Maior estrela da nossa Galáxia envolta num casulo em forma de bola de râguebi

2003-12-16

A imagem da esquerda mostra as nuvens em forma de cogumelo conhecidas, como a nebulosa Homúnculo, que rodeiam a enorme estrela η Carina. À direita está a imagem obtida com a câmara NACO, que revela a estrutura da vizinhança imediata da estrela. A região central revela uma morfologia complexa de objectos luminosos. Crédito: NASA/ESA, ESO.
η Carina (leia-se Eta Carina), a estrela
mais luminosa da nossa Galáxia
, é um autêntico monstro: tem 100 vezes mais massa
que o Sol
e é 5 milhões de vezes mais luminosa. Esta estrela já entrou na fase final da sua vida e é altamente instável. De tempos a tempos sofre enormes erupções; uma das mais recentes ocorreu em 1841 e deu origem a uma bela nebulosa
bipolar conhecida por nebulosa Homúnculo. Durante esse episódio, e apesar de se encontrar a uma distância relativamente grande, Eta Carina foi a segunda estrela mais brilhante do céu nocturno, somente ultrapassada por Sírio
Sirius
Sírius, ou Sírio, é a estrela mais brilhante do céu nocturno. É uma estrela branca de classe espectral A1 V, a uma distância de 8,6 anos-luz, na constelação do Cão Maior. Em torno desta estrela (oficialmente designada por Sirius A) orbita uma fraca anã branca, Sirius B, com um período de 49,9 anos. Sirius A é a estrela adulta (dita da sequência principal) de classe A mais próxima de nós, sendo Siruis B igualmente a anã branca mais próxima da Terra.

η Carina é tão grande que, se fosse colocada no centro do nosso sistema solar
, se estenderia para além da órbita
de Júpiter
. Este grande tamanho é no entanto algo arbitrário. As suas camadas exteriores estão continuamente a ser sopradas para o espaço pela pressão de radiação
- o impacto de fotões
fotão
O fotão, muitas vezes referido como a partícula de luz, é o quantum do campo electromagnético e é a partícula elementar da radiação electromagnética.
sobre os átomos
de gás. Muitas estrelas, incluindo o nosso Sol, perdem massa devido a tais ventos estelares, mas no caso de η Carina a perda de massa é enorme (cerca de 500 massas da Terra por ano), o que torna difícil definir a fronteira entre as camadas exteriores da estrela e a região de vento estelar que a rodeia.

Agora, recentes observações realizadas no infravermelho
permitiram a uma equipa internacional de astrónomos analisar um pouco mais da estrutura deste objecto. Em primeiro lugar usaram a câmara de óptica adaptativa
óptica adaptativa
A técnica de óptica adaptativa é um sistema óptico que se instala nos telescópios terrestres por forma a corrigir, em tempo real, os efeitos da turbulência atmosférica.
, NACO, montada no telescópio YEPUN, um dos quatro telescópios de 8,2 m que constituem o (Very Large Telescope
(VLT), Do ESO
, para obter uma imagem da vizinhança de η Carina com uma resolução comparável ao tamanho do sistema solar. A imagem mostra que a região central da nebulosa Homúnculo é dominada por um objecto que parece ser uma fonte de luz pontual e por varias manchas luminosas na sua vizinhança imediata.

Para obter uma visão ainda mais aguda, os astrónomos utilizaram interferometria
interferometria
A interferometria é uma técnica de observação baseada em padrões de interferência causados pela combinação de ondas electromagnéticas: quando duas ondas estão em fase, o sinal é mais forte e diz-se que a interferência é construtiva; quando as duas ondas estão exactamente fora de fase, a interferência é destrutiva e não há sinal.
. Esta técnica combina dois ou mais telescópios para alcançar uma resolução equivalente à de um telescópio tão grande quanto a separação entre os telescópio individuais. De esta forma, os astrónomos conseguiram resolver a forma da camada exterior de η Carina. Puderam obter informação espacial numa escala de 0,005 segundos de arco
segundo de arco (")
O segundo de arco (") é uma unidade de medida de ângulos, ou arcos de circunferência, correspondente a 1/60 de minuto de arco, ou seja, 1/3600 de grau.
o que, à distancia a que se encontra η Carina, corresponde a cerca de 11 UA
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
, ou 1650 milhões de quilómetros. Posto à escala Terrestre, isto equivale a conseguir distinguir entre um ovo e uma bola de bilhar a 2000 quilómetros.

As observações, realizadas com o interferómetro Very Large Telescope Interferometer (VLTI), trouxeram uma surpresa. Indicam que o vento ao redor de η Carina é surpreendentemente alongado: um eixo é cerca 1,5 vezes maior que o outro. Além disso, mostram que o eixo maior
eixo maior
O eixo maior é o maior dos dois eixos de uma elipse.
está alinhado com a direcção em que as nuvens (muito maiores) em forma de cogumelo foram ejectadas. Aparentemente, o vento estelar é muito mais forte na direcção do eixo maior que na do eixo menor.

De acordo com as teorias comuns, as estrelas perdem a maior parte da massa à volta do seu equador. Isto acontece porque é a zona em que o vento estelar sofre o efeito da força centrífuga causada pela rotação da estrela. No entanto, se assim fosse em η Carina, o eixo de rotação seria perpendicular a ambas as nuvens em forma de cogumelo. Só que nesse caso a matéria ejectada em 1841 devia agora apresentar a forma de um anel ou toro. Para os autores deste estudo, o que se conhece de η Carina só tem sentido se o seu vento estelar estiver alongado na direcção dos pólos, o que constitui uma inversão do cenário normal em que as estrelas e planetas
são achatados nos pólos devido à força centrífuga.

Esta forma exótica de η Carina já tinha sido prevista por teóricos. A hipótese principal é a de que a estrela em si é achatada nos pólos pelas razões usualmente invocadas. No entanto, como as regiões polares estão mais próximas do centro - onde se dão os processos de fusão nuclear
fusão nuclear
A fusão nuclear é o processo pelo qual as reacções nucleares entre núcleos atómicos leves formam núcleos atómicos mais pesados (até ao elemento ferro). No caso em que os núcleos pertencem a elementos com número atómico pequeno, este processo liberta grandes quantidades de energia. A energia libertada corresponde a uma perda de massa, de acordo com a famosa equação E=mc2 de Einstein. As estrelas geram a sua energia através da fusão nuclear.
- serão também mais quentes. Consequentemente, a pressão de radiação nas direcções polares será maior e as camadas exteriores acima das regiões polares serão mais sopradas que as camadas exteriores no equador. Se este modelo está correcto, a velocidade angular (ou seja, de rotação) de η Carina que se calcula é mais de 90 por cento da velocidade limite que pode ser atingida sem a estrela se desintegrar.

Presentemente, a perda de massa de η Carina é tão grande que nada sobraria da estrela em menos de 100 000 anos. Mas mais provavelmente, η Carina irá destruir-se muito antes disso, numa explosão de supernova
que muito possivelmente será visível durante o dia e a olho nu. Isto poderá acontecer brevemente à escala astronómica, talvez dentro de 10 a 20 mil anos.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2003/pr-31-03.html