Flashes de raios-X revelam a sua distância

2003-10-21

O Hubble observou, pela primeira vez, duas galáxias donde provieram dois flashes de raios-X. As galáxias parecem muito pequenas nas imagens porque se encontram entre 6 a 11 mil milhões de anos-luz de distância. O painel inferior mostra as galáxias em detalhe e os círculos representam as posições obtidas pelo Chandra do resplendor em raios-X dos XRF. Crédito: NASA/P. van Dokkum (Yale) & J. Bloom (CfA).
Os flashes de raios-X
, designados por XRFs (do inglês X-Ray Flash), foram descobertos por J. Heise (Organização para a Investigação Espacial, Holanda) e colaboradores, em 2001, utilizando o satélite de raios-X BeppoSAX (Agência Espacial Italiana/Agência de Programas Aero-espaciais da Holanda). Os XRFs assemelham-se a fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
(explosões muito potentes que se pensa estarem associadas à morte de estrelas
elevada), mas numa versão menos energética e de maior duração.

As propriedades dos XRFs levaram a especular que se tratava de fulgurações
de raios gama
que ocorreram no Universo muito jovem (com idade inferior a alguns milhares de milhões de anos) e cuja luz era enfraquecida e esticada no tempo pela expansão do Universo. Agora, um estudo realizado por J. Bloom, do Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica (EUA), e os seus colaboradores do Instituto Tecnológico da Califórnia (EUA) e do Observatório Nacional de Radioastronomia (EUA), eliminou a hipótese dos XRFs pertencerem ao Universo distante.

A localização das fontes estudadas por este grupo de investigadores requereu a coordenação do Observatório de Raios-X Chandra
), do Telescópio Espacial Hubble
(NASA/ESA
) e do radiotelescópio Very Large Array
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(NRAO
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
). As observações realizadas pelo Chandra e pelo Very Large Array providenciaram a localização exacta do resplendor de raios-X e de rádio
de dois flashes de raios-X, designados por XRF 011030 e XRF 020427. A seguir, o Hubble identificou uma galáxia
em ambas as localizações dos resplendores. As imagens do Hubble mostram que as duas galáxias são incrivelmente azuis, característica de galáxias com elevada taxa de formação estelar. Estima-se que estas galáxias se situam a uma distância entre 6 e 11 mil milhões de anos-luz

Com esta descoberta, cai a hipótese dos XRFs se situarem a distâncias cosmológicas. Mas o facto dos XRFs virem de galáxias sugere uma origem estelar para estas explosões. Para terem a mesma origem das fulgurações de raios gama, ou seja, a explosão de estrelas de massa elevada, no caso dos XRFs a explosão tem de conter menos matéria, ou menos energia, do que uma fulguração de raios gama típica. Alternativamente, os flashes de raios-X podem ser fulgurações de raios gama observadas fora do eixo.

O Universo é particularmente rico em objectos que exibem fulgurações em comprimentos de onda
dos raios-X. Rotineiramente, detectam-se fulgurações de raios-X de estrelas magnéticas activas, de sistemas de buracos negros
e estrelas de neutrões
da Via Láctea
, e de buracos negros de massa elevada nos centros de galáxias activas
galáxia activa
Uma galáxia diz-se activa quando emite quantidades excepcionalmente elevadas de energia. São exemplo de galáxias activas as galáxias Seyfert, as radiogaláxias, os quasares e as galáxias com surtos de formação de estrelas (starburst galaxies).
distantes. Os flashes de raios-X distinguem-se de todos os outros fenómenos breves de raios-X pela sua duração característica, entre 10 e 100 segundos, e pelo seu espectro. Os XRFs, com uma taxa de cerca de um por dia no Universo, são relativamente raros quando comparados com outros tipos de fulgurações.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/03_releases/press_091103.html