Espectáculo de luzes produzido por SN 1987A

2004-04-08

SN 1987A observada 17 anos após a explosão de supernova. A imagem foi obtida pela câmara ACS do telescópio Espacial Hubble. Crédito: NASA, P. Challis, R. Kirshner (Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics) and B. Sugerman (STScI).
A 23 de Fevereiro de 1987 foi detectada a explosão de uma supernova
na Grande Nuvem de Magalhães
Grande Nuvem de Magalhães
A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular que orbita a Via Láctea, a uma distância aproximada de 180 mil anos-luz. Juntamente com a Pequena Nuvem de Magalhães, é um objecto celeste do céu austral bem visível à vista desarmada, na constelação do Dorado (Espadarte). Conhecida desde 964 D.C., quando foi mencionada pelo astrónomo Persa Al Sufi, foi redescoberta por Fernão de Magalhães em 1519. Esta galáxia contém inúmeros objectos interessantes, entre os quais a Nebulosa da Tarântula (NGC 2070).
, que recebeu o nome de SN 1987A. Devido à sua proximidade, esta é a supernova mais estudada desde sempre. Durante meses, SN 1987A brilhou com a potência de 100 000 000 de sóis, sendo a supernova mais brilhante observada desde a supernova de Kepler, há 400 anos. O brilho
de SN 1987A teve o seu máximo em Maio de 1987, tendo vindo desde então a diminuir, sendo hoje um milhão de vezes menos brilhante do que há 17 anos.

A 28 de Novembro de 2003, o Telescópio Espacial Hubble
) obteve com a sua câmara ACS a imagem que apresentamos aqui ao lado. Distinguem-se muitos pontos brilhantes ao longo de um anel de gás, lembrando as pérolas de um colar. Estas pérolas cósmicas estão a ser produzidas à medida que uma onda de choque
supersónica, libertada durante a explosão da supernova, vai de encontro ao anel de gás, a mais de 1,5 milhões de quilómetros por hora. A colisão aquece o gás do anel, o que leva as regiões mais interiores a brilharem, dando origem aos “pontos quentes”.

Os astrónomos detectaram o primeiro “ponto quente” em 1996, mas agora são visíveis dezenas deles ao longo do anel. A sua temperatura vai desde alguns milhares até um milhão de graus. Durante os próximos anos, à medida que o gás absorve toda a força do impacto da onda de choque, aparecerão mais pontos quentes. Quando o anel se encontrar todo a brilhar, o espaço à volta do que resta da estrela
central ficará iluminado, permitindo aos astrónomos estudar o material ejectado pela estrela antes da explosão.

No centro do anel, distingue-se um objecto alongado e em expansão. Trata-se dos restos da explosão da supernova, que brilha por estar a ser aquecido por elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
radioactivos, principalmente titânio 44, que foram criados durante a explosão da supernova.

O anel, com cerca de um ano-luz
de diâmetro, já existia quando a estrela explodiu. Os astrónomos acreditam que a estrela ejectou o material que formou o anel cerca de 20000 anos antes de explodir como supernova.

Desde o seu lançamento em 1990 que o Telescópio Espacial Hubble tem acompanhado o desenrolar do drama desta supernova.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/2004/09/image/a