Novas descobertas sobre jactos de buracos negros

2004-06-11

Ilustração do sistema SS 433, com a indicação da direcção de observação a partir da Terra. Crédito: CXC/M. Weiss.
Após observações realizadas ao longo de um ano com o telescópio espacial de raios-X
Chandra
), cientistas do Instituto de Tecnologia do Massachussetts (MIT, EUA) descobriram que os jactos produzidos por buracos negros
podem ser originados em regiões cinco vezes mais próximas do buraco negro do que se pensava.

As observações realizadas permitiram registar com maior detalhe a forma como estes jactos de partículas relativistas se modificam ao longo do tempo e em função da distância ao buraco negro. Este tipo de informação constitui uma nova técnica de determinação das massas
dos buracos negros.

O sistema estudado foi o sistema binário SS 433, um sistema da nossa galáxia
na constelação
da Águia, a cerca de 16 mil anos-luz
de distância. O buraco negro e a sua estrela
companheira encontram-se separados por uma distância que é cerca de dois terços da distância de Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
ao Sol
, e o jacto relativista expele matéria a cerca de 26% da velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.

Os cientistas acreditam que estes jactos podem ser produzidos por mecanismos semelhantes aos jactos que se observam em buracos negros de massa elevadíssima, como os quasares
. Crê-se que estes jactos são produzidos à medida que a matéria do disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
interage com o fortíssimo campo magnético
existente em torno do buraco negro. Mas os quasares encontram-se a uma distância tal que não nos é possível observar variações no tempo destes jactos, visto a escala de tempo ser demasiado longa. Assim, o sistema SS 433 constitui uma espécie de laboratório local (por se encontrar próximo de nós) no qual podemos estudar a formação e as condições físicas em jactos relativistas.

No caso de SS 433, dado o ângulo de observação a partir da Terra, um dos jactos parece afastar-se de nós enquanto o outro é expelido ligeiramente na nossa direcção. A estrela companheira do buraco negro eclipsa (ou oculta) periodicamente algumas partes dos jactos, e os cientistas usam esta ocultação
ocultação
Designa-se por ocultação a ausência de luz proveniente de um objecto celeste devido à sua passagem por detrás de outro objecto celeste. Por exemplo, o eclipse do Sol é uma ocultação do Sol.
para poder estudar mais facilmente outras regiões dos jactos normalmente menos acessíveis.

Usando as capacidades espectroscópicas do Chandra, os cientistas mediram várias características dos jactos, obtendo-se assim a visão mais completa até à data da estrutura destes objectos. Determinaram a extensão da região dos jactos que é emissora de raios-X, com cerca de 5 vezes a distância da Terra à Lua
, e mediram a variação da temperatura ao longo do jacto, caindo de 100 milhões de graus Celsius na região mais interna para cerca de 10 milhões de graus na região mais afastada. Determinaram ainda as abundâncias químicas
abundância química
A abundância química de um determinado elemento químico é o número relativo de átomos ou isótopos desse elemento num objecto ou estrutura.
de ferro, silício, entre outros, e estimaram o ângulo de abertura do jacto. Usando esta informação foi possível concluir que a base do jacto se encontra afinal 5 vezes mais próxima do buraco negro do que se pensava. Concluíram ainda que o buraco negro tem provavelmente uma massa da ordem das 16 massas solares

Durante muitos anos, especulou-se sobre se SS 433 continha um buraco negro ou antes uma estrela de neutrões
. A estimativa agora conseguida de 16 massas solares para o objecto em causa rejeita em definitivo a segunda hipótese, visto ser um valor demasiado elevado para uma estrela de neutrões

Estas observações vieram mostrar que SS 433 é uma excelente oportunidade para estudar a origem, evolução, e comportamento a longo prazo dos jactos.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/04_releases/press_010504.html