Uma irrequieta estrela jovem amadurece na nebulosa da Roseta

2004-03-22

Em cima: A nebulosa da Roseta, também designada NGC 2237. A caixa marca a região que contém o jacto Rosette HH1. Em baixo: Imagem da região do jacto Rosette HH1, marcado com uma seta. Crédito: T. Rector, WIYN e NOAO/AURA/NSF.
Uma dupla composta por um astrónomo chinês e outro norte-americano descobriu, no ambiente violento da nebulosa
da Roseta, uma estrela
jovem que está a ejectar um complexo jacto de matéria.

Despida do seu envólucro opaco devido à intensa radiação
produzida por estrelas de grande massa
na sua vizinhança, esta estrela jovem é possivelmente uma das últimas da sua geração nesta região do espaço. O seu ténue estado de existência evidencia as limitações que as estrelas jovens, e possivelmente também os objectos sub-estelares como as anãs castanhas
anã castanha
A anã castanha é uma estrela falhada cuja massa é insuficiente para permitir a fusão nuclear do hidrogénio em hélio no seu centro. No início das suas vidas, as anãs castanhas têm a fusão de deutério no seu núcleo central. Mesmo depois de esgotarem o deutério, as anãs castanhas radiam por conversão de energia potencial gravítica em calor e, como tal, emitem fortemente no domínio do infravermelho. De acordo com modelos, a massa máxima que uma anã castanha pode ter é de 0,08 massas solares (ou 80 massas de Júpiter). Estes objectos representam o elo que falta entre as estrelas de pequena massa e os planetas gasosos gigantes como Júpiter.
e planetas
gigantes, enfrentam ao tentar formar-se num ambiente tão violento.

A maioria das estrelas jovens estão embebidas em nuvens moleculares
nuvem molecular
As nuvens moleculares são nebulosas constituídas predominantemente por hidrogénio molecular.
muito densas, o que normalmente torna a nossa visão dos primeiros estágios da formação estelar impossível com telescópios ópticos. O caso que agora se apresenta é um dos raros casos em que uma protoestrela é visível, o que por si só constitui uma descoberta valiosa para estudar em detalhe.

Imagens ópticas do jacto obtidas no observatório de Kitt Peak
Kitt Peak National Observatory (KPNO)
O Observatório Nacional de Kitt Peak (KPNO) faz parte dos observatórios da NOAO e inclui diversos telescópios ópticos, de infravermelhos e um telescópio solar, além de operar, em consórcio, 19 telescópios ópticos e dois radiotelescópios. O KPNO situa-se a 90 km de Tucson, no Arizona (EUA).
(Arizona, EUA) com o telescópio WIYN de 0,9 m revelam um jacto fortemente colimado, conhecido como Rosette HH1, estendendo-se por mais de 8 000 AU
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
. O jacto contém um nó proeminente, e indícios de outros, que podem ser interpretados como autênticas balas de material a serem ejectadas do objecto estelar jovem
YSO (do inglês Young Stellar Object)
Designa-se por objecto estelar jovem qualquer estrela que tenha evoluído para além da fase de proto-estrela, mas que não seja ainda uma estrela da sequência principal. Ou seja, uma estrela que ainda não acumulou a totalidade da sua massa, mas cujo brilho já é produzido pelas reacções nucleares no interior do seu núcleo. As estrelas do tipo T Tauri e as estrelas do tipo Herbig Ae/Be são exemplos de objectos estelares jovens.
(OEJ), a velocidades hipersónicas da ordem dos 2 500 km/s. Frentes de choque do outro lado do OEJ sugerem a existência de um contra-jacto degenerado extendendo-se na direcção oposta. Estas interpretações do jacto foram sustentadas por espectros ópticos adquiridos com o telescópio de 2,16 m dos Observatórios Astronómicos Nacionais da China.

Se de facto se trata de um contra-jacto, pode ser a única evidência observacional de como jactos bipolares evoluem para monopolares, ou pelo menos para jactos acentuadamente assimétricos. O resultado sugere que esta estrela jovem foi sendo privada de material à medida que o seu disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
se foi evaporando, deixando uma estrela de massa muito baixa. Em alguns casos, este processo pode chegar a resultar numa anã castanha isolada ou num objecto de massa planetária, proporcionando uma solução evolucionária para outros objectos solitários encontrados na nebulosa de Orionte e noutros pontos da Via Láctea

Situada na constelação
do Unicórnio a uma distância de uns 1 500 anos-luz
da Terra, a nebulosa da Roseta é uma espectacular região de hidrogénio ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
(dita região H II) escavada pelos fortes ventos provenientes das estrelas quentes dos tipos O e B existentes no centro do aglomerado aberto jovem NGC 2244. Trata-se de uma região de formação estelar com uma idade de cerca de 3 milhões de anos.

Fonte da notícia: http://www.noao.edu/outreach/press/pr04/pr0403.html