Venha observar o eclipse da Lua com o NUCLIO!

2004-05-03

Eclipse total da Lua em 27/09/1996. Crédito: Pedro Ré.
Na próxima terça-feira, dia 4 de Maio, ocorre o primeiro eclipse
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
lunar de 2004, um eclipse que será total em Lisboa. A fase de totalidade do eclipse terá início às 20h51m, hora de Lisboa, pouco depois da Lua
nascer (20h26m), e acaba às 22h08m. O fim da sombra e da penumbra é respectivamente às 23h12m e às 00h09m.

O NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia) com o apoio da Marina de Cascais e da Câmara Municipal de Cascais, promove uma observação do eclipse da Lua
eclipse lunar
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua de forma a projectar a sua sombra na Lua. Um eclipse lunar pode ser total (se a Lua atravessar completamente a sombra da Terra), parcial (se atravessar parcialmente a sombra da Terra) e penumbral (se a Lua apenas atravessar a penumbra da Terra). Um eclipse lunar só ocorre em fase de Lua Cheia e nas alturas do ano em que a Lua se encontra muito perto do plano da eclíptica.
para a qual convida os potenciais interessados. A sessão decorrerá junto às instalações do NUCLIO na Marina de Cascais e terá início pelas 20h30, terminando após o fim do eclipse, por volta da meia-noite. O eclipse será naturalmente visível a olho nu, mas um telescópio estará também disponível para aqueles que queiram observar a fase de totalidade do eclipse através do telescópio.

A sessão contará ainda com a presença de vários astrofísicos profissionais e astrónomos amadores, todos membros do NUCLIO, que estarão naturalmente à disposição dos interessados para conversar sobre a Astronomia e Astrofísica em geral.