Sistema planetário à volta de Vega poderá ser semelhante ao nosso Sistema Solar

2003-12-23

Imagem do disco de poeira à volta de Vega, obtida pelo SCUBA. O disco é visto de frente para nós, mostrando duas grandes zonas brilhantes, de maior densidade de poeira, aqui representadas a amarelo e a vermelho. A estrela, pouco visível, está indicada por um asterisco no centro da imagem, e a localização do planeta tipo Neptuno está indicada com uma cruz dentro dum quadrado. A poeira que se observa está confinada a uma região relativamente longe da estrela: mais de duas vezes a distância do Sol a Neptuno. A ausência de poeira perto da estrela é o primeiro indicador de que um sistema planetário se encontra escondido no buraco. Os modelos sugerem que o sistema se assemelha ao nosso Sistema Solar. Crédito: M. Wyatt/SCUBA.
Vega
Vega é a estrela mais brilhante da constelação da Lira e a quinta estrela mais brilhante do céu nocturno. Trata-se de uma estrela adulta (dita da sequência principal) de classe espectral A, a uma distância de 25 anos-luz.
é a quinta estrela
mais brilhante do céu e encontra-se a apenas 25 anos-luz
do Sol
na direcção da Lira. Estudos anteriores (ver, por exemplo, notícia de 18/01/2002 neste Portal) sugeriram um possível planeta
à volta desta nossa vizinha. Mas agora, uma equipa de astrónomos do Centro de Tecnologia em Astronomia do Observatório Real de Edimburgo (PPARC), no Reino Unido, reuniu novas evidências que mostram que o sistema planetário à volta de Vega é o sistema até agora descoberto mais semelhante ao nosso Sistema Solar
. Os mais de cem planetas extra-solares
descobertos até hoje são planetas gigantes gasosos
planeta joviano
Designam-se por planetas jovianos aqueles que se assemelham a Júpiter, ou seja, planetas gigantes com superfícies gasosas. No Sistema Solar, são planetas jovianos Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
, do tipo Júpiter
, que orbitam muito próximo da sua estrela central - um cenário bastante diferente do que se passa no nosso próprio Sistema Solar.

O novo estudo de Vega foi realizado utilizando novas técnicas de computação para modelar o disco de poeira que existe à volta de Vega. Os modelos, descritos num artigo publicado na revista científica The Astrophysical Journal, baseiam-se em observações obtidas com a câmara de submilímetro SCUBA (PPARC), operada no Telescópio James Clerk Maxwell, no Havai (EUA). A imagem do SCUBA mostra um disco de poeira muito fria, a uma temperatura de -180°C, em órbita
à volta da estrela.

A modelação do disco de poeira de Vega mostrou que a estrutura observada é melhor explicada por um planeta do tipo Neptuno
Neptuno
Neptuno é, a maior parte do tempo, o oitavo planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas por vezes é o nono, quando Plutão, na sua órbita excêntrica, se aproxima mais do Sol. Neptuno, de cor azulada devido à presença de metano na sua atmosfera, possui uma atmosfera onde ocorrem tempestades e ventos violentos. Com um diâmetro cerca de 4 vezes o da Terra, Neptuno é o menor e mais longíquo dos planetas gigantes gasosos.
a orbitar Vega a uma distância semelhante à que Neptuno orbita o Sol. Esta órbita é suficientemente grande para que dentro dela se encontrem pequenos planetas terrestres
planeta terrestre
Designa-se por planeta terrestre um planeta com densidade e tamanho comparável ao da Terra. No Sistema Solar são considerados planetas terrestres (ou telúricos) Mercúrio, Vénus, Terra, Marte e Plutão, e ainda se incluem os satélites naturais como a Lua, os satélites galileanos de Júpiter, Titã e Tritão, por exemplo.
semelhantes à Terra.

A forma irregular do disco de poeira é o indicador mais forte da existência de planetas à volta de Vega. Embora os planetas não sejam observados directamente, o seu movimento orbital cria zonas de maior densidade
de poeira no disco. Os modelos sugerem que o planeta do tipo Neptuno formou-se mais próximo da estrela central do que ele se encontra actualmente, e que terá sido afastado para a posição em que se encontra num processo que terá durado cerca de 56 milhões de anos. Com ele, muitos cometas
também terão sido varridos para órbitas mais afastadas, criando zonas de maior densidade de poeira no disco.

Pensa-se que esse mesmo processo terá acontecido no nosso Sistema Solar - Neptuno terá sido afastado do Sol devido à presença de Júpiter, que orbita mais próximo do Sol. Para além de possuir um planeta tipo Neptuno, Vega poderá também ter um planeta de maior massa
, tipo Júpiter, numa órbita mais apertada.

Este modelo pode ser testado de duas maneiras. Por um lado, o modelo prevê que as zonas densas no disco de poeira rodem à volta da estrela uma vez em cada trezentos anos. Então, se voltarmos a observar dentro de alguns anos, deveremos detectar o movimento dessas zonas densas. Por outro lado, o modelo prevê a estrutura detalhada dessas zonas densas de poeira, que poderá ser confirmada com a próxima geração de telescópios e câmaras.

Paradoxalmente, Vega, facilmente visível a olho nu, quase não aparece na imagem de SCUBA porque é demasiado quente para ser detectada com este tipo de detector. Vega tem um diâmetro três vezes maior do que o Sol e é 58 vezes mais luminosa. Juntamente com Deneb e Altair, forma o triângulo de Verão.

Fonte da notícia: http://www.pparc.ac.uk/Nw/vega_planet.asp