Missão Rosetta: lançamento adiado por mais uns dias

2004-02-27

Visão artística da sonda Rosetta e do módulo de pouso, Philae, a aproximarem-se do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Crédito: ESA.
O lançamento da sonda Rosetta foi hoje adiado por uns dias devido à necessidade de serem efectuadas reparações menores na protecção térmica externa do estágio criogénico do veículo de lançamento, o Ariane 5. O lançamento já tinha sido adiado por 24 horas devido às más condições climatéricas que se registavam na madrugada do dia 26 em Kourou (Guiana Francesa), o local de lançamento.

A missão internacional Rosetta, da Agência Espacial Europeia
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
, é um dos projectos não tripulados mais ambiciosos de sempre. A jornada até ao objectivo final, o cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
67P/Churyomov-Gerasimenko (também conhecido como “Chury”), demorará mais de 10 anos, e a sonda passará na proximidade de, pelo menos, um asteróide
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
. Ao chegar ao seu destino, a Rosetta entrará em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
do cometa e lançará um pequeno módulo, Philae, que pousará na superfície gelada do cometa.

Espera-se da missão Rosetta uma série de registos únicos em termos científicos e tecnológicos, pois esta será a primeira sonda a orbitar o núcleo de um cometa
núcleo de um cometa
O núcleo de um cometa é a parte sólida e gelada, localizada no centro da cabeça do cometa e é constituído por poeiras e gases gelados. O diâmetro dos núcleos cometários tem tipicamente entre 10 e 20 km.
, seguindo-o até ao ponto da sua órbita mais próximo do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
(periélio
periélio
O periélio é o ponto da órbita de um corpo que orbita o Sol em que este se encontra mais próximo do Sol.
), e será a primeira a lançar um módulo que pousará na superfície do cometa. A Rosetta será a primeira missão a proceder à análise, no local, da superfície e do interior de um cometa. Entre os objectivos científicos, destacam-se a caracterização global do núcleo, o estudo da morfologia da superfície, a determinação das composições química, mineralógica e isotópica
isótopo
Chamam-se isótopos aos átomos cujos núcleos têm o mesmo número de protões (por isso, são o mesmo elemento químico), mas têm um número diferente de neutrões. O número atómico dos isótopos é igual, mas o número de massa é diferente.
do núcleo do cometa. A Rosetta será também a primeira a examinar no local a natureza da interacção entre a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
solar e o núcleo de um cometa, possibilitando o estudo da dinâmica da actividade do cometa com o vento solar
vento solar
O vento solar é um vento contínuo de plasma quente que tem origem na coroa solar e preenche o espaço interplanetário do Sistema Solar. A 1 UA do Sol (ou seja, à distância da Terra ao Sol), a velocidade do vento solar é de cerca de 450 km/s e a densidade é aproximadamente 7 protões/cm3. O vento solar confina o campo magnético da Terra e é responsável por fenómenos como tempestades geomagnéticas e auroras. O Sol ejecta cerca de 10-13 da sua massa por ano via vento solar.
, e a avaliação dos processos de superfície e interacção entre gás e poeira.

Para atingir o seu objectivo, a sonda Rosetta irá aproveitar a aceleração
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
gravítica da Terra e de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
para se aproximar do alvo, de modo a poupar o máximo de combustível. Na sua trajectória ao encontro de Chury, a sonda passará pela Cintura de Asteróides
Cintura de Asteróides
A Cintura de Asteróides é a região do Sistema Solar situada entre Marte (1,5 UA) e Júpiter (5,2 UA), no plano da eclíptica, onde se encontra a maior parte dos asteróides.
, representando o primeiro encontro de uma sonda da Agência Espacial Europeia com asteróides. Um dos objectivos científicos da missão será a caracterização global de asteróides, incluindo composição, morfologia da superfície e propriedades dinâmicas.

Tal como a descoberta da pedra de Roseta permitiu aos arqueólogos e antropólogos interpretar os hieróglifos do Egipto antigo, espera-se igualmente que a sonda Rosetta ajude os astrónomos e astrofísicos a desvendar os segredos dos cometas, que são considerados os objectos mais antigos do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. Os cometas guardam as impressões digitais da Nebulosa Solar
nebulosa Solar
A nebulosa Solar é a nuvem de gás e poeira a partir da qual o nosso Sistema Solar se formou.
e espera-se que o seu estudo nos revele os mistérios da história da formação do Sistema Solar.

Para informações detalhadas sobre a missão Rosetta, pode consultar:
http://www.portaldoastronomo.org/missoes e http://sci.esa.int/rosetta