Cientistas observam explosão de estrela de neutrões em tempo real

2004-03-15

A forte gravidade da estrela de neutrões puxa o gás de uma estrela companheira, formando um disco de acreção, à medida que este se escoa para a estrela de neutrões. Eventualmente, o material que se acumula na superfície da estrela de neutrões sofre uma detonação termonuclear que distorce e ilumina o disco de acreção. Esta imagem é uma representação artística do aspecto da estrela de neutrões e da região interior do disco de acreção durante a explosão. Crédito: NASA/Dana Berry.
Uma poderosa e rara explosão na superfície de uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
de neutrões
neutrão
Partícula que, juntamente com o protão, constitui os núcleos atómicos. Exceptuando o hidrogénio, todos os átomos têm neutrões, e é o número de neutrões que determina o isótopo de determinado elemento químico. Os neutrões têm carga eléctrica neutra. Os neutrões são formados por três quarks (dois "d" e um "u"), são bariões (e hadrões) e o seu spin é um número semi-inteiro. Os neutrões livres declinam por decaímento beta, com um tempo de semi-vida de 10,8 minutos, originando um protão, um electrão e um neutrino. No núcleo atómico, o neutrão é tão estável quanto o protão.
debitou mais energia em 3 horas do aquela que o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
debita em 100 anos. A região à sua volta ficou iluminada, revelando detalhes nunca antes observados. Graças a este fenómeno, cientistas do Instituto Canadiano para a Astrofísica Teórica puderam ver estruturas tão finas como o disco de acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
da estrela de neutrões
estrela de neutrões
Uma estrela de neutrões é o remanescente de uma estrela de massa elevada que explodiu como supernova. Trata-se de um objecto muito compacto constituído essencialmente por neutrões, com apenas cerca de 10 a 20 km de diâmetro, uma densidade média entre 1013 e 1015 g/cm3, uma temperatura central de 109 graus e um intenso campo magnético de 1012 gauss.
, e acompanharam a expansão do disco devido à explosão e o retorno à sua forma original, ao fim de aproximadamente 1000 segundos. O evento, que teve lugar a 25000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
da Terra, foi capturado segundo-a-segundo pela sonda Rossi X-ray Timing Explorer
Rossi X-ray Timing Explorer (RXTE)
O observatório espacial de raios-X RXTE, da NASA, é uma missão que teve início em 1995 e ainda está a decorrer, e tem como objectivo observar, com extrema rapidez, buracos negros, estrelas de neutrões, pulsares de raios-X e fulgurações de raios-X. Uma grande vantagem do RXTE é a sua capacidade de observar alterações que ocorrem no brilho de fontes de raios-X, tanto num milésimo de segundo, como ao longo de anos.
(RXTE) da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
.

Esta observação proporciona uma compreensão mais profunda dos fluxos de gás e poeira nos discos de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
das estrelas de neutrões (e, possivelmente, também dos buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
), que são normalmente demasiado pequenos para serem resolvidos mesmo com os telescópios mais poderosos. Pela primeira vez, foi possível ver mudanças em tempo real na estrutura das regiões internas de um disco de acreção, neste caso a apenas alguns quilómetros da superfície da estrela de neutrões. Os discos de acreção estão presentes à volta de muitos objectos no Universo, desde estrelas recém-formadas até buracos negros gigantes em quasares
quasar
Os quasares são objectos extragalácticos extremamente brilhantes e compactos. Hoje acredita-se que são o centro de galáxias muito energéticas ainda num estado inicial da sua evolução (são, pois, núcleos galácticos activos - NGAs) e a sua energia provém de um buraco negro de massa muito elevada. Os seus desvios para o vermelho indicam que se encontram a distâncias cosmológicas. O seu nome, quasar, vem do inglês quasi-stellar object, ou seja, objecto quase estelar, devido à semelhança da sua imagem em placas fotográficas com a imagem de uma estrela.
distantes. Mas, até agora, os detalhes dos fluxos nestes discos só podiam ser inferidos.

Uma estrela de neutrões é um núcleo denso que sobrou da explosão de uma estrela com uma massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
pelo menos 8 vezes maior que a do Sol. A estrela de neutrões contém uma massa aproximadamente equivalente à do Sol, mas contida numa esfera com um diâmetro da ordem da dezena de quilómetros. Em sistemas estelares binários, o gás da companheira pode ser canalizado para a estrela de neutrões, devido à forte atracção gravitacional exercida pela estrela de neutrões.

À medida que a matéria colide com a estrela de neutrões, vai-se constituindo uma camada de 10 a 100 metros de material composto essencialmente por hélio. A fusão do hélio
combustão de hélio
Designa-se por combustão de hélio o processo de fusão nuclear de núcleos de hélio para formar núcleos de átomos mais pesados. O termo "combustão" é, neste contexto, um abuso de linguagem introduzido pelos astrónomos profissionais. A fusão do hélio requer temperaturas muito elevadas e produz, essencialmente, carbono e oxigénio.
em carbono e outros elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
mais pesados liberta uma elevada quantidade de energia, dando origem a uma forte fulguração
fulguração
Uma fulguração é uma libertação de energia de forma explosiva da qual resulta um aumento rápido do brilho do astro no qual ocorre. São exemplo deste tipo de fenómenos as fulgurações solares, associadas às manchas solares, bem como as fulgurações de raios-X, que ocorrem em estrelas de neutrões, e de raios gama, que se sabe estarem relacionadas com as explosões de supernova.
de raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
. Tais fulgurações podem dar-se várias vezes por dia numa estrela de neutrões e durar cerca de 10 segundos.

O que a equipa de cientistas observou nesta estrela de neutrões, chamada 4U 1820-30, foi uma superfulguração. Estas são muito menos frequentes que as normais fulgurações alimentadas por hélio e libertam mil vezes mais energia. Julga-se que estas superfulgurações são causadas pela acumulação de cinzas nucleares de carbono, resultantes da fusão
fusão
1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
do hélio. Segundo as teorias actuais, a acumulação de carbono até ao ponto em que se dá a sua fusão é um processo que demora vários anos.

A superfulguração foi tão brilhante que actuou como uma lanterna, apontada da estrela de neutrões em direcção à região mais interna do disco de acreção. A luz de raios-X da fulguração iluminou os átomos
átomo
O átomo é a menor partícula de um dado elemento que tem as propriedades químicas que caracterizam esse mesmo elemento. Os átomos são formados por electrões à volta de um núcleo constituído por protões e neutrões.
de ferro do disco, um processo chamado fluorescência. A sonda RXTE capturou o espectro da fluorescência do ferro que, por sua vez, proporcionou informação acerca da temperatura, velocidade e localização do ferro à volta da estrela de neutrões, permitindo criar uma visão de conjunto de como o disco foi deformado pela explosão termonuclear.

Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/2004/0220stardisk.html