Divulgadas as primeiras observações do Telescópio Espacial Spitzer

2004-01-15

Imagem da estrutura Herbig-Haro 46/47 obtida pelo Spitzer Space Telescope. Os telescópios ópticos eram apenas capazes de detectar uma mancha opaca (canto inferior esquerdo). No infravermelho (imagem grande) a mesma estrutura revela actividade química e física nesta região de formação estelar. Crédito: NASA/JPL-Caltech.
Um instrumento a bordo do telescópio de infravermelhos
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
) obteve recentemente as primeiras imagens desde que foi colocado em órbita
em 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, cujo nome anterior era Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX.

Colocado em órbita em 25 de Agosto de 2003, o telescópio Spitzer leva a bordo um espectrógrafo de infravermelhos, o IRS (do Inglês InfraRed Spectrograph). Recentemente, numa conferência de imprensa dada em Dezembro de 2003, o Prof. James Houck da Universidade de Cornell (EUA), chefe da equipa do IRS, apresentou as primeiras observações e dados obtidos com este observatório. Entre as observações mais espectaculares encontram-se imagens obtidas com a câmara de infravermelho e o seu fotómetro multi-banda. As imagens incluem um berçário estelar, uma galáxia
poeirenta distante, um disco de resíduos da formação de planetas
, e material orgânico no universo distante.

O IRS, um dos três instrumentos a bordo do telescópio espacial, é o espectrógrafo de infravermelho mais sensível até agora enviado para o espaço. Em menos de 15 minutos obteve um espectro da galáxia distante IRAS
InfraRed Astronomical Satellite (IRAS)
O IRAS foi o primeiro satélite astronómico de infravermelhos colocado em órbita, em 1984, pela NASA. Este satélite mapeou cerca de 96% de todo o céu em 4 bandas (ou filtros) centradas nos comprimentos de onda de 12, 25, 60 e 100 mícrones.
00183, que foi observada pela primeira vez em 1983 pelo InfraRed Astronomical Satellite (IRAS). O espectro revelou indícios de química orgânica em IRAS 00183, uma galáxia incrivelmente luminosa situada a uns 3,25 mil milhões de anos-luz
da Terra. Esta potentíssima fonte, com uma luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
de 10 biliões de vezes a do Sol
, é uma das galáxias mais luminosas alguma vez detectada.

Numa imagem óptica, a galáxia IRAS 00183 não é mais que um borrão ténue. Mas o espectro tomado com o IRS revela a presença de silicatos. As minúsculas partículas de silicatos constituem o absorvente dominante da energia visível, sendo tão opacas que apenas uma pequena percentagem da luz visível
é capaz de escapar da galáxia.

O que se observa em IRAS 00183 é uma fusão
de duas galáxias, o que produz um de dois efeitos: ou o que se observa é um episódio muito breve de formação estelar muito intensa, ou então uma ou ambas as galáxias possuíam um buraco negro
de grande massa
antes de colidirem. Neste cenário, os buracos negros estariam a libertar energia ao engolir estrelas
e gás. Em ambos os casos, a colisão comprimiria o gás, desencadeando o processo de formação estelar, ou a libertação de energia por parte do buraco negro.

No entanto, os dois cenários têm problemas. Como levar gás em quantidades suficientes a uma distância tão próxima do buraco? Ou, como é que se podem formar estrelas tão rapidamente e ao mesmo tempo?

Fonte da notícia: http://www.news.cornell.edu/releases/Dec03/Spitzer.Houck.deb.html