuarem na sonda passaram a ser aquelas exercidas por Saturno - durante a maior parte da sua viagem, e com a excepção das assistências gravitacionais e das pequenas manobras levadas a cabo para manter a sonda na sua trajectória, a força dominante sobre a sonda foi a atracção gravitacional do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
.

A sonda aproximar-se-á a 350 000 km do Pólo Sul de Titã a 2 de Julho, 30 horas depois de entrar em órbita de Saturno, e terá a primeira oportunidade de observar detalhes da escala de 2 km na superfície de Titã. A sonda europeia Huygens será lançada no dia 14 de Janeiro de 2005 para pousar sobre a superfície de Titã.

Pode encontrar mais informação sobre a missão Cassini-Huygens em:
http://saturn.jpl.nasa.gov

Fonte da notícia: http://saturn.jpl.nasa.gov/cgibin/gs2.cgi?path=../multimedia/images/large-moons/images/PIA05390.jpg&type=image