INTEGRAL resolve mistério dos raios gama do centro da nossa Galáxia

2004-03-25

A região central da nossa Galáxia vista pelo Observatório de Raios Gama INTEGRAL. O INTEGRAL é o primeiro telescópio a resolver 91 fontes individuais de raios gama na direcção do centro galáctico. Crédito: ESA, F. Lebrun (CEA-Saclay).
Na década de 70, experiências com balões na alta atmosfera
levaram à descoberta da radiação
gama da nossa Galáxia
a que os astrónomos chamaram “fundo de raios gama
moles
mole (mol)
A mole (mol) é a unidade fundamental SI de quantidade de matéria e é equivalente à quantidade de matéria que contém tantas entidades elementares quantos os átomos que existem em 0,012 kg de carbono-12.
da Galáxia”. Inicialmente, os astrónomos pensaram que a radiação gama mole da nossa Galáxia tinha origem nas interacções que envolvem os átomos
do gás que permeia a Galáxia. Esta teoria conseguia explicar a natureza difusa da emissão, pois o gás é ubíquo, mas não conseguia explicar a potência observada dos raios gama, porque os mecanismos propostos nunca produziriam raios gama suficientes.

Durante a Primavera e o Outono de 2003, o Observatório de Raios Gama INTEGRAL
INTErnational Gamma-Ray Astrophysics Laboratory (INTEGRAL)
O INTEGRAL é um observatório espacial de raios gama da ESA, com cooperação da Rússia e dos Estados Unidos da América, lançado em Outubro de 2002. Esta missão é especialmente dedicada à espectroscopia e obtenção de imagens de alta resolução de fontes de raios gama dentro do intervalo de energia dos 15 keV aos 10 MeV, com monitorização simultânea em raios-X (4-35 keV) e no óptico (banda V, centrada nos 550 nm). Entre outros sucessos, o INTEGRAL já efectou medições espectrais de fontes raios gama, detectou fulgurações de raios gama e mapeou o plano galáctico.
(ESA
) observou as regiões centrais da nossa Galáxia. Utilizando o seu telescópio de raios gama IBIS, o INTEGRAL detectou objectos celestes individuais que emitem a maior parte da radiação gama mole do centro galáctico. As observações anteriores, com outros instrumentos, não tinham tido a capacidade de resolver as fontes individuais, de forma que detectavam uma emissão difusa de raios gama, constituída pela fusão
das diferentes fontes individuais.

Num artigo publicado na revista científica Nature em Março, a equipa liderada por F. Lebrun (CEA Saclay, Gif sur Yvette, França) relata a descoberta de 91 fontes de raios gama moles na direcção do centro da nossa Galáxia. Para grande surpresa dos cientistas, quase metade destas fontes não encaixam em nenhuma classe de objectos de raios gama conhecida e, provavelmente, representam uma nova população de objectos emissores de radiação gama.

As primeiras pistas sobre a nova classe de objectos raios gama apareceram em Outubro, quando o INTEGRAL descobriu uma intrigante fonte de raios gama, IGRJ16318-4848. Os dados observacionais obtidos com o INTEGRAL e com o Observatório de Raios-X XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA) sugeriram que este objecto é um sistema binário embebido numa espessa concha de gás frio e poeira, em que um dos elementos é, provavelmente, um buraco negro
, ou uma estrela de neutrões
. A estrela
companheira vai perdendo o seu gás para o buraco negro (ou estrela de neutrões
): o gás vai sendo puxado para um disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
à volta do buraco negro, é acelerado
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
e acaba por cair no buraco negro. Quando isto acontece, é libertada energia em todos os comprimentos de onda
, mas só a radiação gama consegue penetrar a espessa concha de gás que envolve o sistema e chegar até nós.

A natureza das fontes detectadas no centro galáctico não é ainda certa, pois outras interpretações, que não envolvem buracos negros, são possíveis. Por exemplo, estes objectos podem ser os despojos de estrelas que explodiram e que estão a receber energia de pulsares.

Independentemente da natureza exacta destas fontes de raios gama, as observações realizadas pelo INTEGRAL mostraram de forma convincente que a energia destes novos objectos totaliza quase 90% do fundo de raios gama moles do centro da nossa Galáxia.

A continuação das observações do INTEGRAL em outras direcções permitirá verificar se existem objectos deste tipo escondidos por todo o lado na nossa Galáxia.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/esaCP/SEM24EX5WRD_index_0.html