Saturno observado em raios-X surpreende astrónomos

2004-03-26

Em cima: imagem de Saturno em raios-X, obtida pela cámara ACIS do Chandra (as flutuações fora do disco de Saturno são ruído). O código de cores indica o intervalo de energia da radiação: 0,4 a 0,6 keV - vermelho; 0,6 a 0,8 keV - verde; 0,8 a 1,0 keV - azul. A radiação X que se observa é a dispersão dos raios-X solares pela atmosfera de Saturno. Os famosos anéis de Saturno não são detectados, o que significa que estes não reflectem eficientemente os raios-X. Nota-se claramente a concentração da radiação X na região equatorial do planeta. Crédito: NASA/U. Hamburg/J.Ness et al. Em baixo: imagem de Saturno no óptico, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble. A radiação visível de Saturno deve-se ao planeta reflectir a luz solar. Saturno é muito mais brilhante no óptico do que em raios-X e a estrutura dos seus anéis é claramente observada. Crédito: NASA/STScI.
foi observado pelo Observatório de Raios-X Chandra
) durante cerca de 20 horas em Abril de 2003. A imagem em raios-X
deste planeta
gigante e gasoso surpreendeu os astrónomos: Saturno apresenta a maior concentração de emissão de radiação X perto do seu equador. Este facto era inesperado, pois observações prévias de Júpiter
, também um gigante gasoso, mostraram uma maior concentração de emissão de radiação
X perto dos seus pólos.

O espectro de raios-X de Saturno é muito semelhante ao espectro de raios-X do Sol
, o que é um forte indicador de que a emissão de radiação X de Saturno é, essencialmente, a dispersão dos raios-X solares pela atmosfera
do planeta. Este é um fenómeno surpreendente, pois tendo em conta a intensidade da radiação X de Saturno, a sua atmosfera tem de reflectir 50 vezes mais eficientemente do que a Lua
!

Os 90 megawatts de raios-X observados da região equatorial de Saturno é aproximadamente consistente com as observações de raios-X da região equatorial de Júpiter. Este facto sugere que ambos os planetas gigantes gasosos
planeta joviano
Designam-se por planetas jovianos aqueles que se assemelham a Júpiter, ou seja, planetas gigantes com superfícies gasosas. No Sistema Solar, são planetas jovianos Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
reflectem os raios-X solares a taxas inesperadamente elevadas. Serão necessárias mais observações de Júpiter para testar esta possibilidade.

Durante o período das observações, só foi possível observar o pólo Sul de Saturno, pois o pólo Norte encontrava-se bloqueado pelos anéis do planeta. A fraca radiação X oriunda da região do pólo Sul de Saturno representa um outro enigma. O campo magnético
de Saturno, tal como o de Júpiter, é mais forte perto dos pólos. A radiação X de Júpiter é mais intensa nos pólos por causa da actividade das auroras
aurora
A aurora é a luz emitida pelos iões da atmosfera terrestre, principalmente nos pólos geomagnéticos da Terra, estimulada pelo bombardeamento de partículas de alta energia ejectadas pelo Sol. As auroras aparecem dois dias depois das fulgurações solares, proporcionando um espectáculo de rara beleza, e atingem o seu pico cerca de dois anos depois do máximo de manchas solares. As auroras boreais e austrais são observáveis a latitudes elevadas no hemisfério Norte e hemisfério Sul, respectivamente.
, causadas pela interacção de partículas de alta energia do vento solar
vento solar
O vento solar é um vento contínuo de plasma quente que tem origem na coroa solar e preenche o espaço interplanetário do Sistema Solar. A 1 UA do Sol (ou seja, à distância da Terra ao Sol), a velocidade do vento solar é de cerca de 450 km/s e a densidade é aproximadamente 7 protões/cm3. O vento solar confina o campo magnético da Terra e é responsável por fenómenos como tempestades geomagnéticas e auroras. O Sol ejecta cerca de 10-13 da sua massa por ano via vento solar.
com o campo magnético do planeta. Como se têm observado auroras ultravioletas
espectaculares nos pólos de Saturno, os astrónomos esperavam que o pólo Sul de Saturno fosse brilhante em raios-X, o que não se revelou. Não é ainda claro se é o mecanismo das auroras que não produz raios-X em Saturno, ou se, por algum motivo, o planeta concentra os raios-X no pólo Norte.

Outro resultado interessante das observações é que os anéis de Saturno não foram detectados em raios-X. Isto implica que os anéis de Saturno são menos eficientes a dispersar os raios-X do que o próprio planeta.

A mesma equipa de astrónomos também detectou radiação X de Saturno utilizando o observatório XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA
). Embora essas observações não pudessem localizar os raios-X no disco de Saturno, a intensidade da radiação X observada aproxima-se da intensidade da radiação detectada agora com o Chandra e é consistente com uma detecção de radiação X de Saturno feita em 2000 utilizando o satélite ROSAT
ROentgen SATellite (ROSAT)
O observatório espacial de raios-X ROSAT foi uma missão internacional entre a Alemanha, os Estados Unidos da América e o Reino Unido, lançada em 1990 e terminada em 1999. Dois instrumentos principais foram a bordo do satélite: um telescópio de raios-X e uma câmara de campo largo com o seu próprio sistema de espelhos.
(ESA).

J. Ness (Universidade de Hamburgo, Alemanha) é o autor principal dum artigo sobre estas observações que será publicado na revista científica Astronomy and Astrophysics.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/04_releases/press_030804.html