Cientistas observam explosão de estrela de neutrões em tempo real

2004-03-15

A forte gravidade da estrela de neutrões puxa o gás de uma estrela companheira, formando um disco de acreção, à medida que este se escoa para a estrela de neutrões. Eventualmente, o material que se acumula na superfície da estrela de neutrões sofre uma detonação termonuclear que distorce e ilumina o disco de acreção. Esta imagem é uma representação artística do aspecto da estrela de neutrões e da região interior do disco de acreção durante a explosão. Crédito: NASA/Dana Berry.
Uma poderosa e rara explosão na superfície de uma estrela
de neutrões
debitou mais energia em 3 horas do aquela que o Sol
debita em 100 anos. A região à sua volta ficou iluminada, revelando detalhes nunca antes observados. Graças a este fenómeno, cientistas do Instituto Canadiano para a Astrofísica Teórica puderam ver estruturas tão finas como o disco de acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
da estrela de neutrões
, e acompanharam a expansão do disco devido à explosão e o retorno à sua forma original, ao fim de aproximadamente 1000 segundos. O evento, que teve lugar a 25000 anos-luz
da Terra, foi capturado segundo-a-segundo pela sonda Rossi X-ray Timing Explorer
Rossi X-ray Timing Explorer (RXTE)
O observatório espacial de raios-X RXTE, da NASA, é uma missão que teve início em 1995 e ainda está a decorrer, e tem como objectivo observar, com extrema rapidez, buracos negros, estrelas de neutrões, pulsares de raios-X e fulgurações de raios-X. Uma grande vantagem do RXTE é a sua capacidade de observar alterações que ocorrem no brilho de fontes de raios-X, tanto num milésimo de segundo, como ao longo de anos.
(RXTE) da NASA

Esta observação proporciona uma compreensão mais profunda dos fluxos de gás e poeira nos discos de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
das estrelas de neutrões (e, possivelmente, também dos buracos negros
), que são normalmente demasiado pequenos para serem resolvidos mesmo com os telescópios mais poderosos. Pela primeira vez, foi possível ver mudanças em tempo real na estrutura das regiões internas de um disco de acreção, neste caso a apenas alguns quilómetros da superfície da estrela de neutrões. Os discos de acreção estão presentes à volta de muitos objectos no Universo, desde estrelas recém-formadas até buracos negros gigantes em quasares
distantes. Mas, até agora, os detalhes dos fluxos nestes discos só podiam ser inferidos.

Uma estrela de neutrões é um núcleo denso que sobrou da explosão de uma estrela com uma massa
pelo menos 8 vezes maior que a do Sol. A estrela de neutrões contém uma massa aproximadamente equivalente à do Sol, mas contida numa esfera com um diâmetro da ordem da dezena de quilómetros. Em sistemas estelares binários, o gás da companheira pode ser canalizado para a estrela de neutrões, devido à forte atracção gravitacional exercida pela estrela de neutrões.

À medida que a matéria colide com a estrela de neutrões, vai-se constituindo uma camada de 10 a 100 metros de material composto essencialmente por hélio. A fusão do hélio
combustão de hélio
Designa-se por combustão de hélio o processo de fusão nuclear de núcleos de hélio para formar núcleos de átomos mais pesados. O termo "combustão" é, neste contexto, um abuso de linguagem introduzido pelos astrónomos profissionais. A fusão do hélio requer temperaturas muito elevadas e produz, essencialmente, carbono e oxigénio.
em carbono e outros elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
mais pesados liberta uma elevada quantidade de energia, dando origem a uma forte fulguração
de raios-X
. Tais fulgurações podem dar-se várias vezes por dia numa estrela de neutrões e durar cerca de 10 segundos.

O que a equipa de cientistas observou nesta estrela de neutrões, chamada 4U 1820-30, foi uma superfulguração. Estas são muito menos frequentes que as normais fulgurações alimentadas por hélio e libertam mil vezes mais energia. Julga-se que estas superfulgurações são causadas pela acumulação de cinzas nucleares de carbono, resultantes da fusão
do hélio. Segundo as teorias actuais, a acumulação de carbono até ao ponto em que se dá a sua fusão é um processo que demora vários anos.

A superfulguração foi tão brilhante que actuou como uma lanterna, apontada da estrela de neutrões em direcção à região mais interna do disco de acreção. A luz de raios-X da fulguração iluminou os átomos
de ferro do disco, um processo chamado fluorescência. A sonda RXTE capturou o espectro da fluorescência do ferro que, por sua vez, proporcionou informação acerca da temperatura, velocidade e localização do ferro à volta da estrela de neutrões, permitindo criar uma visão de conjunto de como o disco foi deformado pela explosão termonuclear.

Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/2004/0220stardisk.html