Primeiros indícios dum planeta extrasolar com campo magnético

2004-01-21

Ilustração de uma tempestade magnética na cromosfera da estrela HD 179949, e o respectivo ponto quente. O ponto quente de HD 179949 parece mover-se na superfície da estrela com o mesmo período da órbita do planeta. Crédito: S. Erno.
Uma equipa de astrónomos canadianos observou HD 179949, uma estrela
semelhante ao nosso Sol
a cerca de 90 anos-luz
de distância, na direcção da constelação
do Sagitário. As observações foram conduzidas no observatório de Mauna Kea, no Havai (EUA), com o espectrógrafo de alta resolução Gecko, montado no telescópio CFHT
Canada-France-Hawaii Telescope (CFHT)
O Telescópio Canadá-França-Havai é um telescópio de 3,6 m de diâmetro situado no Observatório de Mauna Kea, no Havai (EUA), operacional desde 1977. A instrumentação deste telescópio inclui, entre outros, a MegaPrime, uma câmara de campo largo e de alta resolução composta por um conjunto de 36 CCDs acoplados num só instrumento.
de 3,6 m.

Com base no programa Anglo-Australiano de busca de planetas extra-solares
, os astrónomos descobriram que HD 179949 possui um planeta
em seu redor. Este planeta possui uma massa
de pelo menos 270 vezes a massa da Terra, tem um raio quase tão grande quanto o de Júpiter
, e orbita a estrela HD 179949 em apenas 3,093 dias! Este planeta é por isso um planeta extra-solar do tipo Júpiter Quente (isto é, um planeta gigante muito próximo da estrela central), um tipo de planeta que constitui cerca de 20% de todos os planetas extra-solares conhecidos.

A cromosfera
cromosfera solar
A cromosfera é a região da atmosfera do Sol imediatamente acima da fotosfera e abaixo da coroa solar. A densidade vai decrescendo e a temperatura vai subindo rapidamente à medida que nos afastamos da superfície do Sol. Na baixa cromosfera, mais densa (10-8 a 10-13 g/cm3), constituída por hidrogénio neutro frio (a 7500 K) e que se estende por cerca de 4000 km; e a alta cromosfera, com uma extensão de 12 000 km, menos densa (10-16 g/cm3) e formada por hidrogénio ionizado quente (106 K). É na cromosfera solar que ocorrem muitos dos fenómenos de actividade solar: as espículas, as regiões activas, as proeminências e os filamentos, e as fulgurações solares.
de HD 179949 foi observada em luz ultravioleta
emitida por átomos
de cálcio que foram uma vez ionizados
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
. Tempestades magnéticas gigantescas na cromosfera das estrelas produzem pontos quentes que são observáveis nesta luz como regiões de maior brilho
. Um tal ponto quente persistente é observado em HD 179949, parecendo mover-se na superfície de HD 179949, ligeiramente adiantado em relação ao planeta, mas com uma periodicidade igual ao período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
do planeta em redor da estrela. Este sincronismo foi observado ao longo de pelo menos 100 órbitas
do planeta em torno de HD 179949.

No entanto, a velocidade de rotação da estrela parece ser demasiado pequena para manter o movimento do ponto quente na sua superfície. A melhor explicação parece ser a de que este ponto quente traduz a interacção entre a cromosfera de HD 179949 e o campo magnético
do planeta que a orbita. Tal fora previsto no ano 2000 por astrónomos norte-americanos. A ser verdade, este é o primeiro exemplo de planeta extra-solar com campo magnético. Este tipo de interacção entre estrela e planeta pode fornecer pistas imporantes sobre a estrutura e processo de formação do planeta.

Futuras observações são necessárias para os astrónomos perceberem se esta interacção magnética é transiente, ou se pelo contrário é um processo demorado. Nesse sentido, estão já planeadas observações no domínio do infravermelho
com um dos telescópios Gemini de 8 m, situado no Chile. A luz infravermelha emitida pelo hélio permite mapear pontos quentes em níveis superiores da cromosfera de HD 179949.

Fonte da notícia: http://www.astro.ubc.ca/News/ES.html