Rasto de buracos negros e estrelas de neutrões indicam uma colisão antiga

2003-12-30

A galáxia elíptica NGC 4261 em raios-X pelo Chandra (em cima) e no óptico pelo Observatório do Monte Palomar (em baixo). Crédito: NASA/CXC/A. Zezas et al. (raios-X); Pal.Obs. DSS (óptico).
Uma imagem da galáxia
elíptica NGC 4261 obtida pelo observatório de raios-X Chandra
) revelou um rasto de buracos negros
e estrelas de neutrões
que se estende por mais de 50.000 anos-luz
. Das imagens ópticas e de rádio
só se sabia que algo de invulgar se passava no núcleo desta galáxia que se encontra a aproximadamente 100 milhões de anos-luz de nós. Mas afinal a surpresa veio da periferia da galáxia, onde foram descobertos dezenas de buracos negros e estrelas
de neutrões
, que se estendem no espaço como as contas de um colar.

Segundo a equipa de investigação liderada por A. Zezas (Centro Smithsonian para a Astrofísica, EUA), esta estrutura espectacular resulta da destruição de uma galáxia menor, desfeita pelas forças de maré de NGC 4261 há alguns milhares de milhões de anos. À medida que a galáxia condenada caía em NGC 4261, enormes torrentes de gás formaram longas caudas de maré. As ondas de choque
geradas pela queda desta caudas de maré na galáxia maior provocaram um surto de formação de estrelas de massa
elevada, que ao fim de alguns milhões de anos colapsaram e evoluíram para estrelas de neutrões e buracos negros. Algumas destas estrelas que colapsaram tinham estrelas companheiras e tornaram-se fontes de raios-X
brilhantes devido ao gás que roubam das companheiras.

Esta descoberta vem mostrar que observações em raios-X podem ser extremamente úteis para identificar o remanescente de fusões antigas entre galáxias, podendo ser uma ferramenta importante para compreendermos a origem das galáxias elípticas.

Actualmente, o cenário mais aceite para a origem das galáxias elípticas é que estas são produzidas pela colisão de galáxias espirais. Esta teoria é apoiada por simulações computacionais de colisões de galáxias e por observações no óptico de estruturas como caudas e arcos. No entanto, as evidências ópticas deixam de ser observadas rapidamente, enquanto que as observações de NGC 4261 mostram que a assinatura em raios-X pode durar centenas de milhões de anos.

Fonte da notícia: http://www1.msfc.nasa.gov/NEWSROOM/news/releases/2003/03-207.html