VLT detecta fulgurações infravermelhas provenientes de Sgr A*

2004-03-12

Curva de luz de Sgr A* no infravermelho. Crédito: ESO/R. Genzel et al.
Na madrugada do dia 9 de Maio de 2003, em plena sessão de observação com um dos telescópios do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
(ESO
), uma equipa de astrónomos descobriu radiação infravermelha
emitida pelo material em queda para o buraco negro
muito elevada, designado por Sgr A*, que existe no centro da nossa galáxia

Os astrónomos começaram por ficar espantados com a presença daquilo que parecia ser uma estrela
desconhecida bem no centro da região mais central da Via Láctea
. Contudo, passados poucos minutos a tal estrela desapareceu nas imagens seguintes que foram obtidas. Concluíram imediatamente tratar-se de uma fulguração
, devida a material aquecido em queda para o buraco negro central - algo que se tenta observar directamente no infravermelho desde há uma década, mas até agora sem qualquer êxito.

Uma análise cuidada das observações revelou que a emissão infravermelha é originada a algumas milésimas de segundo de arco
segundo de arco (")
O segundo de arco (") é uma unidade de medida de ângulos, ou arcos de circunferência, correspondente a 1/60 de minuto de arco, ou seja, 1/3600 de grau.
da posição do buraco negro (correspondendo a um afastamento de algumas horas-luz), e varia em escalas de tempo da ordem dos minutos. Isto prova que a radiação
infravermelha provém da vizinhança imediata exterior do chamado horizonte de acontecimentos do buraco negro, isto é, a superfície de não-retorno da qual nem a luz consegue escapar. A rápida variabilidade observada nos dados indica claramente que a região em torno deste horizonte deve possuir propriedades caóticas, à semelhança do que se observa, por exemplo, em fulgurações no nosso Sol

O aspecto mais saliente destas observações é a aparente periodicidade, de 17 minutos, exibida pelas curvas de luz de duas das fulgurações detectadas. Se a periodicidade é devida ao movimento orbital do gás em torno do buraco negro, a conclusão inevitável é a de que o buraco negro deve estar em rotação rápida.

Estas observações permitem testar as previsões da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
. De acordo com Reinhard Genzel, investigador principal do projecto, esta descoberta marca realmente o início duma nova era, o domínio observacional da Física dos buracos negros. Sabe-se da teoria que um buraco negro possui apenas três características: massa, momento angular, e carga eléctrica. Em 2003, esta mesma equipa de investigadores conseguiu provar a existência dum buraco negro no centro da Via Láctea, tendo determinado a sua massa. Se a periodicidade agora registada for de facto o tempo orbital da matéria em queda para o buraco negro, fica também medido pela primeira vez o seu momento angular. O valor estimado é de cerca de metade do valor máximo permitido pela teoria.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2003/pr-26-03.html