Lançamento da missão SMART-1 transmitido em directo pelo NUCLIO!

2003-09-26

A SMART-1 já no seu adaptador de lançamento. Esta missão da ESA tem como objectivo, não só testar tecnologia de ponta que mais tarde será utilizada em missões de longo alcance, mas também realizar estudos científicos da Lua. Crédito: ESA.
O satélite SMART-1 da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
será lançado durante a noite de sábado para domingo por um foguetão Ariane 5 a partir de Kourou na Guiana Francesa. O lançamento está previsto para poucos minutos depois da meia-noite, e a separação do SMART-1 do Ariane 5 deverá ter lugar às 00:44 de domingo (hora de Lisboa).

A missão SMART-1 é a primeira de uma série de “Pequenas Missões para Investigação Avançada em Tecnologia”, concebidas para testar tecnologias chave para futuras naves espaciais. A SMART-1 é também a primeira missão da Europa à Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
. Entre as novas tecnologias que irão ser testadas, encontra-se o motor de propulsão solar-eléctrica, que irá fornecer a energia necessária para que o satélite atinja o seu objectivo. Esta tecnologia será usada para missões futuras, nomeadamente a BepiColombo (para Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
) e a Solar Orbiter. A bordo também voarão instrumentos inovadores, quer no seu desenho, quer na sua miniaturização. No plano científico, os dados obtidos por estes instrumentos, permitirão uma maior compreensão de questões ainda em aberto acerca da Lua, entre as quais como se formou ou se lá existe água.

Os instrumentos da SMART-1 estão agrupados em duas categorias: os maioritariamente científicos e os maioritariamente tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos são EPDP e SPEDE cuja função principal será testar a performance do motor de propulsão eléctrica e os seus efeitos no espaço circundante da nave. Nestes também se inclui o instrumento KATE, uma antena que vai testar novas e mais eficientes técnicas de comunicação com a Terra. Entre os instrumentos científicos, conta-se a câmara de alta resolução, AMIE, o espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de raios X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
, DCIXS, e o espectrómetro de infravermelho
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, SIR.

A missão está dividida em duas fases principais. A primeira com a duração de cerca de 15 meses, compreende a viagem da Terra à Lua e será utilizada maioritariamente para analisar o desempenho do motor. No entanto, sempre que este esteja desligado os instrumentos científicos poderão ser usados para obter novos dados de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
e galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, entre outros.
 
 A segunda fase, onde se procederá à recolha de dados científicos, terá lugar na órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
lunar com uma duração de seis meses, com uma possível extensão de mais seis meses, caso o combustível o permita e seja assegurada a qualidade dos dados científicos a recolher.

A sessão no Planetário Calouste Gulbenkian incluirá uma apresentação de Miguel Almeida, a trabalhar no Departamento de Investigação e Suporte Cientifico (RSSD) do ESTEC, um dos estabelecimentos da ESA. Miguel Almeida tem sido membro da equipa da missão SMART-1 desde 2000.

PROGRAMA
- 22:30 Abertura do Planetário
- 22:45 “O programa cientifico da ESA” (por Maarten Roos- Serote, OAL)
- 23:00 Apresentação da missão SMART-1 (por Miguel Almeida, ESA)
- 23:25 Perguntas/Respostas
- 23:30 Início da transmissão em directo a partir de Kourou (comentada pelos intervenientes)

O Planetário Calouste Gulbenkian, o NUCLIO e a ESA esperam por si, dia 27 de Setembro às 22h30 para assistir à emocionante transmissão em directo do lançamento da primeira missão europeia à Lua, a SMART-1.