Postais de Marte

2004-01-06

Em cima: primeira imagem 3D panorâmica de 360° do local de aterragem do rover Spirit em Marte. A imagem foi obtida pela câmara de navegação do Spirit, que é estéreo e combina as imagens obtidas pela câmara direita com as imagens obtidas pela câmara esquerda para produzir a imagem 3D. A depressão da superfície à esquerda do centro da imagem tem cerca de 10 metros de diâmetro e encontra-se a aproximadamente 10 a 20 metros do Spirit e, ou é uma cratera de impacto, ou o produto da erosão do vento. Ao centro: igual à de cima, mas apenas a imagem obtida pela câmara direita. Em baixo: igual à primeira, mas apenas a imagem obtida pela câmara esquerda. Crédito: NASA/JPL/Cornell.
Na madrugada do dia 4 de Janeiro de 2004, Spirit, um dos dois rovers da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
para a exploração de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
, enviou com sucesso um sinal de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
, depois de ter saltado e rolado durante alguns minutos após o impacto inicial no solo de Marte, às 4h35 da manhã (hora de Lisboa). Três horas depois, o Spirit enviou para a Terra as suas primeiras imagens de Marte, através da sonda Mars Odyssey
2001 Mars Odyssey
A missão 2001 Mars Odyssey é uma missão da NASA destinada ao planeta vermelho, Marte, com o objectivo de utilizar câmaras e espectrógrafos para procurar evidências da existência de água líquida e de actividade vulcânica, tanto no passado como no presente. Lançada em 7 de Abril de 2001, a sonda chegou a Marte em 24 de Outubro de 2001 e ficou a orbitar o planeta. Observações realizadas pela Mars Odyssey em 26 de Maio de 2002 deram indícios da existência de enormes depósitos de gelo de água abaixo da superfície do planeta.
(NASA). Dentro de três semanas, na madrugada de 25 de Janeiro, espera-se que o seu rover gémeo, o Opportunity, chegue ao lado oposto de Marte.

O local de aterragem do Spirit foi a cratera Gusev, escolhido devido a estudos anteriores indicarem que talvez esta cratera já tenha tido um lago há muito tempo. Um longo e profundo vale, aparentemente escavado por antigos cursos de água, desemboca em Gusev. A cratera é uma bacia
bacia de impacto
Uma bacia é uma planície com uma depressão na qual se podem acumular por exemplo água, sedimentos, lava, ou gelos. Em Astronomia, uma bacia (dita de impacto) é uma cratera de impacto cujos bordos podem estar bem ou mal definidos.
com um diâmetro de 150 km, criada pelo impacto de um asteróide
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
ou de um cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
, bem cedo na história de Marte. A tarefa do Spirit é passar os próximos três meses a explorar rochas e o solo marciano, à procura de pistas que indiquem que no passado houve aqui água e condições para a Vida.

O rover Spirit viajou 487 milhões de quilómetros até chegar a Marte, desde que foi lançado a 10 de Junho de 2003, a partir da base do Cabo Canaveral, na Florida (EUA).

Durante a próxima semana, o Spirit percorrerá uma série de estágios de preparação, que inclui desdobrar-se e levantar-se, de forma a estar apto para rolar para fora da plataforma de aterragem e percorrer o solo marciano. Entretanto, as câmaras do Spirit e um instrumento de infravermelhos
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
de identificação de minerais estarão operando e examinando o terreno vizinho.

O terreno aparenta ser diferente de todos os locais examinados pelas três sondas anteriores da NASA que aterraram com sucesso – as duas Vickings, em 1976, e o Mars Pathfinder, em 1997. Trata-se de uma superfície que se distingue pela ausência de pedregulhos na vizinhança do Spirit, o que é excelente para este se deslocar.

Pode acompanhar todas os acontecimentos relacionados com os rovers em http://marsrovers.jpl.nasa.gov/home/index.html

Fonte da notícia: http://marsrovers.jpl.nasa.gov/newsroom/pressreleases/20040104a.html