A ESA com os olhos em Marte

2004-01-28

Em cima: imagem obtida pela câmara HRSC da bacia de Hellas (41°S e 101°E). A imagem cobre 100 km de extensão, com uma resolução de 12 m por pixel, e mostra o canal Reull Vallis, onde se julga que outrora correu água. Crédito: ESA/DLR/FU Berlim (G. Neukum). No meio: observações da calote polar do Sul realizadas pela OMEGA, em 3 bandas: à direita, no visível; ao centro, em gelo de dióxido de carbono; à esquerda, em gelo de água. Crédito: ESA/OMEGA. Em baixo: dados preliminares do espectrómetro PFS mostram que a distribuição de CO é diferente no hemisfério Norte e Sul de Marte. Crédito: ESA/PFS.
Mars Express
Mars Express
Mars Express é uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) lançada a 2 de Junho de 2003 e que alcançou Marte em Dezembro de 2003. A Mars Express entrou numa órbita à volta de Marte, onde permanecerá a cumprir os seus objectivos: fotografar toda a superfície de Marte em alta resolução (e algumas áreas seleccionadas em super-resolução); mapear a composição mineral da superfície; mapear a composição da atmosfera e determinar a sua circulação global; estudar a estrutura do subsolo até uma profundidade de alguns quilómetros; estudar o efeito da atmosfera na superfície; determinar a interacção entre a atmosfera e o vento solar. A Mars Express levava a bordo o Beagle 2, que foi lançado para pousar na superfície de Marte, mas que nunca deu notícias e é considerado perdido.
, a sonda da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
que entrou em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
à volta de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
no passado dia 25 de Dezembro, apesar de ainda estar a testar e calibrar os seus instrumentos, já deu início à fase de investigação científica e os primeiros resultados são bastante promissores, confirmando o bom funcionamento dos instrumentos.

A câmara estéreo de alta resolução HRSC (do inglês High Resolution Stereo Camera) obteve imagens espectaculares, que cobrem 1,87 milhões de km2 da superfície marciana. O instrumento OMEGA, uma combinação de câmara e espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de infravermelhos
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, detectou a presença de gelo de água e gelo de dióxido de carbono na calote polar do Sul, a partir do primeiro mapeamento realizado da calote polar. O novo espectrómetro de alta resolução também confirmou a presença de gelo de água e gelo de dióxido de carbono nas calotes polares, mostrando ainda que a distribuição do óxido de carbono nos hemisférios Norte e Sul é distinta.

O instrumento MaRS, um sofisticado transmissor e receptor de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
, emitiu com sucesso o seu primeiro sinal, que foi recebido na Terra por uma antena de 70 m na Austrália. A técnica associada a este instrumento permite a detecção da composição química da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
, ionosfera
ionosfera
A ionosfera é a camada da atmosfera terrestre situada imediatamente acima da estratosfera. Estende-se dos 80 até aos 500 km acima da superfície terrestre, onde o oxigénio e o azoto são ionizados pela luz solar, dando origem a electrões livres.
e superfície de Marte.

Resultados preliminares do ASPERA, um analisador de átomos
átomo
O átomo é a menor partícula de um dado elemento que tem as propriedades químicas que caracterizam esse mesmo elemento. Os átomos são formados por electrões à volta de um núcleo constituído por protões e neutrões.
neutros energéticos e de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
, mostraram diferenças nas características entre a área de impacto do vento solar
vento solar
O vento solar é um vento contínuo de plasma quente que tem origem na coroa solar e preenche o espaço interplanetário do Sistema Solar. A 1 UA do Sol (ou seja, à distância da Terra ao Sol), a velocidade do vento solar é de cerca de 450 km/s e a densidade é aproximadamente 7 protões/cm3. O vento solar confina o campo magnético da Terra e é responsável por fenómenos como tempestades geomagnéticas e auroras. O Sol ejecta cerca de 10-13 da sua massa por ano via vento solar.
e a cauda da magnetosfera
magnetosfera
Magnetosfera é a região em torno de um objecto celeste ocupada pelo seu campo magnético.
de Marte. O objectivo deste instrumento é determinar se a erosão do vento solar foi responsável pelo desaparecimento de água líquida em Marte.

Outra experiência interessante foi realizada pelo SPICAM, um espectrómetro de ultravioletas
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
e infravermelhos, durante a primeira ocultação
ocultação
Designa-se por ocultação a ausência de luz proveniente de um objecto celeste devido à sua passagem por detrás de outro objecto celeste. Por exemplo, o eclipse do Sol é uma ocultação do Sol.
observada em Marte. Mediu simultaneamente a distribuição de vapor de água e de ozono, o que nunca tinha sido feito antes, mostrando que existe mais vapor de água onde existe menos ozono.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/esaSC/SEME5D474OD_exploring_0.html