Observada a mais distante galáxia activa em formação de estrelas

2003-12-24

Imagem da emissão rádio do gás HCN (a verde e as linhas de intensidade desenhadas) medida pelo VLA, sobreposta a uma imagem da galáxia Folha de Trevo obtida pelo Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA). As quatro imagens da galáxia Folha de Trevo resultam do efeito de lente gravitacional. Crédito: NRAO/AUI/NSF&STScI.
Num artigo publicado pela revista Nature em Dezembro, P. Solomon (Universidade de Stony Brook, EUA) e os seus colaboradores descrevem como detectaram sinais de rápida e intensa formação de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
na galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
Folha de Trevo. A 11 mil milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de nós, a galáxia Folha de Trevo passou a ser a mais distante galáxia com formação de estrelas até hoje observada e representa o Universo quando este tinha somente 20% da sua idade actual.

Utilizando a rede de radiotelescópios Very Large Array
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
, da NSF, os investigadores detectaram uma enorme quantidade de gás interestelar
gás interestelar
O gás interestelar é constituído pelos átomos, moléculas e iões de elementos, ou substâncias, gasosas presentes no meio interestelar.
denso - o ambiente requerido para uma formação de estrelas activa. Apesar de já se ter encontrado matéria prima para a formação de estrelas em galáxias mais distantes, a galáxia Folha de Trevo é, de longe, a mais distante galáxia que mostra a assinatura de grande actividade de formação de estrelas, sob a forma de uma frequência
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
específica de ondas rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
emitidas por moléculas
molécula
Uma molécula é a unidade mais pequena de um composto químico, sendo constituída por um ou mais átomos, ligados entre si pelas interacções dos seus electrões.
de gás de cianeto de hidrogénio, HCN. Quando se detecta HCN, detecta-se gás suficientemente denso para formar estrelas.

A galáxia Folha de Trevo tem uma taxa de formação de estrelas equivalente a 1000 sóis por ano, ou seja, 300 vezes superior à da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
e à de galáxias espirais semelhantes, o que poderá ser típico em galáxias do Universo muito jovem. A rápida taxa de formação de estrelas é designada de surto de formação de estrelas (em inglês, starburst) e é um evento essencial na formação e evolução desta galáxia.

Em galáxias como a Via Láctea, o gás denso detectado através de HCN, mas composto essencialmente por moléculas de hidrogénio, está sempre associado a regiões activas em formação de estrelas. O que é extraordinário na galáxia Folha de Trevo é a enorme quantidade de gás denso aliado à intensa radiação infravermelha
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
originada pela formação estelar: os investigadores estimam que as nuvens densas que formam estrelas nesta galáxia possuem 10 mil milhões de vezes a massa do Sol
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
. À taxa a que esta galáxia forma estrelas, o gás denso esgota-se em apenas aproximadamente 10 milhões de anos.

Muitas galáxias distantes possuem, na região central, um buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada activo, responsável pela forte emissão de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
. Os astrónomos interrogam-se se a forte emissão no infravermelho das galáxias distantes que possuem buracos negros de massa elevada nos seus núcleos activos, tal como a galáxia Folha de Trevo, é causada pelo buraco negro central da galáxia, ou por um enorme surto de formação de estrelas. As observações da galáxia Folha de Trevo permitem dizer que, pelo menos num caso, grande parte da forte radiação infravermelha é produzida pela intensa formação de estrelas.

Fonte da notícia: http://www.nrao.edu/pr/2003/cloverleaf/