Primeiros indícios dum planeta extrasolar com campo magnético

2004-01-21

Ilustração de uma tempestade magnética na cromosfera da estrela HD 179949, e o respectivo ponto quente. O ponto quente de HD 179949 parece mover-se na superfície da estrela com o mesmo período da órbita do planeta. Crédito: S. Erno.
Uma equipa de astrónomos canadianos observou HD 179949, uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
semelhante ao nosso Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
a cerca de 90 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de distância, na direcção da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Sagitário. As observações foram conduzidas no observatório de Mauna Kea, no Havai (EUA), com o espectrógrafo de alta resolução Gecko, montado no telescópio CFHT
Canada-France-Hawaii Telescope (CFHT)
O Telescópio Canadá-França-Havai é um telescópio de 3,6 m de diâmetro situado no Observatório de Mauna Kea, no Havai (EUA), operacional desde 1977. A instrumentação deste telescópio inclui, entre outros, a MegaPrime, uma câmara de campo largo e de alta resolução composta por um conjunto de 36 CCDs acoplados num só instrumento.
de 3,6 m.

Com base no programa Anglo-Australiano de busca de planetas extra-solares
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, os astrónomos descobriram que HD 179949 possui um planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
em seu redor. Este planeta possui uma massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
de pelo menos 270 vezes a massa da Terra, tem um raio quase tão grande quanto o de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, e orbita a estrela HD 179949 em apenas 3,093 dias! Este planeta é por isso um planeta extra-solar do tipo Júpiter Quente (isto é, um planeta gigante muito próximo da estrela central), um tipo de planeta que constitui cerca de 20% de todos os planetas extra-solares conhecidos.

A cromosfera
cromosfera solar
A cromosfera é a região da atmosfera do Sol imediatamente acima da fotosfera e abaixo da coroa solar. A densidade vai decrescendo e a temperatura vai subindo rapidamente à medida que nos afastamos da superfície do Sol. Na baixa cromosfera, mais densa (10-8 a 10-13 g/cm3), constituída por hidrogénio neutro frio (a 7500 K) e que se estende por cerca de 4000 km; e a alta cromosfera, com uma extensão de 12 000 km, menos densa (10-16 g/cm3) e formada por hidrogénio ionizado quente (106 K). É na cromosfera solar que ocorrem muitos dos fenómenos de actividade solar: as espículas, as regiões activas, as proeminências e os filamentos, e as fulgurações solares.
de HD 179949 foi observada em luz ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
emitida por átomos
átomo
O átomo é a menor partícula de um dado elemento que tem as propriedades químicas que caracterizam esse mesmo elemento. Os átomos são formados por electrões à volta de um núcleo constituído por protões e neutrões.
de cálcio que foram uma vez ionizados
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
. Tempestades magnéticas gigantescas na cromosfera das estrelas produzem pontos quentes que são observáveis nesta luz como regiões de maior brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
. Um tal ponto quente persistente é observado em HD 179949, parecendo mover-se na superfície de HD 179949, ligeiramente adiantado em relação ao planeta, mas com uma periodicidade igual ao período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
do planeta em redor da estrela. Este sincronismo foi observado ao longo de pelo menos 100 órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
do planeta em torno de HD 179949.

No entanto, a velocidade de rotação da estrela parece ser demasiado pequena para manter o movimento do ponto quente na sua superfície. A melhor explicação parece ser a de que este ponto quente traduz a interacção entre a cromosfera de HD 179949 e o campo magnético
campo magnético
O campo magnético é a região em torno de um corpo na qual é detectada uma força magnética. Os campos magnéticos actuam apenas em partículas electricamente carregadas. Campos magnéticos fracos são por exemplo gerados por efeito de dínamo no interior dos planetas e luas, enquanto que campos magnéticos mil milhões de vezes mais fortes podem ser gerados em estrelas e galáxias. Os campos magnéticos são capazes de controlar o movimento de gás ionizado e até moldar a forma dos corpos por eles actuados.
do planeta que a orbita. Tal fora previsto no ano 2000 por astrónomos norte-americanos. A ser verdade, este é o primeiro exemplo de planeta extra-solar com campo magnético. Este tipo de interacção entre estrela e planeta pode fornecer pistas imporantes sobre a estrutura e processo de formação do planeta.

Futuras observações são necessárias para os astrónomos perceberem se esta interacção magnética é transiente, ou se pelo contrário é um processo demorado. Nesse sentido, estão já planeadas observações no domínio do infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
com um dos telescópios Gemini de 8 m, situado no Chile. A luz infravermelha emitida pelo hélio permite mapear pontos quentes em níveis superiores da cromosfera de HD 179949.

Fonte da notícia: http://www.astro.ubc.ca/News/ES.html