Não perca o cometa C/2001 Q4 NEAT nos próximos dias!

2004-05-05

Imagem do cometa C/2001 Q4 NEAT obtida no dia 20 de April, às 11h05m UT, cobrindo uma área no céu de 1,8x1,5 graus. Crédito: Michael Mattiazzo (http://www.yp-connect.net/~mmatti/).
Descoberto em Agosto de 2001 pelo projecto Near Earth Asteroid Tracking (NEAT), desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jacto (EUA) e financiado pela NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, o cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
C/2001 Q4 NEAT promete ser nos próximos dias um espectáculo a não perder.

Isto porque este cometa é visível à vista desarmada no horizonte Oeste, logo a seguir ao pôr do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
. Estando hoje pelas 22h a pouco mais de 15º do horizonte, em Lisboa, subirá nos próximos dias até cerca de 50º de altura. A sua magnitude visual
magnitude aparente visual
Magnitude aparente visual é a magnitude aparente de um astro na banda do visível, nos comprimentos de onda compreendidos entre os 500 e 600 nanómetros. A olho nu, podemos observar estrelas até à magnitude aparente visual 6.
aparente, que até dia 12 se mantém abaixo da magnitude visual 2, assegura que o cometa é um objecto brilhante, facilmente observável a olho nu, a partir de um local bem escuro, longe das cidades.

A maior aproximação de C/2001 Q4 NEAT à Terra, 0,32 AU
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
(48 milhões de quilómetros), ocorre precisamente hoje! A sua maior aproximação ao Sol terá lugar no dia 15 de Maio, quando estiver a 0,96 AU (ou 144 milhões de quilómetros), quando no céu passar bem perto do aglomerado M 44.

Dado que este cometa não é periódico, esta será a primeira e única oportunidade que temos para o observar. A não perder!!