Satélite da NASA mede a Terra

2003-12-17

Painéis de cima: escoamento de gelo antárctico do glaciar de Byrd para a campo de gelo de Ross, aqui visto numa imagem de radar obtida com o RADARSAT-1. O campo de gelo de Ross está assente no oceano, enquanto o glaciar de Byrd está assente na rocha do continente antárctico. O gráfico por baixo mostra dois perfis obtidos a partir de duas medições com o ICESat (as duas linhas na imagem a negro e vermelho), ilustrando a menor espessura do gelo no campo de Ross. Painéis de baixo: distribuição vertical de nuvens e aerossóis numa linha no oceano Atlântico, ao longo da costa africana, e imagem correspondente. Crédito: NASA.
O satélite da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
Ice, Cloud and land Elevation Satellite (ICESat) mediu muito recentemente, com o segundo dos seus três instrumentos de LASER
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (LASER)
A palavra LASER designa uma amplificação de luz por emissão estimulada de radiação. O princípio físico por trás deste fenómeno é a emissão estimulada: sob certas condições, um fotão atinge um átomo excitado e provoca a emissão de um fotão. O átomo emite dois fotões: o fotão estimulador, que passa incólume, e o fotão estimulado, que tem o mesmo comprimento de onda, a mesma fase, a mesma polarização e a mesma direcção de propagação que o fotão estimulador. Se cada um destes fotões estimular mais átomos, o feixe inicial de fotões é assim amplificado.
, as calotes polares, nuvens, montanhas e florestas na Terra. A uma velocidade de cerca de 10 000 km/h, este satélite fornece-nos dados sobre a estrutura vertical da superfície terrestre com uma precisão sem precedentes.

O primeiro conjunto de medições com LASER revelou estruturas no gelo polar com um detalhe nunca antes visto, detectou tempestades de poeira, mediu a altura de nuvens e árvores, ou ainda fumos provenientes de incêndios florestais. O objectivo central desta missão, liderada por Jay Zwally do Centro Goddard de Voo Espacial (NASA), situado em Greenbelt, no estado norte-americano de Mariland, é medir a elevação da superfície terrestre nas camadas de gelo que cobrem a Antárctida e o Árctico. Medições das variações na elevação ao longo do tempo mostrarão se as camadas geladas estão a derreter ou, pelo contrário, a crescer à medida que o clima na Terra vai evoluindo naturalmente e/ou por intervenção humana.

O instrumento Geoscience Laser Altimeter System (GLAS), a bordo do ICESat, envia curtos impulsos de luz verde e infravermelha
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, à razão de 40 por segundo, recolhendo a luz laser reflectida num telescópio de 1 m de diâmetro. Estas observações, que cobrem a totalidade do globo terrestre, permitem calcular a elevação da superfície terrestre, a altura das nuvens na atmosfera terrestre
atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre é composta por um conjunto de camadas gasosas que envolvem a Terra. Estas camadas são designadas por Troposfera (da superfície da Terra até cerca de 10 km de altitude), Estratosfera (10 - 50 km), Mesosfera (50 - 100 km), Termosfera (100 - 400 km) e Exosfera (acima dos 400 km).
e a sua distribuição global, bem como a distribuição de aerossóis de fontes como tempestades de areia e fogos florestais, mediante medições precisas do tempo de retorno dos impulsos. É a primeira vez que algum satélite efectua medições da estrutura vertical da Terra usando uma fonte de luz a bordo.

A informação preciosa da altura e densidade
densidade
Em Astrofísica, densidade é o mesmo que massa volúmica: é a massa por unidade de volume.
de nuvens e aerossóis conseguida através das medições LASER permite aos cientistas determinar se a radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
solar e o calor
calor
O calor é energia em trânsito entre dois corpos ou sistemas.
da superfície terrestre são absorvidos ou reflectidos na atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
. Estas novas observações levam os cientistas a compreender melhor os mecanismos de aquecimento e arrefecimento da atmosfera terrestre e a sua relação com as alterações climáticas. Além disso, permite ainda observar o modo como a poeira, os poluentes, e a humidade do ar circulam à escala global.

Nas imagens do lado, podemos apreciar algumas das observações realizadas com ICESat. Os painéis de cima ilustram medições da espessura do gelo na Antárctida, enquanto as figuras de baixo ilustram a determinação da altura das nuvens, aerossóis, e nuvens de poeira na atmosfera terrestre.

O ICESat, o mais recente de uma série de satélites de observação terrestre da NASA, foi lançado a 12 de Janeiro de 2003, a bordo de um foguetão Boeing Delta II, a partir da base aérea de Vandenberg, na Califórnia (EUA). Contudo, no dia 29 de Março, depois de 36 dias de recolha de dados, o primeiro dos três instrumentos de LASER deixou de funcionar inesperadamente. A NASA deverá revelar brevemente as conclusões do relatório efectuado a esse propósito.

Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/2003/0920icesatfirst.html