TIMED inicia estudo da zona limite da atmosfera

2002-02-12

O satélite TIMED da NASA, concebido para estudar a Mesosfera e Baixa Termosfera/Ionosfera, a região menos explorada da atmosfera terrestre, e que faz a fronteira com o espaço exterior. Crédito: JHUAPL/NASA.
O satélite TIMED (Termosfera, Ionosfera, Mesosfera, Energética e Dinâmica), da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, lançado a 7 de Dezembro de 2001, terminou com sucesso o período de teste do funcionamento dos seus quatro instrumentos. Declarada operacional, teve início a recolha de dados científicos da menos explorada e compreendida porção da atmosfera terrestre
atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre é composta por um conjunto de camadas gasosas que envolvem a Terra. Estas camadas são designadas por Troposfera (da superfície da Terra até cerca de 10 km de altitude), Estratosfera (10 - 50 km), Mesosfera (50 - 100 km), Termosfera (100 - 400 km) e Exosfera (acima dos 400 km).
: a Mesosfera e a Baixa Termosfera/Ionosfera (MBTI), uma transição entre o ambiente terrestre e o espaço exterior. A missão, que durará dois anos, observará uma parte desta região, aproximadamente compreendida entre 64 e 176 quilómetros de altitude, dedicando-se ao estudo da sua estrutura básica e da transferência de energia para dentro e fora desta zona.

A equipa científica, liderada por Sam Yee do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins (EUA), manifestou satisfação pelo começo da missão científica, realçando a importância da TIMED na obtenção das primeiras imagens globais da MBTI. Com a TIMED, as propriedades físicas desta região crítica da nossa atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
serão caracterizadas, permitindo à comunidade científica a elaboração de futuras previsões de "meteorologia espacial" e a determinação de como esta afecta actividades como as comunicações, o rastreio de satélites, o tempo de vida útil das naves espaciais e a reentrada destas na atmosfera terrestre.

Fonte da notícia: http://www.jhuapl.edu/public/pr/space/TIMED/020211a.htm
Mais informações sobre a missão TIMED em: http://www.timed.jhuapl.edu