Pulsar apanhado a mover-se pelo espaço a uma velocidade de Mach 20

2003-11-13

Geminga atravessa o espaço a 20 vezes a velocidade do som, com grossas caudas que emitem raios-X e que se estendem por cerca de 3 mil milhões de quilómetros desde a pequena e densa esfera com um diâmetro de apenas 19 km. Geminga, situado na constelação de Gémeos, é o pulsar mais próximo da Terra, a apenas uns 500 anos-luz. Crédito: ESA/XMM-Newton/Caraveo et al.
Uma equipa de astrónomos italianos obteve uma imagem de um pulsar a "voar" pelo espaço a 20 vezes a velocidade do som. Duas caudas gémeas, visíveis em raios-X
, estendem-se por 3000 milhões de quilómetros desde a pequena e densa esfera de apenas 19 km de diâmetro. Este pulsar, conhecido por Geminga, é o pulsar mais próximo da Terra que se conhece, a apenas 500 anos-luz
de distância.

As observações obtidas com o observatório espacial de raios-X XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA
), mais do que uma imagem bonita, proporcionam uma visão única do conteúdo e da densidade
do meio interestelar
meio interestelar
O meio interestelar é constituído por toda a matéria existente no espaço entre as estrelas. Cerca de 99% da matéria interestelar é composta por gás, sendo os restantes 1% dominados pela poeira. A massa total do gás e da poeira do meio interestelar é cerca de 15% da massa total da matéria observável da nossa galáxia, a Via Láctea. A matéria do meio interestelar existe em diferentes regimes de densidade e temperatura, como por exemplo as nuvens moleculares (frias e densas) ou o gás ionizado (quente e ténue).
que está a abrandar o movimento de Geminga. Permite ainda estimar, de um modo independente, propriedades básicas do pulsar, tais como a sua massa
, o seu raio, a intensidade do seu campo magnético
e a velocidade a que o pulsar foi ejectado aquando do seu nascimento a partir de uma grande explosão estelar.

Esta nova e impressionante imagem resulta do movimento de Geminga ser quase transversal à nossa linha de visão. As caudas parecem ser as extremidades brilhantes de uma onda de choque
tridimensional esculpida por Geminga, tal como o rasto de um navio no mar.

Um pulsar é uma estrela de neutrões
que gira muito rapidamente, emitindo impulsos de radiação
em cada rotação. Estes impulsos são canalizados por linhas de força de um forte campo magnético, de forma análoga ao feixe de luz de um farol. A estrela
de neutrões
é o núcleo que resta de uma estrela de massa elevada, com pelo menos oito vezes a massa do Sol
, que explodiu.

A maioria dos pulsares emite ondas de rádio
. No entanto, Geminga é silencioso no rádio. Aquando da sua descoberta, Geminga foi de início considerada uma fonte que emitia apenas raios gama
, e só posteriormente é que foi detectado em raios-X e no óptico. Por processos ainda não totalmente compreendidos, Geminga é a segunda fonte de raios gama mais brilhante no céu. Os raios gama são produzidos pela aceleração
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
de electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
e positrões
positrão
O positrão é a antipartícula do electrão.
(a antipartícula
antipartícula
Uma antipartícula é uma partícula elementar com a mesma massa que uma partícula comum, mas com todas as outras propriedades, tais como a carga eléctrica, ou o momento magnético, de sinal oposto. No caso do fotão, a partícula é a sua própria antipartícula.
do electrão) a altas velocidades à medida que o pulsar gira como um dínamo, quatro vezes por segundo.

As caudas de Geminga visíveis em raios-X foram uma descoberta surpreendente. Ao mover-se pelo espaço, Geminga cria uma onda de choque que, por um lado, comprime o gás do meio interestelar, e por outro, amplifica o campo magnético do pulsar por um factor de quatro.

Até agora pensava-se que os electrões se converteriam em raios gama emitidos nas proximidades de Geminga. A detecção de grandes caudas de radiação X mostra claramente que assim não é, que muitos electrões se estão a escapar. Como bónus, a espessura e o brilho
das caudas de raios-X permitem medir a densidade de matéria no meio interestelar.

Esta observação em raios-X de Geminga também proporciona pistas sobre a natureza de fontes de raios-X não identificadas. Das 271 fontes de raios gama de alta energia detectadas pelo telescópio EGRET (NASA
), 170 permanecem sem identificação noutras bandas. Este objectos poderão ser pulsares de raios gama, tal como Geminga, mas no caso de Geminga a emissão no óptico e em raios-X é visível devido à sua proximidade da Terra. Somente se conhece uma dúzia de outros pulsares que não emitem no rádio, mas Geminga é o único com caudas.

Fonte da notícia: http://universe.nasa.gov/press/2003/030905a.html