Estrela revela segredos à cabeceira da morte

2004-02-20

Imagem de M 74 (NGC 628) obtida pelo Gemini Norte com o espectrógrafo de multi-objectos GMOS, antes da explosão de supernova SN203gd. Em baixo e à esquerda, detalhe pormenorizado da região da estrela progenitora antes da explosão; em baixo e à direita, imagem de SN203gd obtida pelo Telescópio Isaac Newton, 6 meses depois de ter explodido. Crédito: composite by Richard Sword, Institute of Astronomy, University of Cambridge/Gemini Observatory/Isaac Newton Telescope.
Um grupo de astrónomos obteve imagens detalhadas de uma estrela
velha e de massa
elevada antes e depois desta terminar a sua vida com uma espectacular explosão de supernova
. A estrela, localizada em M 74, uma galáxia
próxima de nós na constelação
dos Peixes, foi observada menos de um ano antes da explosão, pelo Observatório Gemini
Observatório Gemini
O Observatório Gemini é constituído por dois telescópios idênticos de 8,1 metros, um no Observatório de Mauna Kea, no Havai (Gemini Norte) e outro no Cerro Pachón, no Chile (Gemini Sul). As localizações estratégicas dos telescópios providenciam uma cobertura total do céu do Norte e do Sul. O Gemini é um consórcio internacional entre os Estados Unidos da América, o Reino Unido, o Canadá, o Chile, a Austrália, a Argentina e o Brasil, e é operado pela AURA.
e pelo Telescópio Espacial Hubble
). Este estudo constitui a primeira confirmação observacional da teoria há muito aceite, que algumas estrelas normais, velhas e de massa elevada terminam a sua vida em violentas explosões de supernova. A equipa de investigadores, liderada por S. Smartt (Universidade de Cambridge, Inglaterra), utilizou os dados observacionais para testar os modelos teóricos que explicam como uma estrela velha e de massa elevada pode ter um destino tão violento. Os resultados foram publicados na edição de 23 de Janeiro da revista científica Science.

Durante os últimos anos, Smartt e a sua equipa têm utilizado alguns dos telescópios mais potentes, tanto na Terra como no espaço, para obter imagens de centenas de galáxias. O objectivo é encontrar, entre as milhares de milhões de estrelas destas galáxias, estrelas que um dia explodem como supernovas. O astrónomo amador Reverendo R. Evans, um conhecido caçador de supernovas, fez a descoberta inicial da explosão, identificada como SN203gd, ao examinar imagens obtidas com o telescópio de 31 cm que tem em sua casa, na Austrália, em Julho de 2003.

A seguir à descoberta de Evans, Smartt e os seus colaboradores rapidamente realizaram observações de SN203gd com o Telescópio Espacial Hubble, o que lhes permitiu determinar a posição exacta da estrela progenitora. Com essa informação, encontraram nos arquivos das observações do Observatório Gemini e do Telescópio Espacial Hubble a combinação de dados necessários a revelar a natureza dessa estrela. A equipa de Smartt demonstrou que a progenitora de SN203gd era uma estrela supergigante vermelha normal. Antes de explodir, esta estrela aparentava ter cerca de 10 vezes a massa do Sol
e cerca de 500 vezes o diâmetro do Sol

Depois da explosão de SN2003gd, os investigadores acompanharam a gradual diminuição do brilho
de SN2003gd durante vários meses, utilizando o Telescópio Isaac Newton, de 2,5 m, nas Canárias. Estas observações demonstraram que SN2003gd era uma supernova Tipo II normal, o que significa que o material ejectado com a explosão é rico em hidrogénio. Os modelos computacionais desenvolvidos pelos astrofísicos há muito que prevêem que estrelas supergigantes vermelhas, com extensas atmosferas
de hidrogénio, produzem supernovas Tipo II, mas até agora ainda não se providenciara uma evidência observacional que apoiasse estas teorias. Desta vez, as observações realizadas com o Gemini e com o Hubble antes da explosão da supernova permitiram aos investigadores determinar a temperatura, a luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
, o raio e a massa da estrela progenitora de SN2003gd, revelando que era uma estrela supergigante normal, velha e de massa elevada.

Esta é apenas a terceira vez que os astrónomos observam directamente a progenitora de uma explosão de supernova. Nas outras duas vezes, tratava-se de supernovas peculiares Tipo II: SN 1987A, que teve uma estrela supergigante azul como progenitora; e SN 1993J, que resultou da interacção de um sistema binário de massa elevada.

As explosões de supernovas prouzem e distribuem pelo espaço os elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
que conhecemos e a partir dos quais o Universo visível é feito - compreendermos estes objectos é compreendermos as nossas origens.

Fonte da notícia: http://www.gemini.edu/project/announcements/press/2004-2.html