Novo estudo ajuda a explicar a origem dos afloramentos de gelo em Europa

2003-10-14

Imagem da superfície de Europa obtida pelo sistema Solid State Imaging a bordo da sonda Galileu (NASA). A área coberta é aproximadamente de 80x95 km. A imagem revela a superfície gelada de Europa, quebrada por falhas, cristas e um conjunto de afloramentos de gelo. Crédito: JPL/NASA.
Europa é a quarta maior lua de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
e a menor das luas de Galileu
luas de Galileu
As luas de Galileu são os quatro maiores satélites de Júpiter, descobertos por Galileo Galilei: Io, Europa, Ganímedes e Calisto.
. A sua superfície está coberta por uma camada de gelo, onde se destacam grupos de enormes afloramentos de gelo (ver imagem), alguns com mais de seis quilómetros de diâmetro e 100 metros de altura. Até recentemente, R. Pappalardo e A. Barr, da Universidade do Colorado em Boulder (EUA), acreditavam que estes misteriosos afloramentos se tinham formado a partir de blocos de gelo do interior da camada de gelo que eram empurrados para a superfície devido ao upwelling térmico causado pelo gelo mais quente a maior profundidade.

Mas um estudo realizado por estes cientistas indica que, afinal, a formação dos afloramentos requer também a existência de pequenas quantidades de impurezas, tais como cloreto de sódio ou ácido sulfúrico, no gelo. Estes compostos derretem o gelo a temperaturas baixas, permitindo que blocos de gelo mais quentes e mais puros forcem a superfície gelada, criando os "montes" de gelo. Os novos modelos criados por estes investigadores indicam que é a combinação do fenómeno de upwelling do gelo mais quente e interior, com a presença de pequenas quantidades de impurezas, que fornece a força necessária à formação destes afloramentos.

Europa está sob a acção de forças de maré fortes na sua órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
à volta de Júpiter, o que provoca o aquecimento do seu interior. O gelo mais quente e profundo atravessa a camada de gelo mais superficial e fria, derretendo mais facilmente as regiões impuras pelo caminho. Os blocos menos densos podem continuar a elevar-se até à superfície, formando os afloramentos de gelo que se observam.

Acredita-se que Europa possui, por baixo dos 20 km de gelo mais superficiais, um oceano. É interessante notar que, se existe ou existiu alguma forma de vida aí, esta pode ser trazida à superfície na formação dos afloramentos (para os micróbios, seria como apanhar um elevador!) Na superfície de Europa é praticamente impossível qualquer tipo de vida por causa do constante bombardeamento de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
devido ao forte campo magnético
campo magnético
O campo magnético é a região em torno de um corpo na qual é detectada uma força magnética. Os campos magnéticos actuam apenas em partículas electricamente carregadas. Campos magnéticos fracos são por exemplo gerados por efeito de dínamo no interior dos planetas e luas, enquanto que campos magnéticos mil milhões de vezes mais fortes podem ser gerados em estrelas e galáxias. Os campos magnéticos são capazes de controlar o movimento de gás ionizado e até moldar a forma dos corpos por eles actuados.
de Júpiter.

A ideia de que pequenas quantidades de cloreto de sódio ou ácido sulfúrico podem ajudar a criar os afloramentos de gelo em Europa surgiu pelo conhecimento da existência de casos semelhantes na Terra, que também ocorrem em grupo, e se formam em regiões áridas. Na Terra, é o sal que é suficientemente leve para se mover para cima através das fendas e fissuras das formações rochosas, formando conjuntos de afloramentos à superfície.

Em concordância com este estudo, imagens de Europa obtidas no infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
pela sonda Galileu (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) parecem indicar que algum do gelo à superfície destes "montes" está contaminado. As impurezas observadas à superfície dão pistas sobre a composição interna da lua de Júpiter, nomeadamente, a existência de uma camada de gelo salgado.

Fonte da notícia: http://www.colorado.edu/news/releases/2003/340.html