Lançamento da missão SMART-1 transmitido em directo pelo NUCLIO!

2003-09-26

A SMART-1 já no seu adaptador de lançamento. Esta missão da ESA tem como objectivo, não só testar tecnologia de ponta que mais tarde será utilizada em missões de longo alcance, mas também realizar estudos científicos da Lua. Crédito: ESA.
O satélite SMART-1 da ESA
será lançado durante a noite de sábado para domingo por um foguetão Ariane 5 a partir de Kourou na Guiana Francesa. O lançamento está previsto para poucos minutos depois da meia-noite, e a separação do SMART-1 do Ariane 5 deverá ter lugar às 00:44 de domingo (hora de Lisboa).

A missão SMART-1 é a primeira de uma série de “Pequenas Missões para Investigação Avançada em Tecnologia”, concebidas para testar tecnologias chave para futuras naves espaciais. A SMART-1 é também a primeira missão da Europa à Lua
. Entre as novas tecnologias que irão ser testadas, encontra-se o motor de propulsão solar-eléctrica, que irá fornecer a energia necessária para que o satélite atinja o seu objectivo. Esta tecnologia será usada para missões futuras, nomeadamente a BepiColombo (para Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
) e a Solar Orbiter. A bordo também voarão instrumentos inovadores, quer no seu desenho, quer na sua miniaturização. No plano científico, os dados obtidos por estes instrumentos, permitirão uma maior compreensão de questões ainda em aberto acerca da Lua, entre as quais como se formou ou se lá existe água.

Os instrumentos da SMART-1 estão agrupados em duas categorias: os maioritariamente científicos e os maioritariamente tecnológicos. Os instrumentos tecnológicos são EPDP e SPEDE cuja função principal será testar a performance do motor de propulsão eléctrica e os seus efeitos no espaço circundante da nave. Nestes também se inclui o instrumento KATE, uma antena que vai testar novas e mais eficientes técnicas de comunicação com a Terra. Entre os instrumentos científicos, conta-se a câmara de alta resolução, AMIE, o espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
de raios X
, DCIXS, e o espectrómetro de infravermelho
, SIR.

A missão está dividida em duas fases principais. A primeira com a duração de cerca de 15 meses, compreende a viagem da Terra à Lua e será utilizada maioritariamente para analisar o desempenho do motor. No entanto, sempre que este esteja desligado os instrumentos científicos poderão ser usados para obter novos dados de estrelas
e galáxias
, entre outros.

A segunda fase, onde se procederá à recolha de dados científicos, terá lugar na órbita
lunar com uma duração de seis meses, com uma possível extensão de mais seis meses, caso o combustível o permita e seja assegurada a qualidade dos dados científicos a recolher.

A sessão no Planetário Calouste Gulbenkian incluirá uma apresentação de Miguel Almeida, a trabalhar no Departamento de Investigação e Suporte Cientifico (RSSD) do ESTEC, um dos estabelecimentos da ESA. Miguel Almeida tem sido membro da equipa da missão SMART-1 desde 2000.

PROGRAMA
- 22:30 Abertura do Planetário
- 22:45 “O programa cientifico da ESA” (por Maarten Roos- Serote, OAL)
- 23:00 Apresentação da missão SMART-1 (por Miguel Almeida, ESA)
- 23:25 Perguntas/Respostas
- 23:30 Início da transmissão em directo a partir de Kourou (comentada pelos intervenientes)

O Planetário Calouste Gulbenkian, o NUCLIO e a ESA esperam por si, dia 27 de Setembro às 22h30 para assistir à emocionante transmissão em directo do lançamento da primeira missão europeia à Lua, a SMART-1.