A NASA com os olhos em Marte

2004-01-27

Em cima: imagem obtida com a câmara panorâmica do interior da cratera onde o rover Opportunity pousou. Este é o local de aterragem em Marte mais escuro de sempre. Em baixo: imagem de um afloramento rochoso onde se distinguem finas camadas de rocha. Crédito: NASA/JPL/Cornell.
Opportunity (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), o segundo rover da missão norte-americana de exploração de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
, aterrou sem problemas em Marte na madrugada de Domingo passado, dia 25 de Janeiro. O local de aterragem, chamado Meridiani Planum, está localizado no lado oposto à cratera Gusev, onde Spirit, o outro rover da NASA, aterrou há 3 semanas.

Meridiani Planum é uma planície coberta por hematite cinzenta, um mineral que na Terra se forma normalmente na presença de água. As primeiras imagens obtidas pela Opportunity e enviadas através da sonda Mars Odyssey
2001 Mars Odyssey
A missão 2001 Mars Odyssey é uma missão da NASA destinada ao planeta vermelho, Marte, com o objectivo de utilizar câmaras e espectrógrafos para procurar evidências da existência de água líquida e de actividade vulcânica, tanto no passado como no presente. Lançada em 7 de Abril de 2001, a sonda chegou a Marte em 24 de Outubro de 2001 e ficou a orbitar o planeta. Observações realizadas pela Mars Odyssey em 26 de Maio de 2002 deram indícios da existência de enormes depósitos de gelo de água abaixo da superfície do planeta.
(NASA) revelam um terreno muito escuro e indicam que a sonda aterrou numa pequena cratera de cerca de 20 metros de diâmetro.

A sudoeste do local de pouso, as imagens registaram um afloramento rochoso nunca antes visto no planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vermelho. As mais recentes imagens revelam finas camadas de rocha, não mais espessas do que um dedo, indicando que a rocha deve ter sido formada a partir de sedimentos transportados por água ou vento, ou a partir de cinzas vulcânicas. Este será certamente um dos primeiros sítios a explorar dentro de 10 a 15 dias, quando o rover estiver pronto para começar a circular no solo marciano.

Entretanto, os cientistas conseguiram diagnosticar que os problemas que se verificaram com a sonda Spirit na semana passada têm a ver com a memória do computador do rover e esperam resolver a situação em breve.

Fonte da notícia: http://marsrovers.jpl.nasa.gov/newsroom/pressreleases/20040127a.html