Oxigénio e carbono descobertos na atmosfera de um planeta extra-solar

2004-02-09

Visão artística do extenso envelope elipsoidal (em forma de bola de râguebi) de oxigénio e carbono descoberto à volta do bem conhecido planeta extra-solar HD 209458b (também conhecido por Osíris). Os átomos de carbono e oxigénio são arrancados da baixa atmosfera com o fluxo de átomos de hidrogénio que estão a escapar da atmosfera, num processo chamado blow off atmosférico. Crédito: ESA & A. Vidal-Madjar (Institut d’Astrophysique de Paris, CNRS, France).
Uma equipa de cientistas, liderada por A. Vidal-Madjar (Instituto de Astrofísica de Paris, CNRS), descreve a mais recente descoberta relacionada com o famoso planeta extra-solar
HD 209485b num artigo que será publicado numa próxima edição da revista da especialidade Astrophysical Journal Letters.

O planeta
HD 209458b tem proporcionado descobertas espectaculares: foi o primeiro planeta extra-solar a ser descoberto pelo método do trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
; o primeiro a ser-lhe detectada uma atmosfera
; o primeiro a ser-lhe descoberta uma atmosfera de hidrogénio em evaporação; e agora, é o primeiro planeta extra-solar a ser-lhe detectado oxigénio e carbono na atmosfera.

Os cientistas utilizaram o Telescópio Espacial Hubble
) para observar HD 209458b quando este passava à frente da sua estrela
mãe e encontraram um envelope elipsoidal extenso, em forma duma bola de râguebi, constituído por oxigénio e carbono. A análise da radiação
que atravessa este envelope mostra que estes átomos
estão a ser arrancados da atmosfera mais baixa pelo fluxo de átomos de hidrogénio que estão a evaporar-se da atmosfera.

HD 209458b recebeu o nome temporário de Osíris, o deus Egípcio que perdeu parte do seu corpo depois de o seu irmão o ter assassinado e cortado aos bocados, de forma a não poder voltar a viver.

HD 209458b pertence a um tipo de planetas extra-solares conhecidos como “Júpiteres quentes” – são planetas gasosos gigantes cujas órbitas
são muito próximas da sua estrela. HD 209485b tem um diâmetro 1,3 vezes o de Júpiter
, a sua massa
é 0,7 vezes a de Júpiter, dista da sua estrela um oitavo da distância de Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
ao Sol
(cerca de 7 milhões de quilómetros) e a sua superfície está a mais de 1000°C. Em cada 3,5 dias ocorre um trânsito, que dura 3 horas e eclipsa 1,5% do disco da estrela mãe.

A atmosfera de HD 209485b é complexa, com sódio na baixa atmosfera e hidrogénio, oxigénio e carbono a evaporarem-se na alta atmosfera. A sua extensa atmosfera cobre 15% do disco da estrela durante os eclipses
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
. A atmosfera é assim tão extensa devido à proximidade do planeta à sua estrela, que evapora o hidrogénio, o oxigénio e o carbono. Os astrónomos calculam que a quantidade de hidrogénio que escapa de HD209485b é, pelo menos, 10000 toneladas
tonelada (t)
A tonelada (t) é uma unidade de massa equivalente a 1000 kg.
por segundo. A cauda de hidrogénio tem 200000 km de extensão.

A estrela à volta da qual Osíris orbita é HD 209485, uma estrela amarela semelhante ao Sol e que se encontra a 150 anos-luz
de nós, na constelação
de Pégaso.

O facto de Osíris possuir oxigénio não é uma grande surpresa, pois o oxigénio também está presente em planetas gigantes gasosos
planeta joviano
Designam-se por planetas jovianos aqueles que se assemelham a Júpiter, ou seja, planetas gigantes com superfícies gasosas. No Sistema Solar, são planetas jovianos Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
do nosso Sistema Solar
, como Júpiter e Saturno

Por outro lado, foi surpreendente descobrir átomos de carbono e oxigénio num envelope extenso à volta do planeta. Pois embora tanto o carbono como o oxigénio já tenham sido observados em Júpiter e Saturno, encontravam-se sempre combinados com metano e água, nas camadas mais baixas da atmosfera. Em Osíris, estes elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
aparecem como elementos básicos, e são visíveis na atmosfera mais alta de Osíris, o que confirma um resultado anterior, o de que a atmosfera estar a expandir-se.

O hidrogénio é o elemento mais leve e, comparativamente, o oxigénio e o carbono são muito mais pesados. Este facto levou os cientistas a concluírem que o processo que ocorre na atmosfera de Osíris é mais eficiente do que a simples evaporação. O gás é essencialmente arrancado a uma velocidade superior a 35000 km/h e até os elementos mais pesados são arrancados.

Todo o mecanismo de evaporação é tão distinto que há razões para propor a existência de uma nova classe de planetas extra-solares, os planetas chtonianos, que se caracterizam por serem os restos dos núcleos sólidos de planetas gigantes gasosos evaporados, que orbitam mais perto da sua estrela mãe do que Osíris. A detecção desses planetas deverá estar em breve ao alcance dos nossos telescópios, tanto na Terra como no espaço.

A descoberta de um processo extremamente eficaz de evaporação poderá indirectamente confirmar teorias sobre a infância da nossa Terra, pois este é o único caso em que o escape hidrodinâmico é observado directamente. Especula-se que Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
, Terra e Marte
podem ter perdido totalmente a sua atmosfera original durante a sua vida jovem e que as suas atmosferas actuais têm origem em impactos de asteróides
e cometas
e da perda de gases do interior do planeta.

Fonte da notícia: http://spacetelescope.org/bin/news.pl?string=heic0403