Cometas podem espalhar a Vida da Terra pela Galáxia

2004-02-24

Concepção artística de um grande impacto de um asteróide com a Terra. Crédito: Don Davis/NASA.
Se é verdade que cometas
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
que embatem na Terra podem provocar desastres ecológicos e trágicos, incluindo a extinção de espécies e alterações climáticas drásticas, também é possível que o mesmo embate disperse a Vida da Terra às mais distantes partes da Galáxia
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
!

Segundo cientistas do Centro para a Astrobiologia da Universidade de Cardiff (Reino Unido), o impacto de um cometa suficientemente grande pode atirar material que contém microrganismos para fora da atmosfera terrestre
atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre é composta por um conjunto de camadas gasosas que envolvem a Terra. Estas camadas são designadas por Troposfera (da superfície da Terra até cerca de 10 km de altitude), Estratosfera (10 - 50 km), Mesosfera (50 - 100 km), Termosfera (100 - 400 km) e Exosfera (acima dos 400 km).
. Parte desse material lançado para o espaço ficará esterilizado devido ao calor
calor
O calor é energia em trânsito entre dois corpos ou sistemas.
e à radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
, mas estes cientistas acreditam que uma fracção significativa sobreviverá. À medida que a Terra e o Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
rodam à volta da Galáxia, uma volta em cada 240 milhões de anos, este material enriquecido com bactérias poderá infectar centenas de milhões de sistemas planetários em formação que encontra pelo caminho. A transferência de Vida da Terra para a Galáxia torna-se assim inevitável.

Estas ideias são discutidas em dois artigos publicados pela revista da especialidade Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, sendo um dos artigos da autoria de C. Wickramasinghe e M. Wallis, e o outro, de B. Napier.

Sabe-se que material contendo microrganismos, como pedras e seixos, pode ser arrancado da Terra e lançado para o espaço interplanetário devido ao impacto de um cometa. O estudo realizado por Napier concluiu que o material ejectado será rapidamente erodido para fragmentos muito menores devido a colisões com poeira interplanetária. Estes pequenos fragmentos que contêm a Vida podem ser encaminhados para fora do Sistema Solar ao fim de alguns anos pela pressão de radiação solar.

O Sistema Solar pode então estar envolto por um ?biodisco? em expansão, com 30 ou mais anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de diâmetro, de microrganismos dormentes preservados em pequenos fragmentos de rocha. Durante o curso da história da Terra, poderá ter havido algumas dezenas de encontros com nebulosas
nebulosa
Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira interestelares.
de formação de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, durante os quais os micróbios podem ter sido injectados directamente para os sistemas planetários jovens.

Se planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
capazes de sustentar Vida forem suficientemente comuns na Galáxia, estes estudos concluem que mais de 10000 milhões de planetas podem ter sido infectados por este mecanismo durante a vida da nossa Galáxia!

Wallis e Wickramasinghe também identificaram outra potencial via interstelar de transmissão de Vida. Se material fértil da Terra for ejectado para o espaço interplanetário devido a um impacto, pode agregar-se nas camadas superficiais dos cometas gelados, protegendo-se da radiação. Ora, a cintura de Edgeworth-Kuiper é o maior recipiente de cometas do nosso Sistema Solar e encontra-se perto dos limites externos deste. Gradualmente, alguns cometas podem escapar-se para o espaço interstelar e alcançar discos protoplanetários e nebulosas de formação de estrelas. Aí, os cometas serão destruídos por colisões e pela erosão, libertando os microrganismos que estiverem na superfície dos cometas e plantando a Vida em sistemas planetários.

As teorias sobre vias interstelares para a transmissão de microrganismos aceitam a ideia que a Vida pode não ter tido origem na Terra, mas tenha chegado à Terra vinda de outro lado, fortalecendo a Teoria da Panspermia, que Wickramasinghe e o falecido Sir Fred Hoyle têm desenvolvido desde 1974.

Fonte da notícia: http://www.cardiff.ac.uk/news/releases/0402/040209.html