Super protuberâncias estelares!

2003-10-16

Distribuição dos candidatos a magnetares na Via Láctea. O ponto vermelho situado abaixo do plano da Galáxia encontra-se na Grande Nuvem de Magalhães. Crédito: Rob Duncan.
No dia 24 de Agosto de 1998, ocorreu no Sol
uma explosão tão potente como a de cem milhões de bombas de hidrogénio. Satélites em órbita
da Terra registaram uma torrente de raios-X
e, minutos depois, foram bombardeados com rápidos protões
protão
Partícula que, juntamente com o neutrão, constitui os núcleos atómicos. Todos os átomos têm pelo menos um protão e é o número de protões que determina o elemento químico do átomo. Os protões têm carga eléctrica positiva. Os protões são formados por três quarks (dois u e um d), são bariões (e hadrões), e o seu spin é um número semi-inteiro.
solares. O campo magnético
da Terra foi afectado e os radioamadores sentiram um "apagão" de ondas curtas. Nenhuma destas ocorrências chegou às manchetes dos jornais. A explosão era uma protuberância solar de classe X, bastante comum em anos próximos do máximo de actividade solar
actividade solar
A actividade solar consiste no conjunto de fenómenos ou processos físicos que se manifestam, com maior ou menor intensidade, durante o ciclo solar. Por exemplo, fazem parte da actividade solar a ocorrência de manchas solares, as protuberâncias, o vento solar, ou as ejecções de matéria coronal.
, como foi o caso do ano de 1998.

Um dias depois, sem surpresa, outro choque afectou os satélites, raios-X e raios-gama foram detectados e os radioamadores sentiram outro apagão. Parecia outra protuberância de classe X, excepto que a protuberância não vinha do Sol, mas sim do espaço exterior. A fonte era SGR 1900+14, uma estrela de neutrões
a cerca de 45 000 anos-luz
. SGR 1900+14 é um tipo especial de estrela
de neutrões
designado por magnetar
magnetar
Um magnetar é uma estrela de neutrões com um campo magnético extremamente intenso gerado pela rotação da estrela sobre si própria, cuja velocidade angular é da ordem de mil rotações por segundo.
. Os magnetares têm os campos magnéticos mais fortes do Universo: mil milhões de milhões de gauss
gauss (G)
O gauss (G, ou Gs) é a unidade CGS de densidade de fluxo magnético, ou indução magnética, que mede a intensidade do campo magnético: 1 gauss = 0,0001 tesla.
(1 com 15 zeros). Para comparar, o campo magnético do Sol é menor que 10 gauss na maior parte da sua superfície, e é de cerca de 1000 gauss nas manchas solares.

O magnetismo e as protuberâncias andam acompanhados. No Sol, as protuberâncias acontecem quando as linhas de campo magnético por cima das manchas solares são torcidas e esticadas. São como elásticos que se rompem e estalam quando são demasiadamente esticados. É o que os físicos designam por reconexão magnética
reconexão magnética
A reconexão magnética é um processo físico fundamental que ocorre em plasmas magnetizados em torno da Terra, do Sol e das outras estrelas, e ainda em reactores de fusão. Este processo modifica a topologia dos campos magnéticos através do rompimento e da reconexão das linhas de força. Ao fazê-lo, a energia magnética pode ser convertida noutros tipos de energia, como por exemplo energia cinética, calor, ou luz.
. No Sol, os fenómenos de reconexão libertam uma energia de cerca de 1032 erg
erg
O erg é a unidade de energia no sistema de unidades CGS, e é igual a 10-7 joule.
. Nos magnetares, a emissão é um milhão de milhões de vezes mais energética!

Quando o impacto da onda vinda de SGR 1900+14 chegou no dia 27 de Agosto de 1998, alcançou o lado nocturno do nosso planeta
- algo que as protuberâncias solares evidentemente nunca fazem - "tostando" a alta atmosfera da Terra
. A radiação
dissociou átomos
e moléculas
em iões
ião
Átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais electrões.
carregados. Dado que estes iões interagem com sinais de rádio
, absorvendo-os ou reflectindo-os, os ouvintes da rádio puderam suspeitar de que algo de anormal se passava. Nenhum mal aconteceu, mas o evento causou uma profunda impressão nos astrónomos. A longínqua SGR 1900+14 tinha "tocado" no nosso planeta. O fenómeno dá-se mais frequentemente do que a maioria das pessoas julga. Desde 1998 registaram-se 10 episódios, 5 causados por SGR 1900+14, e os outros por fontes desconhecidas. Estas fontes desconhecidas são provavelmente magnetares ainda por descobrir. A melhor maneira de encontrar um magnetar é detectá-lo durante a sua fulguração
. Contudo, o problema é que os episódios são imprevisíveis e breves, durando por vezes uma décima de segundo. Até à data só se conhecem 10 destas estrelas.

Novos magnetares são activamente procurados pela rede IPN (do inglês Interplanetary Network) que é constituída por um conjunto de sondas espalhadas pelo Sistema Solar
. Entre os membros da IPN estão por exemplo as sondas Ulisses
Ulisses
Missão conjunta da ESA e da NASA lançada em 1990 para explorar as regiões do espaço por cima dos pólos do Sol.
), 2001 Mars Odyssey
2001 Mars Odyssey
A missão 2001 Mars Odyssey é uma missão da NASA destinada ao planeta vermelho, Marte, com o objectivo de utilizar câmaras e espectrógrafos para procurar evidências da existência de água líquida e de actividade vulcânica, tanto no passado como no presente. Lançada em 7 de Abril de 2001, a sonda chegou a Marte em 24 de Outubro de 2001 e ficou a orbitar o planeta. Observações realizadas pela Mars Odyssey em 26 de Maio de 2002 deram indícios da existência de enormes depósitos de gelo de água abaixo da superfície do planeta.
(NASA), e RHESSI
Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager (RHESSI)
Esta missão é uma pequena missão da NASA lançada em 5 de Fevereiro de 2002 cujo objectivo principal é o de explorar os mecanismos físicos básicos de aceleração de partículas e de libertação explosiva de energia nas protuberâncias solares.
(NASA). Nenhuma destas missões é dedicada à pesquisa de magnetares, mas os detectores de raios-X e gama que levam a bordo permitem detectar magnetares como bónus. Quando uma onda de radiação varre o Sistema Solar, ela atinge cada sonda em momentos ligeiramente diferentes. A posição do magnetar é depois determinada por simples triangulação. Imediatamente, as coordenadas são enviadas por correio electrónico a astrónomos em todo o mundo para que possam observar o magnetar a partir de telescópios situados no solo.

Fonte: http://science.msfc.nasa.gov/headlines/y2003/12sep_magnetars.htm