Odyssey estuda mudanças climáticas em Marte

2004-01-01

Mosaico de imagens tomadas pela Mars Odyssey entre 8 e 26 de Novembro de 2003. O mosaico, criado a partir de oito imagens no visível, cobre uma área de mais de 325 quilómetros de comprimento e 100 quilómetros de largura. A zona observada situa-se a latitudes entre 78 e 82 graus sul e a longitudes entre 90 e 105 graus este. A região exibe uma estrutura rica de terrenos sedimentares e crateras. Crédito: NASA/JPL/Arizona State University.
Achados recentes da Mars Odyssey
2001 Mars Odyssey
A missão 2001 Mars Odyssey é uma missão da NASA destinada ao planeta vermelho, Marte, com o objectivo de utilizar câmaras e espectrógrafos para procurar evidências da existência de água líquida e de actividade vulcânica, tanto no passado como no presente. Lançada em 7 de Abril de 2001, a sonda chegou a Marte em 24 de Outubro de 2001 e ficou a orbitar o planeta. Observações realizadas pela Mars Odyssey em 26 de Maio de 2002 deram indícios da existência de enormes depósitos de gelo de água abaixo da superfície do planeta.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) indicam que Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
pode estar a passar por um período de mudanças climáticas.

A Odyssey tem estado a mapear a distribuição de materiais na superfície e na baixa atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
de Marte desde 2002, ao longo de aproximadamente um ano Marciano completo. Além de seguir as mudanças sazonais, tais como o avanço e recuo do gelo seco polar, a sonda tem enviado informação útil para estudar a dinâmica do clima relativa a intervalos de tempo maiores.

A quantidade de água congelada próxima da superfície em algumas regiões relativamente quentes de baixa latitude em ambos os hemisférios parece ser demasiado grande para estar em equilíbrio com a atmosfera nas condições climáticas actuais. Uma explicação poderia ser que Marte está a sair de uma idade do gelo.

Nas regiões de latitude elevada, mapas de hidrogénio baseados na emissão de raios gama
raios gama
Os raios gama são a componente mais energética e mais penetrante de toda a radiação electromagnética. Os fotões gama possuem energias elevadíssimas, tipicamente superiores a 10 keV, às quais correspondem comprimentos de onda inferiores a umas décimas do Ångstrom. Este tipo de radiação é, por exemplo, emitido espontaneamente por núcleos atómicos de algumas substâncias radioactivas.
revelam camadas com diferentes tipos de gelo até cerca de meio metro da superfície. Segundo um modelo que se ajusta aos dados, a superfície seria muito fina e sem gelo. A camada seguinte conteria gelo nos poros entre grãos do solo. Debaixo estaria uma camada rica em gelo, com 60 a quase 100% de gelo de água.

William Boynton, da Universidade do Arizona (Tucson, EUA) e chefe da equipa do espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de raios gama da Odyssey, interpreta esta camada mais gelada como um depósito de neve ou geada, misturada com um pouco de poeira soprada pelo vento, de uma era de clima frio. A camada do meio poderia ser o resultado de mudanças trazidas por uma era mais quente: O gelo até uma certa profundidade dissipa-se na atmosfera, e o gelo que sobra colapsa para dentro de uma camada porosa do solo.

A informação dada pelo espectrómetro de raios gama não é suficiente para sabermos quão recentemente se deu a mudança do clima, mas pode dar-nos uma ideia quando utilizada em conjunto com modelos do clima.

Outros instrumentos da Odyssey estão a proporcionar mais peças do puzzle. A combinação das imagens obtidas pelo sistema de câmaras da sonda permitiram construir o mapa de maior resolução e mais completo da região polar sul de Marte. Imagens de infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
têm dado informação sobre a temperatura. O detector de neutrões
neutrão
Partícula que, juntamente com o protão, constitui os núcleos atómicos. Exceptuando o hidrogénio, todos os átomos têm neutrões, e é o número de neutrões que determina o isótopo de determinado elemento químico. Os neutrões têm carga eléctrica neutra. Os neutrões são formados por três quarks (dois "d" e um "u"), são bariões (e hadrões) e o seu spin é um número semi-inteiro. Os neutrões livres declinam por decaímento beta, com um tempo de semi-vida de 10,8 minutos, originando um protão, um electrão e um neutrino. No núcleo atómico, o neutrão é tão estável quanto o protão.
de alta energia vigia mudanças sazonais da quantidade de dióxido de carbono depositado nas regiões polares, permitindo testar modelos de circulação atmosférica. Além disso, um instrumento que monitoriza a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
mostra o nível dos danos devidos à radiação que futuros astronautas terão de enfrentar, incluindo níveis durante um período de actividade solar
actividade solar
A actividade solar consiste no conjunto de fenómenos ou processos físicos que se manifestam, com maior ou menor intensidade, durante o ciclo solar. Por exemplo, fazem parte da actividade solar a ocorrência de manchas solares, as protuberâncias, o vento solar, ou as ejecções de matéria coronal.
especialmente intensa.

Fonte da notícia: http://mars.jpl.nasa.gov/odyssey/newsroom/pressreleases/20031208a.html