Ventos galácticos alcançam distâncias maiores do que se julgava

2003-12-18

NGC 6240, uma das galáxias estudadas, em raios-X. Crédito: NASA/CXC/S.Komossa et al.
Os astrónomos acreditam que não vivemos num Universo de “ilhas”, ou seja, que o nosso Universo não é composto por galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
totalmente independentes da influência das galáxias vizinhas e do ambiente à sua volta. Num recente estudo publicado na revista científica The Astronomical Journal em Novembro, S. Veilleux (Universidade de Maryland, EUA) e os seus colaboradores encontraram novas evidências que confirmam a conexão entre galáxias sob a forma de ventos galácticos. Os ventos galácticos são torrentes de partículas carregadas electricamente que provêm das galáxias e, segundo este estudo, alteram o meio intergaláctico até distâncias bem maiores do que se julgava.

A equipa examinou os ventos galácticos à volta de 10 galáxias que se encontram entre 20 a 900 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de nós, em diferentes enxames de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
. Embora nenhuma pertença ao Grupo Local
Grupo Local de galáxias
O Grupo Local de galáxias é o enxame de galáxias a que a Via Láctea pertence. É um enxame pequeno, constituído por duas galáxias espirais grandes - Andrómeda e a Via Láctea - e por mais de quarenta pequenas galáxias, muitas só descobertas recentemente.
de Galáxias (enxame de galáxias a que a nossa Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
pertence), os investigadores acreditam que as conclusões também se aplicam ao vento galáctico da Via Láctea.

Existem dois tipos de fontes do vento galáctico: as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
e os buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
activos do centro de galáxias. No primeiro caso, o vento galáctico é essencialmente produzido pelos ventos estelares de estrelas jovens de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada e pelas explosões de supernovas
supernova
Uma supernova é a explosão de uma estrela no final da sua vida. As explosões de supernova são de tal forma violentas e luminosas que o seu brilho pode ultrapassar o brilho de uma galáxia inteira. Existem dois tipos principais de supernova: as supernovas Tipo Ia, que resultam da explosão duma estrela anã branca que, no seio de um sistema binário, rouba matéria da estrela companheira até a sua massa atingir o limite de Chandrasekhar e então colapsa; e as supernovas Tipo II, que resultam da explosão de uma estrela isolada de massa elevada (com massa superior a cerca de 4 vezes a massa do Sol) que esgotou o seu combustível nuclear e expeliu as suas camadas externas, restando apenas um objecto compacto (uma estrela de neutrões ou um buraco negro).
que marcam o fim da vida destas estrelas - durante surtos de formação de estrelas (starbursts), forma-se um grande número de estrelas de massa elevada que produzem fortes ventos galácticos. No segundo caso, os ventos galácticos são gerados pelos Núcleos Galácticos Activos (NGAs), ou seja, pelos buracos negros de massa elevada que estão activamente a acumular grandes quantidades de matéria no centro das galáxias.

Os ventos galácticos são detectados porque as partículas carregadas que constituem o vento galáctico colidem com outras partículas e emitem energia sob a forma de raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
, luz visível
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
e ondas de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
. Os astrónomos verificaram que estas emissões não são uniformes à volta das galáxias, mas pelo contrário, concentram-se em certas regiões, tais como regiões em que o gás quente do vento colide com material mais frio das próprias galáxias, ou do meio intergaláctico. O resultado são filamentos de emissões à volta de galáxias, em regiões irregulares em forma de bolha, até pelo menos 65000 anos-luz de distância dos centros das galáxias.

Veilleux e os seus colaboradores compararam dados que já existiam do observatório de raios-X Chandra
Chandra X-ray Observatory
O observatório de raios-X Chandra, lançado em 1999, faz parte do projecto dos Grandes Observatórios Espaciais da NASA. O seu nome homenageia Subrahmanyan Chandrasekhar, Prémio Nobel da Física em 1983. O Chandra detecta fontes de raios-X a milhares de milhões de anos-luz de nós. Observar em raios-X é a única forma de observar matéria muito quente, a milhões de graus Célsius. O Chandra detecta raios-X de regiões de alta energia, como por exemplo remanescentes de supernovas.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) com novas observações obtidas com um filtro especial no Telescópio Anglo-Australiano, na Austrália, que permitiu a detecção de emissão no óptico de muito baixo brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
. Verificaram que os filamentos de concentração de emissão correlacionavam muito bem, o que interpretaram como indicador de que os ventos galácticos estão realmente a influenciar o meio intergaláctico circundante até distâncias maiores do que se julgava.

Estes resultados são importantes para as teorias de evolução de galáxias, pois mostram que é necessário entrar em conta com os fluxos de material gasoso que saem e entram nas galáxias. Os ventos galácticos têm velocidades entre 300 e 3000 km/s e quando não atingem a velocidade de escape não conseguem escapar ao efeito gravitacional da galáxia. Quando isso acontece, as partículas do vento galáctico são puxadas de novo para a galáxia, caindo no halo galáctico, ou mesmo no disco. Este regresso contribui para um novo enriquecimento da galáxia, sendo que as galáxias de maior massa guardam os metais
metal
Em Astronomia, todos os elementos químicos de número atómico superior ao do hélio são designados por metais, ou por elementos pesados.
mais pesados. A questão do fluxo de gás quente que recai para as galáxias também é muito importante para compreender a taxa a que novas estrelas se formam.

Fonte da notícia: http://www.urhome.umd.edu/newsdesk/scitech/print.cfm?articleID=843