O telescópio espacial Integral descobre buracos negros escondidos

2003-11-11

Visão artística dos mecanismos num sistema binário que inclui um objecto compacto. A estrela companheira de massa muito elevada (à direita) ejecta grandes quantidades de gás sob a forma de vento estelar. O buraco negro compacto orbita a estrela e, devido à sua forte atracção gravitacional, puxa grande parte desse gás para si; uma fracção é encaminhada e acelerada para um disco de gás quente que liberta grandes quantidades de energia em todas as bandas espectrais, desde os raios gama até ao visível e infravermelho. O restante gás à volta do buraco negro forma uma nuvem espessa que bloqueia a maior parte da radiação, e só os raios gama são suficientemente energéticos para escapar e serem detectados pelo Integral. Crédito: ESA & Ducros.
O telescópio espacial de raios gama
Integral (ESA
) detectou um objecto, chamado IGRJ16318-4848, a 29 de Janeiro de 2003. Embora os astrónomos não soubessem a que distância se encontrava este objecto, estavam certos que pertencia à nossa Galáxia
. A análise dos dados observacionais levaram os investigadores a concluir que o novo objecto poderia ser um sistema binário formado por um objecto compacto (uma estrela de neutrões
ou um buraco negro
) e uma estrela
companheira de massa
muito elevada.

Neste tipo de sistemas, gás da estrela companheira é puxado, acelerado
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
e engolido pelo objecto compacto, libertando energia em todos os comprimentos de onda
, desde os raios gama até à luz visível
e infravermelha
. Já são conhecidos cerca de 300 sistemas binários deste tipo na nossa vizinhança galáctica. Mas se IGRJ16318-4848 pertence a esta classe de objectos, porque é que ainda não tinha sido descoberto a outros comprimentos de onda?

emitida. Se fosse esse o caso, então só a radiação mais energética de IGRJ16318-4848 é que consegue escapar através do material envolvente, enquanto que a radiação menos energética é bloqueada. Assim se explicaria porque é que os telescópios espaciais sensíveis apenas a radiação menos energética não tinham detectado o objecto, enquanto que o Integral, especializado na detecção de emissões muito energéticas, o tinha descoberto.

Para testar esta hipótese, os astrónomos recorreram ao telescópio espacial XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA), que observa o céu nos raios-X
. Além de ser sensível a radiação de energia elevada, o XMM também é capaz de averiguar a presença de material que obscurece. De facto, o XMM detectou IGRJ16318-4848 em Fevereiro último, assim como a existência de uma camada envolvente de gás frio, com o diâmetro aproximadamente do tamanho da órbita
da Terra à volta do Sol

A camada de material que envolve IGRJ16318-4848 é provavelmente formada pelo vento estelar da estrela de massa muito elevada. O gás do vento estelar é puxado pelo buraco negro (ou estrela de neutrões
) devido à interacção gravitacional; parte deste gás é acelerado para um disco quente à volta do buraco negro, enquanto que o restante forma uma nuvem densa à sua volta. Esta nuvem retém a maior parte da energia que é produzida no seu interior. Só os fotões
fotão
O fotão, muitas vezes referido como a partícula de luz, é o quantum do campo electromagnético e é a partícula elementar da radiação electromagnética.
mais energéticos, com energia superior a 10 kev, podem escapar. Por isso, IGRJ16318-4848 não poderia ser detectado em levantamentos do céu efectuados em energias mais baixas, nem por missões prévias de raios gama que eram muito menos sensíveis do que o Integral.

Um artigo científico sobre este trabalho, assinado por Roland Walter (Centro de Dados Científicos do Integral, Suíça) como primeiro autor, será publicado em Novembro na edição especial da revista Astronomy and Astrophysics, dedicada à missão Integral por ocasião do seu primeiro aniversário. O Integral (acrónimo do inglês INTernational Gamma Ray Astrophysics Laboratory) foi lançado por um foguetão russo Proton a 17 de Outubro de 2002 e encontra-se numa órbita de excêntrica à volta da Terra. O Integral é o primeiro observatório espacial que pode simultaneamente observar objectos em raios gama, raios-X e luz visível.

Fonte da notícia: http://www.esa.int/sci_mediacentre/release2003.html?release=47