Astrónomos medem a distância às Plêiades com grande precisão

2004-02-17

Imagem das Plêiades (M 45) obtida com o telescópio de 0,9 m de KPNO. Crédito: AURA/NOAO/NSF.
As Plêiades (M 45
M45 (NGC 1432) - Pléiades
M45, também conhecido como as Pléiades, é um aglomerado aberto de estrelas, na constelação do Touro, a uma distância aproximada de 440 anos-luz.
), um dos objectos celestes mais famosos do céu nocturno, é um enxame aberto de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Touro, que se estende por uma área 3 vezes maior do que a Lua Cheia
Lua Cheia
Lua Cheia é a fase da Lua quando esta se encontra em oposição relativamente ao Sol; quando observada a partir da Terra, a Lua exibe toda a sua superfície iluminada.
. Das milhares de estrelas que constituem este enxame, são conhecidas desde a Antiguidade as estrelas Atlas, a sua “esposa” Pleione e as suas sete filhas, que dão origem ao nome pelo qual o enxame também é designado: “As Sete Irmãs”. Na edição de 22 de Janeiro da revista científica Nature, um grupo de astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e do Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL), liderado por Xiao Pei Pan (JPL), anunciou que determinou a distância a Atlas, um sistema binário de estrelas
sistema binário de estrelas
Designa-se por sistema binário de estrelas um sistema de duas estrelas que orbitam um centro de massa comum. Estrelas binárias são também usualmente designadas por estrelas duplas.
pertencente a M 45, com a maior precisão de sempre: Atlas situa-se entre 434 e 446 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
da Terra.

O novo resultado é extremamente útil para o melhoramento da escala de distância cósmica, assim como para resolver uma controvérsia causada pela determinação da distância a este enxame pela missão Hipparcos (ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
). O Hipparcos obteve uma distância às Plêiades muito menor do que a que anteriormente se assumia, a ponto de pôr em causa os modelos teóricos do ciclo de vida das estrelas. Esta contradição deve-se à relação das leis da física entre a luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
e a distância: uma lâmpada de 100 watt
watt (W)
O watt (W), ou vátio, é a unidade de potência SI e é equivalente à potência de um agente produtor de trabalho (ou energia) que produz um joule em cada segundo: 1 W = 1 J/s = 1 N m s-2.
, a um quilómetro de distância, é tão brilhante quanto um lâmpada de 25 watt, a meio quilómetro de distância. Ou seja, para decifrar a potência de um lâmpada que se encontra a uma certa distância, precisamos de medir essa distância. Da mesma forma, também temos de saber a distância a uma estrela para determinar a sua luminosidade (o equivalente à potência da estrela). Ora, os modelos teóricos da estrutura interna das estrelas e das reacções nucleares de estrelas de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
conhecida também prevêem a luminosidade das estrelas, de modo que a teoria e as medições podem ser confrontadas.

Acontece que a distância calculada com os dados observacionais do Hipparcos, de 400 anos-luz, era menor do que a assumida nos modelos teóricos, sugerindo que, ou as medições do Hipparcos estavam erradas, ou havia algo de errado com os modelos teóricos do ciclo de vida das estrelas. Agora, os novos resultados vêm dar razão aos modelos de evolução estelar. Claro que este resultado não põe em causa a missão Hipparcos
Hipparcos
O Hipparcos foi uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA), lançada em Agosto de 1989 e terminada em Agosto de 1993. Esta foi a primeira missão espacial astrométrica, isto é, para medir posições, distâncias, movimentos, luminosidades e cores das estrelas. O Hipparcos observou mais de 100000 estrelas com uma grande precisão, influenciando todos os ramos da Astronomia. O producto mais directo da missão é um conjunto de catálogos estelares - o Catálogo de Hipparcos e o Catálogo de Tycho - publicados pela ESA em 1997.
, mas alerta para eventuais problemas.

A medição da distância obtida neste estudo deriva de observações cuidadosas da órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Atlas e da sua companheira – uma relação binária que só foi conclusivamente demonstrada em 1974. Utilizando os dados do interferómetro ISI (Observatório do Monte Wilson, EUA) e do interferómetro PTI (Observatório de Palomar, EUA), a equipa determinou com precisão a órbita do sistema binário. Conhecendo o período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
e utilizando as leis da mecânica, os astrónomos inferiram a distância entre os dois corpos e, com esta informação, calcularam a distância do sistema binário à Terra.

Fonte da notícia: http://sulaco.caltech.edu/emp/Media/Press_Releases/PR12480.html