Terá o Universo nascido no interior de um buraco negro?

2003-10-28

Ilustração de um buraco negro.
De acordo com uma nova teoria avançada por dois matemáticos, o Universo pode ter sido criado por uma explosão no interior de um buraco negro
. Esta nova visão de como tudo começou foi recentemente publicada nos Proceedings of the National Academy of Science dos Estados Unidos da América.

Segundo o Prof. Blake Temple, Professor de Matemática na Universidade Davis da Califórnia (EUA) e co-autor do artigo em colaboração com o Prof. Joel Smoller, Professor de Matemática na Universidade de Michigan (EUA), trata-se de um modelo matemático plausível que refina a teoria padrão (ou modelo standard) do Big Bang.

No modelo standard da Cosmologia, o Universo nasceu com o Big Bang, há cerca de 15 mil milhões de anos. Desde então, o Universo, que contém uma quantidade infinita de matéria e possui um tamanho infinitamente grande, expandiu-se em todas as direcções.

No novo modelo agora apresentado, o Big Bang é tratado como uma explosão no interior de um buraco negro, num dado espaço já existente. A onda de choque
da explosão expande-se num espaço que é infinito, deixando para trás uma quantidade finita de matéria. Assim, o Universo vê-se emergindo de um buraco branco. Por oposição aos buracos negros, os buracos brancos deitam tudo para fora. Assim, a onda de choque, bem como a parte do Universo que fica para além do buraco negro, pertencem ao nosso futuro. Eventualmente, o Universo irá sair do buraco negro, naquilo que se poderá assemelhar a uma supernova
, mas numa escala muitíssimo maior.

As equações que descrevem os buracos negros foram introduzidas por Einstein no âmbito da sua Teoria da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
. Estas equações funcionam igualmente quer o tempo ande para a frente ou para trás. Contudo, as ondas de choque explosivas são irreversíveis no tempo, uma vez que implicam um aumento de entropia. Esta nova teoria satisfaz as equações de Einstein, enquanto admitem a expansão do Universo.

Se a matéria que emerge do buraco negro é matéria que resulta de matéria que nele caiu anteriormente, ou não, permanece uma questão em aberto. É natural perguntarmo-nos se existe alguma correlação entre a massa
que desaparece numa singularidade de buraco negro e a massa que emerge da singularidade de um buraco branco.

Fonte da notícia: http://www.news.ucdavis.edu/search/news_detail.lasso?id=6676